Atividade para impressão - Texto "Dois velhos surdos"
Plano de Aula
Plano de aula: Discurso direto ou indireto?
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Lenda indígena
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero lendas indígenas e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides. Vídeo do autor Roni Waisiry. Culturas indígenas (2016). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rai2SfAAfzY.
Texto impresso: “Dois velhos surdos”. Livro “Contos da floresta” de Yaguarê Yamã (Caso não disponha do livro, utilize o material complementar para impressão aqui
Cola e papel cartão para fazer as cartas do jogo Encontre o par, jogo impresso para fazer as cartas aqui
Atividades impressas para desenvolver em duplas aqui
Informações sobre o gênero: Lendas indígenas são narrativas de tradição oral que falam sobre questões vinculadas à existência e a sentimentos como o medo, a coragem, a dúvida, o amor… falam sobre erros, acertos e sobre os enfrentamentos da vida, questões nem sempre fáceis de serem elaboradas. No Brasil, essas lendas inicialmente foram escritas por não indígenas, no intuito de fazer conhecer essa cultura, em um momento histórico em que se buscava construir uma identidade nacional. Entretanto, esses primeiros escritos, de caráter folclórico, muitas vezes trouxeram ideias genéricas sobre os índios. Desde os anos 90, a literatura indígena, escrita pelos próprios índios, vem ganhando força, e é por meio dela que buscaremos proporcionar aos alunos o conhecimento da pluralidade cultural do país, além do distanciamento de pré-julgamentos baseados em visões estereotipadas e pejorativas. Portanto, a leitura desses textos deve proporcionar a reflexão sobre como o outro vê e lê o mundo e como conta suas histórias. Nessas obras o texto é interativo e multimodal: as narrativas são permeadas de referências a sons, olfato, tato e sensações que podem ser mais bem descritas por quem de fato viveu ou esteve mais próximo dessas experiências...além de geralmente conter desenhos tradicionais (como os grafismos) e paratextos com informações adicionais relacionadas à cultura, língua e localização da etnia em questão. Esses textos literários provocam o imaginário e a fantasia, a curiosidade, sentido de descoberta e ao mesmo tempo promovem aprendizagens e questionamentos.
Dificuldades antecipadas: Muitos alunos escrevem seus textos sem utilizar a pontuação ou mesmo utilizam de maneira inadequada. Em geral, apresentam dificuldades para compreender a função de cada sinal, por isso acabam omitindo-os em suas produções, além de escreverem os diálogos sem a organização prevista para o discurso direto (uso de dois pontos, parágrafo e travessão). Podem não conseguir diferenciar o discurso direto do indireto. Isso pode ocorrer por terem tido pouco contato com textos em diferentes modalidades (discurso direto e indireto) ou por ainda não terem feito a devida análise sobre a organização e pontuação ajustada a cada uma das formas de narrativa. Assim pode haver falta de conhecimento ou incerteza sobre como e quando usar cada um dos discursos.
Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 05 de outubro de 2018.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ed. ática, 2002.
ROCHA, Iúta L. V. Flutuações no modo de pontuar e estilos de pontuação. DELTA, São Paulo, v.14, n.01, p. 1-12, 1998.
LEAL, Telma F.; GUIMARÃES, Gilda L. Por que é tão difícil ensinar a pontuar?
Revista Portuguesa de Educação. Porto, v.15, n.01, p. 129-146, 2002.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.
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