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Plano de aula: Assembleia

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Oralidade.

Justificativa: Na necessidade de se discutir as relações interpessoais, na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo entre o 3º ao 5º anos, parte-se das necessidades existentes no cotidiano escolar que circundam tanto no interior quanto no exterior da sala de aula.

Materiais necessários:

Cartolina ou papel kraft;

Canetas hidrográficas;

Folha de sulfite ou folha pautada;

Lápis.

Dificuldades antecipadas:

Respeitar os turnos de fala;

Medo ou vergonha de expor as ideias;

Centralizar a discussão em apenas algumas crianças;

Cooperar com o grupo de trabalho;

Recuperar a ideia sem torná-la repetitiva;

Linguagem inadequada promovendo o desrespeito;

Ameaças entre os alunos ao exporem uma situação de conflito;

Desprezar as diferenças;

Sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia;

Não solicitar esclarecimentos;

Desânimo a respeito da função da assembleia;

Abandono dos objetivos das reuniões;

Intervenção pessoal sem fundamento significativo;

Discussões extensas que afastam da finalidade;

Desviar dos assuntos;

Propor combinados amplos.

Referências sobre o assunto:

Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada aos 1º, 2º, 3º e 4º anos no site da Revista Escola para compreender a progressão do 1º ano ao 5º ano.

Assembleias Escolares - MEC TV Escola: https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE

ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015

JEONG, Choi yun; YEONG, Kim Sun. Fugindo das garras do gato. São Paulo: Callis, 2009

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Sensibilização:

  • É o momento de esclarecer aos alunos os objetivos e a organização de uma assembleia. Antecede o início das reuniões e acontece apenas uma vez.

Momento inicial:

  • Pergunte aos alunos sobre a rotina deles na escola:

1. Que horas você chega à escola?

2. Você vem sozinho ou acompanhado?

3. O que você faz ao entrar na escola?

4. Quem abre a escola para que você possa entrar?

5. Quais os lugares que você frequenta diariamente ou semanalmente dentro da escola?

6. Quantos professores você tem? Você se comporta da mesma forma com todos?

  • Estimule que os alunos esclareçam a relação deles com o meio escolar em que vivem.

Momento final:

  • Organize os alunos em grupos.
  • Questione-os e solicite que discutam em grupo.
  • Aguarde em torno de 4 minutos.
  • Solicite que compartilhem as ideias com o grupo.

1. Explique uma situação que aconteceu na sala de aula e o incomodou?

2. Relate uma situação que aconteceu no pátio ou no intervalo e o incomodou?

3. Qual o lugar na escola onde mais acontecem brigas ou confusões?

4. Como é resolvida uma situação de briga, de violência ou de xingamento?

5. A opinião do outro é importante? Vocês sentem que são ouvidos por todos?

6. Quando uma pessoa é respeitada?

  • Escute com atenção as colocações de cada grupo.
  • Ressalte a importância do diálogo para resolver os diferentes conflitos do dia a dia.
  • Acrescente informações necessárias sobre a importância de facilitar a convivência pacífica dentro e fora da sala de aula. A assembleia não pode se limitar ao espaço da sala de aula.
  • Explique que a assembleia é um espaço para esclarecer situações, solucionar conflitos e tomar decisões.
  • Estabeleça a periodicidade. Apresente um calendário anual e decida com a turma os dias das reuniões. Essas datas devem ser respeitadas para que esse momento não seja desvalorizado. Caso necessite mudá-la, discuta com a turma e esclareça as razões.
  • Crie regras básicas. Exemplos:
  • Não interromper as falas uns dos outros.
  • Escutar sem julgar.
  • Falar a sua própria opinião. O consenso não pode eliminar a singularidade de cada um.
  • Explique que a assembleia é composta de três importantes momentos:
  • Preparação: antecede a reunião e cada grupo será responsável por uma sessão, entretanto, o sucesso depende da participação de todos.
  • Momento da assembleia - exato momento em que a pauta é discutida.
  • Comprometimento: as responsabilidades e os compromissos assumidos por todos.
  • Divida os alunos em grupo.
  • Ressalte a importância de o grupo não ser construído somente por afinidades.
  • Utilize critérios de agrupamento para que o grupo seja composto por alunos com diferentes habilidades: leitura, escrita, oralidade, de comunicação, de mediação e de organização.
  • Cada grupo será responsável por uma sessão.
  • Confeccione um cartaz com as datas e o grupo responsável por cada reunião
  • Deixe o cartaz visível para toda a turma.
  • Identifique diariamente o grupo responsável pela assembleia com um colete ou um crachá para que todos da turma reconheçam-no.

Elaboração da pauta

  • A pauta é ação coletiva que ocorre durante todo o mês que antecede o dia da assembleia.
  • Os assuntos debatidos estão relacionados ao dia a dia da turma: os alunos indicam os pontos positivos e negativos e fazem sugestões a partir das necessidades existentes no cotidiano escolar que circundam tanto no interior quanto no exterior da sala de aula.
  • Confeccione um cartaz com três partes: Vai bem... Vai mal... e Mudanças....
  • A pauta é registrada neste cartaz.
  • Deixe o cartaz acessível a todos da sala para que eles registrem os aspectos positivos e negativos e acrescentem sugestões no campo MUDANÇAS.
  • O aluno que não dominar a modalidade escrita da língua, deve solicitar ajuda para alguém do grupo. Por isso, a importância de identificá-los.
  • Pontue sempre as colaborações entre os alunos no campo VAI BEM para incentivá-los a colaborar com o restante da turma.
  • Fique atento a pequenos avanços.
  • Estimule os alunos a observar os problemas e as potencialidades da rotina escolar.
  • Questione sempre a importância de discutir grandes e pequenos conflitos para que nenhuma situação seja nomeada como “Normal”. Por exemplo, o estrago de um trabalho exposto.
  • Evite solucionar um problema mecanicamente.
  • Não aceite a resposta “sempre foi assim”.
  • Todas as situações devem ser discutidas até que seja totalmente resolvida ou esclarecida, por isso, o problema poderá compor a pauta inúmeras vezes.
  • Leia a pauta com as crianças durante o mês que antecede a reunião para que elas já reflitam sobre possíveis soluções e não reescrevam situações já mencionadas.
  • No dia que antecede a assembleia, o grupo responsável, com a mediação do professor, agrupa os assuntos de acordo com a complexidade e o tema para que a pauta não se torne exaustiva. Divida os assuntos em:

1. Situações que acontecem dentro da sala de aula: são os assuntos que estão relacionados ao coletivo, por exemplo, brincadeiras excessivas.

1.1. A sala de aula é o espaço em que os alunos permanecem mais tempo, por isso, solicite que reflitam sobre a organização, a luminosidade, a disposição, barulhos e temperatura.

1.2. Pergunte sobre a organização do tempo: Quais os momentos na sala de aula em que há mais conflitos? Os alunos conseguem perceber os motivos que levam a esses problemas de convivência? Os pontos positivos acontecem em momentos específicos durante o dia ou estão presentes em momentos inesperados?

2. Situações que acontecem fora da sala de aula: São assuntos que estão relacionados ao coletivo, mas não ocorrem dentro da sala de aula, por exemplo, crianças que olham por baixo da porta enquanto outras estão utilizando o banheiro.

2.1. Esclareça que a escola é um espaço de convivência, por isso, todos precisam olhar com cuidado cada espaço: sala de aula, secretaria, diretoria, refeitório, jardim, quadra, espaço de leitura, sala de informática, sala de vídeo, pátio, parquinho.

2.2. Peça aos alunos que observem se os espaços que eles frequentam durante o dia estão limpos, são bem ou mal cuidados.

2.3. Questione se há espaços em que se concentram mais discussões, brigas, desrespeito, enquanto há outros onde as pessoas conversam
com mais respeito.

3. Situações que envolvam duas ou três crianças: são conflitos que estão relacionados diretamente às crianças: brigas, insultos, empurrões, autoritarismo.

3.1. Peça para os alunos refletirem: Quem eu respeito? Quem eu não respeito? Quem me respeita? Quem não me respeita? Com quem eu não gosto de conversar, sentar ao lado, fazer trabalho em grupo? Quem eu gosto de estar perto? Por quê? Há diferenças ou comportamento que me incomodam?

4. Temas informativos: São informes que podem resultar em um combinado.

4.1. Organizar uma atividade ou uma festa que necessite de apoio e colaboração de outras pessoas ou outras turmas é um exemplo de um assunto que pode constituir a pauta.

4.2. São registrados no campo MUDANÇAS.

  • Decida com o grupo qual a ordem que os agrupamentos serão expostos na assembleia.
  • Como a pauta será reorganizada por causa do agrupamento, um aluno reescreva os assuntos na ATA cujo modelo está anexado.
  • Observe e pontue com o grupo as sugestões dadas no campo MUDANÇAS, entretanto, só poderão compor a ATA após aprovação na assembleia.
  • As sugestões descritas no campo MUDANÇAS podem ser acrescentadas na pauta.
  • Estabeleça com o grupo as responsabilidades de cada integrante:

1.Leitor - responsável em ler os combinados da última reunião, as felicitações e a pauta.

2.Relator da ATA - responsável em registrar os assuntos e os acordos de maneira neutra, clara e sucinta.

3.Organizador da ordem das falas - responsável em sistematizar as falas dos alunos e coletar as assinaturas.

4. Mediador - com o auxílio do professor, o mediador esclarece as dúvidas da pauta, controla o tempo de fala e evita possíveis desvios do assunto.

  • As mesmas responsabilidades podem ser compartilhadas com mais de um aluno, por exemplo, dois mediadores.

Orientações: Assembleia

Tempo sugerido: 15 minutos

  • Nossa escola, nosso espaço:
  • A pauta será discutida em grupo.
  • Cada grupo apresenta as conclusões sobre a situação discutida e compartilha com o restante da sala.
  • A divisão em pequenos grupos facilita a discussão.
  • É importante que o grupos se diversifiquem durante as sessões. Observe a variação 2.
  • O grupo responsável pela sessão organiza o espaço para que as pessoas se agrupem facilmente.
  • Peça aos alunos que criem um espaço prazeroso.
  • Escolha um lugar visível para expor a ata.
  • Diversifique o espaço: Ultrapasse as paredes da sala de aula e realize as reuniões em diferentes lugares dentro da escola.

2. Aconteceu:

  • Um aluno do grupo responsável relê os combinados discutidos na última sessão.
  • Não aceite as respostas dos alunos como SIM ou NÃO. Desenvolva a capacidade argumentativa por meio de perguntas que as crianças precisam apresentar argumentos e razões que esclareçam o ponto de vista de cada um.
  • A cada combinado questione:
  • Todos os combinados foram cumpridos?
  • Por que conseguimos cumpri-los? O que nos ajudou a cumpri-los?
  • Por que não conseguimos cumpri-los? O que nos impediu de cumpri-los?

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