Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ariane Paz
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Assembleia
Ano:4º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade:Mensal
Prática de linguagem priorizada:Oralidade/leitura/escuta (compartilhada e autônoma)/escrita (compartilhada e autônoma)/produção de textos
Dinâmica:Nesta dinâmica, serão abordadas etapas que concretizem assembleias na escola com a participação efetiva dos alunos como:
1. Elaboração da pauta
2. Organização da sala
3. Revisão da pauta da semana anterior
4. Leitura, discussão e conclusão/sugestão das diferentes situações da pauta.
5. Votação e registro das conclusões
6. Felicitações
7. Leitura e assinatura da Ata
8. Ritual de passagem
Habilidade(s) da BNCC:EF15LP09; EF12LP10; EF15LP11; EF15LP12; EF15LP13; EF03LP22; EF35LP10; EF35LP18; EF35LP19
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é a oralidade.
Justificativa: Na necessidade de se discutir as relações interpessoais, na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências; fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça e de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo do o 3º ao 5º ano, parte-se das necessidades existentes no cotidiano escolar que circundam tanto o interior quanto o exterior da sala de aula.
Materiais necessários: Cartolina ou papel kraft. Canetas hidrográficas. Folha de sulfite ou folha pautada. Lápis.
Dificuldades antecipadas: Respeitar os turnos de fala. Medo ou vergonha de expor as ideias. Centralizar a discussão em apenas algumas crianças. Cooperar com o grupo de trabalho. Recuperar a ideia sem torná-la repetitiva. Linguagem inadequada promovendo o desrespeito. Ameaças entre os alunos ao expor uma situação de conflito. Desprezar as diferenças. Sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia. Não solicitar esclarecimentos. Desânimo a respeito da função da assembleia. Abandono dos objetivos das reuniões. Intervenção pessoal sem fundamento significativo. Discussões extensas que afastam da finalidade.
Referências sobre o assunto:
Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada aos 1º, 2º e 3º anos no site da revista Escola para compreender a progressão do 1º ao 4º ano.
Assembleias Escolares - MEC TV Escola. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE>
ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015.
JEONG, Choi yun; YEONG, Kim Sun. Fugindo das garras do gato. São Paulo: Callis, 2009.
PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005.