Atividade para impressão - Autoavalização
Plano de Aula
Plano de aula: Expondo oralmente relatos e protocolos científicos
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos
e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade
Materiais necessários: Materiais necessários para o experimento, cópias do experimento, cartolinas, canetinhas e projetor.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em observação, escuta e organização de ideias.
Referências sobre o assunto:
CAVALCANTE, M. C. B.; MELO, C.T.V. Gêneros orais na escola. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (orgs). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte : Autêntica , 2007. pp. 89 - 102. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 min
Orientações:
- Projete ou leia o tema da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em grupos (4 alunos) para o desenvolvimento da exposição oral.
- Organize a ordem das exposições e estabeleça o tempo que cada grupo terá para a exposição.
- Reforce a importância de desenvolverem a exposição oral de forma a contemplar a estrutura: abertura, desenvolvimento do tema (com textos escritos ou imagens para apoio da fala), conclusão e encerramento
- Caso não esteja usando os planos em sequência e tiver dúvidas em como preparar uma boa exposição oral, você poderá recorrer ao plano em que o foco é o planejamento da exposição oral. É a aula 11 desta sequência
- Lembre aos alunos que durante a exposição oral, devemos ficar atentos à postura corporal, ao tom de voz e aos gestos utilizados.
- Enfatize que para se ter êxito na exposição oral é necessário bastante treino e grande parte das informações decoradas, isso passará segurança necessária para dinamizar as apresentações.
- Lembre os alunos para prestarem bastante atenção em todo o relato e principalmente na etapa do desenvolvimento do experimento, neste trecho os alunos precisarão falar e demonstrar o procedimento ao mesmo tempo, causando uma certa dificuldade.
- Peça aos alunos que durante a exposição oral prestem bastante atenção à reação do público, pois ela revelará a qualidade da apresentação.
- Durante a exposição oral, você deve destacar um aluno para realizar a filmagem das apresentações. Você poderá usar o celular ou uma câmera.
- Informe aos alunos que eles serão protagonistas em um momento e em outro espectadores. Oriente a platéia para que façam silêncio durante as exposições e deixem as perguntas para o final de cada exposição. Lembre-os que uma escuta ativa é parte de uma boa exposição oral.
- Filme a exposição oral dos alunos para proceder a análise e correções futuras.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete a filmagem para proceder a análise das exposições realizadas.
- Pause o vídeo a cada exposição. Nesta etapa discuta com os alunos os aspectos paralinguísticos (gestos, expressões corporais, etc) e os aspectos estruturais (abertura, desenvolvimento, conclusão e fechamento).
- Questione:
- Foi uma boa abertura de exposição oral? Por quê? Espera-se que os alunos respondam a pergunta baseado na premissa de que uma boa abertura deve vir acompanhado de uma saudação inicial , apresentação pessoal e a introdução do experimento.
- O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? Espera-se que os alunos respondam que para um bom desenvolvimento, os alunos precisam descrever as intenções da realização do experimento, descrever os materiais utilizados e os procedimentos adotados.
- Foi usado apoio de fala para a exposição (cartazes ou imagens)? Espera-se que os alunos respondam que sim, pois os apoios de fala são importantíssimos para garantir o entendimento do ouvinte.
- Descreveram os materiais usados e os resultados esperados? Espera-se que os alunos digam que sim, pois esses itens fazem parte de um bom desenvolvimento da exposição.
- Como foi a conclusão da exposição oral? Espera-se que os alunos respondam que para uma boa conclusão é necessário que os ouvintes tenham pleno entendimento do que foi exposto e as teorias foram validadas ou não pelo experimento.
- Como foi feito o fechamento? Espera-se que os alunos respondam que para um bom fechamento de exposição é necessário seja acompanhado de um agradecimento.
- Como foi o comportamento paralinguístico dos expositores? Espera-se que os alunos observem se houve pronunciamento de gírias, repetições de palavras ou gestos inadequados para o momento.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Distribua a autoavaliação para os alunos.
- Incentive os alunos a avaliarem seu próprio desempenho.
- Proponha a troca de atividade entre as duplas e oriente os alunos a proporem melhorias para a atividade do colega. Retome as etapas de uma exposição oral fazendo questionamentos: Como podemos determinar o que é uma boa abertura de exposição oral? Para que ela serve? O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? É necessário usar cartazes e materiais visuais em todas as etapas? Projeções? Descrever os materiais de usados e resultados esperados? Como e quando devemos concluir a exposição oral? E o fechamento é necessário? Por que? Como devo fazer? É correto ler durante a exposição oral? Como deve ser o tom de voz, a postura e o linguajar? Como deve ser a postura do ouvinte?
- Esses questionamentos já foram respondidos na etapa anterior, a ideia aqui é apenas fazer uma breve retomada para a realização da atividade, caso queira recorrer as respostas, retome slide anterior.
- Abra uma roda de conversa para compartilhar as propostas de melhoria das exposições.
Materiais complementares: Imprima a atividade de autoavaliação aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Formulários Google (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui).
- Materiais:
Quadro de planejamento, disponível aqui;
Quadro de autoavaliação, disponível aqui.
Introdução
Desafie os alunos a prepararem um exposição oral a partir do texto. Organize a sala em grupos de quatro alunos e peça que eles se organizem pelo WhatsApp, para definir como será realizada a tarefa. Envie o link para o texto e orientações pelo WhatsApp. Crie um formulário com as perguntas para os alunos identificarem como planejar essa atividade. A partir das respostas, selecione e organize perguntas orientadoras para os alunos. Em seguida, compartilhe, em um documento do Google, o quadro proposto para a atividade, e envie áudios com orientações e perguntas para ajudar os alunos a preencherem, definindo o que será necessário para preparar e realizar a exposição oral.
Depois disso, siga as orientações do plano para a exposição. Oriente os grupos a gravarem a exposição pelo celular, seguindo o planejamento elaborado, a e compartilharem com você pelo Drive.
Desenvolvimento
Organize uma videochamada pelo Google Meet, para apresentar os vídeos enviados, e oriente os alunos a observarem as apresentações. Pare em alguns momentos e peça que eles comentem. Utilize as perguntas sugeridas nas orientações do plano para incentivar a reflexão dos alunos.
Fechamento
Compartilhe, em um documento do Google, o quadro de autoavaliação. Oriente os alunos quanto ao preenchimento, avaliando suas apresentações e indicando possíveis melhorias. Acompanhe essa atividade pelos documentos e insira comentários e perguntas para guiar a reflexão dos alunos, seguindo as perguntas propostas nas orientações do plano.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando, com a criança, o experimento proposto, ajudando na produção e assistindo aos vídeos. Isso reforçará as características da exposição oral e a função do gênero. Envie áudios aos responsáveis orientando sobre a importância da participação da família e como essa participação poderá acontecer na atividade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Expondo oralmente relatos e protocolos científicos
Finalidade da aula: Produzir exposição oral com relatos e protocolos científicos em situações públicas.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Relato e protocolos de experimentos científicos
Objeto(s) do conhecimento: Produção de texto oral
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP13 , EF15LP10
Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.