15 planos de aula para trabalhar mitos no ensino remoto

Os mitos acompanham os povos desde a Antiguidade e são passados de uma geração para outra como forma de explicar o mundo ao nosso redor

POR:
Camila Cecílio
Antes que o homem desenvolvesse a ciência capaz de explicar o mundo, os mitos tinham a função de desvendar o que existe ao nosso redor e pesistem até hoje, seja na escola ou nas mídias   Crédito: Getty Images

Antes mesmo de existir uma ciência que explicasse o mundo, os mitos já existiam e exerciam a função de tentar desvendar o que há ao redor. “A mitologia é uma forma de explicação do mundo que nos rodeia e ela existe desde sempre", explica Giovani Silva, pós-doutor em Antropologia e especialista de História nos planos de aula NOVA ESCOLA. “Mesmo com a ciência e seus avanços, os mitos não vai deixar de existir”. 

Segundo o professor, que hoje leciona na Universidade Federal do Amapá (Unifap), a mitologia está presente nas religiões e, apesar da televisão e da internet, diversas populações, como as indígenas e quilombolas, mantêm suas narrativas míticas vivas. “Cada um de nós tem dentro de si, como diria Carl G. Jung, arquétipos que são os nossos mitos mais primitivos”, diz o especialista. Por isso, para Giovani, trabalhar mitologia com crianças é importante porque mostra a elas que o papel que os mitos sempre exerceram nas sociedades. 

Ao abordar o tema com as turmas do Fundamental 1 e 2, é preciso estar atento para não confundir mitos com lendas, que são fantasiosas. “Quando falamos de mitos, falamos dessas narrativas que são passadas de geração para geração e são usadas para dar uma explicação e tornar o mundo inteligível” reforça. Para ajudar professores a abordar o tema, NOVA ESCOLA selecionou 15 planos de aulas que trabalham o tema com turmas do 2º ao 9º ano e podem ser desenvolvidos à distância. 

“Por muito tempo, os mitos foram desprezados como explicação e, especialmente as mitologias indígenas foram tratadas na escola brasileira como lendas, mentiras ou ‘historinhas’. Nesse sentido, os planos podem ajudar a romper essa visão e fazer com que as crianças percebam que o mundo delas, inclusive as religiões, têm suas próprias mitologias e que são importantes para a formação do nosso pensamento próprio, que não é racional e científico o tempo todo, mas também mitológico”, diz Giovani Silva. 

Confira a seguir uma seleção de 15 planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que trazem adaptações para o ensino remoto:  

Em volta da fogueira
Indicado para: 2º ano, História
Habilidade da BNCC: EF02HI05
O objetivo deste plano é conhecer um pouco mais sobre lendas e contos populares. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas sugeridas na atividade, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. 

Comunidades quilombolas: lenda das Abayomis
Indicado para: 3º ano, Geografia 
Habilidade da BNCC: EF03GE03
O objetivo desta atividade é que os estudantes conheçam costumes e tradições de comunidades quilombolas. As bonecas Abayomis são um símbolo de resistência das mulheres escravas e sua origem está ligada ao transporte de negros africanos. Para as atividades, que incluem a confecção de uma boneca, você pode usar o WhatsApp, Telegram ou e-mail para enviar as orientações. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.  

História oral por meio de mitos indígenas
Indicado para: 5º ano, História
Habilidade da BNCC: EF05HI07
Nesta aula, o intuito é fazer com que os alunos compreendam a importância de se registrar, escrita ou oralmente, os acontecimentos de um povo, para que haja uma memória histórica e, consequentemente, um patrimônio a se preservar. Através de imagens que servirão de ponto de partida, a turma vai conhecer o mito do açaí e o mito da mandioca. Siga as orientações definidas no plano e, se possível, marque uma videoconferência para dar início à proposta. 

Religião mitologia e natureza
Indicado para: 5º ano, História
Habilidade da BNCC: EF05HI03
A ideia aqui é fazer com que os alunos compreendam a relação entre religião e a natureza, que justifica as explicações para os fenômenos naturais. As atividades incluem imagens de templos xintoístas, no Japão, onde até hoje são colocadas oferendas para os espíritos da natureza. Para colocar o plano em prática no ensino remoto, envie para os alunos, antecipadamente, o documento com o mito que será fonte de estudo nesta etapa. Agende uma videoconferência e siga as orientações para desenvolver a atividade proposta.   

A caixa de pandora: a religião e os males do mundo
Indicado para: 5º ano, História
Habilidade da BNCC: EF05HI03
Nesta atividade, a ideia é explorar com os alunos como as religiões explicam os fenômenos do cotidiano da sociedade em que estão inseridas. Pandora aparece em uma das histórias da Mitologia Grega, assim como Zeus e Prometeu. Para problematizar essa questão, envie, antecipadamente, o documento definido sugerido para esse momento ("Os deuses todo poderosos e as pólis"), para que os alunos possam se inteirar sobre o assunto, executar a tarefa proposta e para que haja mais embasamento para a discussão. É interessante que essa aula ocorra de forma assíncrona. 

Mitos e lendas dos povos indígenas americanos 
Indicado para: 6º ano, História
Habilidade da BNCC: EF06HI08
O objetivo desta aula é conhecer a diversidade dos povos indígenas americanos por meio de mitos de criação. As atividades incluem o mito da criação dos povos xavante, guarani e duwamish. Você poderá trabalhar de forma assíncrona, disponibilizando os materiais e orientações por meio do WhatsApp, Telegram ou Messenger. Ou de forma síncrona, apresentando os materiais do plano de aula e orientações enquanto realiza uma videoconferência para levantar algumas questões sobre o assunto. 

As mitologias greco-romanas, africana, indígena e a ideia de mito
Indicado para: 6º ano, História
Habilidade da BNCC: EF06HI09
Neste plano de aula, os alunos vão comparar características das mitologias greco-romana, africana e indígena, e reconhecer aspectos comuns na ideia de mito. Os alunos vão encarar o desafio de debater também o mito na sociedade atual. O plano pode ser colocado em prática tanto de forma síncrona quanto assíncrona. Para começar, disponibilize as três imagens referentes a diferentes culturas (fachada do Partenon, máscara do Reino de Kuba e totem dos povos indígenas norte-americanos). Os alunos devem analisá-las e responder no caderno ou em mídias que já utilizam as perguntas propostas.  

A tradição oral dos mitos
Indicado para: 6º ano, Língua Portuguesa
Habilidade da BNCC: EF69LP5 
Para desenvolver esse plano de aula, envie aos alunos o link do vídeo "Hugh, o índio apache – A história do grande céu" (disponível na atividade), e peça, por áudio ou por mensagem de texto, que se organizem em 4 grupos de 4 alunos (flexível de acordo com o número de alunos de suas turmas). Avise que os alunos devem conseguir se comunicar por WhatsApp ou outro canal, para que possam realizar o trabalho juntos, mesmo que cada um esteja em sua casa. Ainda na primeira etapa da aula, cada grupo analisará o vídeo sob um ponto de vista, e você enviará um roteiro de perguntas que os estudantes vão responder. 

O significado do mito: as condições de produção de um mito indígena
Indicado para: 6º ano, Língua Portuguesa
Habilidade da BNCC: EF69LP44, EF67LP28 
Nesta aula, que tem como tema "Como nasce o mito indígena?", peça aos alunos que assistam ao vídeo indicado no plano. Para direcionar o foco dos alunos, envie também as perguntas que guiarão essa aula, como o papel social do enunciador dentro da comunidade indígena e a que tempo os mitos são remetidos. Oriente os estudantes a responder individualmente essas perguntas. Ao final, a turma terá de produzir uma síntese. Para se aprofundar na questão proposta, siga as demais orientações contidas na adaptação deste plano de aula para o ensino remoto. 

A construção dos personagens na narrativa mitológica
Indicado para: 6º ano, Língua Portuguesa
Habilidade da BNCC: EF69LP54
Para introduzir a proposta desta atividade, grave um áudio ou um vídeo para os alunos contando a narrativa mitológica “A origem da morte” (disponível no plano), recontada por Celso Sisto. Depois da contação, peça aos alunos que escutem mais de uma vez a narrativa e busquem, a cada oitiva, criar imagens mentais cada vez mais ricas dos seres e ambientação da história. Avise que esse exercício de imaginação será utilizado na atividade desta aula. Sugira que desenhem ou anotem essas imagens mentais, listando as características desses seres e desse ambiente da história.  

Planejar a contação de um mito
Indicado para: 6º ano, Língua Portuguesa
Habilidade da BNCC: EF69LP38 
O objetivo desta aula é planejar a contação de um mito indígena. Esse trabalho será realizado em duplas e poderá contar com a ajuda das famílias dos alunos, em casa. Envie um áudio introdutório dizendo que contar não é a mesma coisa que ler, e que a tradição dos mitos é justamente preservar-se através da oralidade, da contação de geração para geração. Ainda na primeira etapa da atividade, diga aos alunos que devem fazer uma pesquisa de mitos indígenas sobre a “Origem das Coisas” (mandioca, rios, lua, rede, montanha, sol etc.) e escolher um texto para planejar a contação.  

Contação de mitos indígenas
Indicado para: 6º ano, Língua Portuguesa
Habilidade da BNCC: EF69LP38 
Para colocar esse plano de aula em prática, os alunos irão ensaiar, filmar e publicar a contação de um mito indígena. Para tanto, o ideal é que já tenham feito pesquisas e planejado a contação em duplas. Este trabalho também poderá contar com a ajuda das famílias dos alunos, em casa. Envie um áudio dizendo que devem ensaiar a contação até se sentirem prontos para gravar o vídeo. Oriente alunos e familiares que este momento é importante e a família deve apoiar os estudantes para que seja bem sucedido.  

Povos indígenas e a origem do homem
Indicado para: 6º ano, História
Habilidade da BNCC: EF06HI03
O objetivo desta aula é entender como alguns povos indígenas compreendem a origem dos seres humanos. Os materiais incluem a origem na visão dos povos Palikur, Wajapi e Wayana. Você poderá trabalhar de forma síncrona ou assíncrona. O ponto de partida é propor aos alunos que realizem a enquete sugerida: "Você conhece alguma explicação sobre a origem do homem, segundo algum povo indígena?"

Narrativas míticas x dados arqueológicos
Indicado para: 6º ano, História
Habilidade da BNCC: EF06HI11
Com o objetivo de comparar o mito de origem romano e os dados arqueológicos pertencentes a sua formação, essa aula abordará três questões que exigirão reflexão dos alunos: Todas as cidades têm uma história? Como essas histórias chegaram até nós? Você conhece a história da sua cidade? Para que os alunos interajam, a atividade com as placas das cidades e as correspondentes histórias de fundação pode ser proposta como um desafio complementar, como um quiz a ser realizado por meio do grupo de WhatsApp. 

Mitos e crenças do céu estrelado
Indicado para: 9º ano, Ciências
Habilidade da BNCC: EF09CI15
Nesta atividade, peça aos estudantes que leiam o texto "Você sabe como os povos antigos observavam o universo?" e proponha que eles anotem o que sabem sobre esse assunto. Peça que eles reflitam sobre a questão disparadora: "Como as mitologias cosmológicas antigas estão presentes no cotidiano?" Depois, divida a turma em 5 grupos, se possível, e peça que criem um roteiro de uma peça que dure no máximo 5 minutos, que nos mostre qual a diferença entre mitologia e ciência. Explique que eles podem se reunir em grupo pelo WhatsApp, Google Meet ou Zoom.

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