Atividade 1 - Figuras do cenário
Plano de Aula
Plano de aula: Criando uma esquete.
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade. Neste módulo, as atividades serão centradas na análise da prática oral presente no texto dramático em pequenas cenas ou esquetes. Nessa aula será apreciado os textos orais do gênero dramático através da análise das condições de produção e suas características temáticas, composicionais e estilísticas.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar o vídeo e os slides , cópias dos desenhos de personagens e cenários, cópias das atividades, folhas de cartolina.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas:
Os alunos ao analisar as cenas podem não identificar todos os elementos do gênero dramático contidos nelas, como por exemplo, perceber que por trás do que está sendo encenado há um roteiro, um diretor, exercícios e ensaios. É possível que os alunos não tenham muita experiência com o gênero, por isso será fundamental a apreciação de cenas de teatro e a mediação do professor para reconstruir as condições de produção, circulação recepção do texto dramático. Os alunos também podem apresentar dificuldades em escrever um roteiro para uma esquete partindo de uma montagem de cenário pela própria dificuldade de produção de escrita.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952. Acesso em 09 de novembro de 2018.
GRANERO, Vic Vieira. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. ESQUETE: CARACTERIZAÇÃO DE UM GÊNERO ORAL E SUA POSSÍVEL CORRELAÇÃO COM OUTROS GÊNEROS, disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/download/40213/21534. Acesso em 09 de novembro de 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
A atividade será introduzida com um vídeo que mostra uma cena rápida de humor para que os alunos retomem o que é uma esquete e os elementos necessários para a produção de uma.
- Organize os alunos em semicírculo.
- Explique devem prestar bastante atenção ao assistir ao vídeo aos elementos escritos no slide. Caso não consiga projetar o slide, escreva esses elementos no quadro.
- Passe o vídeo do minuto 3:18 a 7:22.
- Questione:
- Onde se passa a cena? (No teatro)
- Quem são os atores? (crianças)
- Como é o cenário? (O cenário é simples, só há uma cortina e o palco com fundo preto)
- Como foram elaborados o figurino e a maquiagem? (são simples também, mas como o cenário é todo escuro, o figurino é colorido)
- Qual é o tema da esquete? (São piadinhas que as crianças dizem)
- Qual é o tempo médio das cenas? (a esquete utiliza cenas bem curtas com piadas que mobilizam o riso imediato)
Comentários:
A intenção ao mostrar esse vídeo é retomar os elementos presentes em uma esquete e mostrar que para uma encenação não é necessário um cenário ou figurinos muito elaborados. Um outro aspecto é que as cenas são curtas e são crianças encenando, portanto abre a possibilidade de identificação dos alunos com os atores e com a proposta da atividade. Mostra também que mesmo havendo um roteiro há improvisações, as crianças tem bastante expressões faciais e corporais durante as cenas.
Material complementar:
Criança tem cada uma… Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=pfmVwTfHhrE , acessado em 10 de novembro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Explique para os alunos que o objetivo da aula será elaborar uma esquete para ser encenada. Projete o passo a passo da elaboração da esquete. Imprima as figuras do arquivo para a referência dos alunos. As figuras são somente uma sugestão, você pode colocar outras, pedir que os alunos desenhem, ou ainda distribuir objetos aleatórios para que sirvam de inspiração para os grupos.
- Peça que os alunos se reúnam em grupos de 6 alunos.
- Pregue com fita as figuras no quadro e peça que os grupos se dirijam até lá e escolham as figuras que servirão de referência para as suas esquetes. Como já dissemos, para servir de referência você também pode levar objetos aleatórios e pedir para que os grupos escolham alguns, como por exemplo, colher de pau, boia de natação, óculos... lenços e tecidos também são muito versáteis e podem se transformar em uma infinidade de coisas a depender da imaginação.
- Peça que os grupos façam um esquema de como será a esquete em uma folha de papel A4 ou carta. Podem colar as imagens, fazer desenhos ou escrever algumas palavras. Explique que esse ainda não é o roteiro, é uma espécie de esboço de ideias.
- Os alunos deverão discutir no grupo e improvisar algumas cenas com base nesse esboço. Esse é um momento de experimentação.
- Caminhe pela sala observando e orientando os trabalhos de cada grupo. Se achar que 6 alunos é muito, faça grupos de 4. Lembre os alunos de que a ideia é criar apenas uma cena, mas que ela deve ter começo, meio e fim.
Materiais complementares:
Desenvolvimento
Orientações: Finalmente, peça que cada grupo organize sua encenação de esquete.
- Projete o slide com a proposta, escreva no quadro ou em uma cartolina.
- Peça que o grupo de 6 se divida em três duplas e mostre que cada dupla terá uma tarefa dentro da organização da encenação.
- Estipule o tempo de 10 minutos para que as duplas organizem suas tarefas.
- A dupla responsável pela escrita da esquete deve estar atenta às marcações de cena e de fala, aos diálogos, aos nomes das personagens e ao cenário. Lembre aos alunos que é um texto curto, pois é uma esquete.
- A dupla responsável pelo cenário e figurino, deverá fazer uma lista de material que será necessário (móveis, fundo de cena, objetos…) e definir o figurino a ser usado. Relembre o vídeo da introdução mostrando que não necessita ser nada sofisticado, tanto o cenário como o figurino devem atender à cena.
- A dupla que organizará os ensaios deve definir os atores, planejar quando serão os ensaios e dirigir a cena observando o roteiro da esquete.
4. Se houver tempo, o grupo já pode fazer uma primeira leitura do roteiro e realizar o primeiro ensaio.
5. Informe que cada esquete será apresentada e filmada na aula seguinte.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, organize com a turma um check list de pontos que devem ser considerados para a montagem da esquete.
- Projete o slide com a proposta, escreva no quadro ou em uma cartolina.
- Os grupos devem ler a lista e ter em consideração o que devem preparar para a apresentação das esquetes. Esclareça que esses critérios serão utilizados posteriormente para a avaliação de cada apresentação.
- Informe que as apresentações serão realizadas para a própria turma e se quiserem, depois podem ser apresentadas para outros grupos.
O objetivo com essa atividade é que os grupos se organizem e tenham em consideração o que será avaliado na aula seguinte.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações e atividades, e troca de mensagens com os estudantes.
Vídeo “Criança tem cada uma...” (assistir ao trecho entre 3:18 e 7:22), disponível aqui;
Canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Tabela para avaliação das apresentações, disponível aqui;
- Opcionais: editor de vídeo Movavi (tutorial disponível aqui);
Google Drive (tutorial para subir vídeo e compartilhar link disponível aqui).
Introdução
Esta é uma proposta de adaptação dos planos 11 e 12 desta sequência, e depende da aula anterior para poder ser realizada. Envie aos estudantes uma mensagem relembrando o levantamento feito na aula anterior sobre as etapas que vão anteceder a apresentação das esquetes teatrais: decidir se será feita individualmente ou em duplas; decidir o tema (de preferência com humor); escrever um breve roteiro com começo, meio e fim, além de diálogos e marcas cênicas; ensaiar; escolher figurino e cenário e, por fim, apresentar-se (gravar um vídeo ou se preparar para atuar “ao vivo”, em uma videochamada). Para incentivá-los, envie o link do vídeo “Criança tem cada uma...” (oriente-os a assistir ao trecho entre 3:18 e 7:22) e sugira que planejem algo simples, semelhante ao que viram.
Desenvolvimento
Após ter orientado sobre o planejamento das esquetes, estipule um prazo para o término da atividade e envio do material a você (vídeos gravados ou roteiros que serão encenados em uma videochamada). Disponibilize-se para ajudá-los em todas as etapas do planejamento: você pode contribuir com ideias de temas, analisar a primeira versão do roteiro antes que iniciem os ensaios; fazer sugestões de movimentação corporal e gestual, figurinos, cenário etc.
Para a edição dos vídeos, você pode sugerir que os estudantes busquem no computador ou no celular algum aplicativo já instalado e de fácil manuseio. Uma opção é usar o Movavi (tutorial disponível aqui). Para subir os vídeos, sugira o Google Drive, gerando um link para compartilhar com o grupo.
Quando os vídeos gravados estiverem prontos, ajude os que tiverem dificuldade para compartilhar, de modo que todos possam apreciar as esquetes dos colegas. Combine uma data para a videochamada, para apresentação dos que preferiram atuar “ao vivo” e fechamento da atividade.
Fechamento
Combine uma vídeochamada para realização das últimas apresentações. Posteriormente, sugira que os estudantes compartilhem como foi a experiência de criar uma esquete, ensaiar e se apresentar.
Envie a tabela de autoavaliação e avaliação de outras apresentações, e oriente o preenchimento. Estipule um prazo para o envio das respostas a você e organize uma devolutiva para todos. Grave a videochamada e envie àqueles que não puderam participar.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a apoiar as crianças na organização, nos ensaios e, se for o caso, na gravação da esquete. Depois, podem apreciar juntos os vídeos da turma, valorizando o percurso e as criações das crianças.