Plano de aula: Planejamento para produção de texto

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Lenda indígena

Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero lendas indígenas e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar o vídeo e os slides. Vídeo de Fafá conta (contação de histórias) O tupi que você fala. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=QNzu3aQ3ubw. Acesso em 01 de dezembro de 2018. Textos impressos de Kaká Wera Jecupé: “Anhangá e Juruá” e “Juruá vira peixe” disponíveis nos materiais complementares. Quadro impresso de considerações importantes para se planejar um texto, disponível nos materiais complementares. Tabela impressa de roteiro para produção de um outro desfecho para o texto “Juruá vira peixe”.

Informações sobre o gênero: Lendas indígenas são narrativas de tradição oral que tratam de questões vinculadas à existência e a sentimentos como o medo, a coragem, a dúvida, o amor… tratam de erros, acertos e sobre os enfrentamentos da vida; questões nem sempre fáceis de ser elaboradas. No Brasil, estas lendas inicialmente foram escritas por não indígenas, no intuito de fazer conhecer esta cultura, em um momento histórico em que se buscava construir uma identidade nacional. Entretanto, estes primeiros escritos, de caráter folclórico, muitas vezes trouxeram ideias genéricas sobre os índios. Desde os anos 1990, a literatura indígena escrita pelos próprios índios vem ganhando força, e é por meio dela que buscaremos proporcionar aos alunos o conhecimento da pluralidade cultural do país, além do distanciamento de pré-julgamentos baseados em visões estereotipadas e pejorativas. Portanto, a leitura destes textos deve proporcionar a reflexão sobre como o outro vê e lê o mundo e como conta suas histórias. Nestas obras o texto é interativo e multimodal: as narrativas são permeadas de referências a sons, olfato, tato e sensações que podem ser mais bem descritas por quem de fato viveu ou esteve mais próximo dessas experiências, além de geralmente conter desenhos tradicionais (como os grafismos) e paratextos com informações adicionais relacionadas à cultura, língua e localização da etnia em questão. Estes textos literários provocam o imaginário e a fantasia, a curiosidade, o sentido de descoberta e ao mesmo tempo promovem aprendizagens e questionamentos.

Dificuldades antecipadas: Antes de escrever um texto é muito importante o planejamento. Os alunos podem não estar familiarizados com essa etapa da produção textual, que prevê coleta de informações, levantamento e organização de ideias. Nessa aula, como os alunos vão planejar um desfecho para uma lenda conhecida, devem estar atentos também à coerência que deve haver entre a trama e seu desfecho.

Referências sobre o assunto:

CASSANY, D. Decálogo Didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, Barcelona, n. 4, p.1-3, 2001. Universitat Pompeu Fabra. Disponível em: <https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1>. Acesso em: 6 dez. 2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LEAL, T. F.; LUZ, P. S. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Educação e Pesquisa, [s.l.], v. 27, n. 1, p.27-45, jun. 2001. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022001000100003. Acesso em 08 de dez, de 2018.

NOBREGA, M. J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p.1-13, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art3. Acesso em 08 de dez. de 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Apresente a proposta da aula para os alunos.
  • Caso não esteja seguindo essa sequência de aulas, é importante que os alunos conheçam a história “Juruá e Anhangá” do livro “As fabulosas fábulas de Iauaretê” de Kaká Werá Jecupé. Reserve uma aula anterior a esta e faça a leitura deleite do texto. Mesmo seguindo a sequência, é importante reler o texto para os alunos recordarem a história.

Materiais complementares: Para acessar o texto para impressão “Juruá e Anhangá” clique aqui.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos