Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Aprendizagem | Planos de aula


Por:

Como planejar um telejornal?

Conheça a proposta da professora Mariana Nery, uma das autoras dos Planos de Aula NOVA ESCOLA

Agora que você já refletiu sobre a oralidade na escola, é hora de conhecer o plano de aula criado por Mariana Nery, do Rio de Janeiro. Mariana é integrante do Time de Autores de NOVA ESCOLA, que desenvolveu cerca de 1,5 mil planos de aula só de Língua Portuguesa, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ensino Fundamental. Todos eles estão disponíveis gratuitamente em nosso site. Aqui, publicamos a segunda desta sequência didática de três aulas. Depois de analisarem, por meio de textos jornalísticos, as relações entre fala e escrita, chega o momento de os alunos planejarem o seu próprio jornal falado, inspirado nos noticiários da televisão. Um ponto importante que você notará é que o plano foi criado para turmas do 2º ano, e não para o 4º ano, como era o caso da turma de Mariana. Para adequá-lo, a professora fez algumas pequenas adaptações: cobrou mais formalidade na linguagem e na gestualidade e, em vez de sugerir as notícias, aproveitou a maior autonomia dos mais velhos para permitir que cada grupo pesquisasse e escolhesse os assuntos que queria noticiar. A vantagem dos Planos de Aula NOVA ESCOLA é justamente esta: eles não são um roteiro pronto, mas uma proposta adaptável para que você, professor, também seja autor das suas aulas.

PLANEJANDO UM JORNAL FALADO
Esta é a segunda de uma sequência de três aulas do módulo de Oralidade, dos Planos de Aula NOVA ESCOLA

INTRODUÇÃO E ORIENTAÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos

1) Apresente a proposta da aula para os alunos e faça um levantamento sobre os conhecimentos prévios da turma acerca dos jornais falados.
2) Organize os alunos em círculo e proponha que eles assistam a um vídeo do Jornal Joca, um jornal falado para o público infantil, com linguagem menos formal, mas com o formato de um telejornal. O vídeo está disponível em

bit.ly/j-joca
3) Questione os alunos sobre o conteúdo e a forma do noticiário. O objetivo é refletir sobre as características e entender as informações. Formule com eles uma definição para telejornal.
4) Divida a turma em quatro grupos de 6 a 8 estudantes para que a proposta do desenvolvimento da aula seja apresentada.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
Tempo sugerido: 30 minutos

1) Convide os alunos a produzirem um jornal falado que será apresentado na próxima aula. Esse jornal terá roteiro, organização e produção realizados pelos próprios alunos com supervisão e mediação do professor.
2) Antes de iniciar a produção, converse sobre como a turma pode fazer essa tarefa, o que será anunciado, quem fará a apresentação etc. A ideia é que deem exemplos de como montar o jornal e reflitam.
3) Proponha que em primeiro lugar os grupos escolham uma notícia que será apresentada posteriormente. Coloque à disposição da turma algumas notícias escritas para que escolham uma para apresentar.
4) Cada grupo deverá definir qual a manchete, e quais informações da notícia não podem ficar de fora. Auxilie as crianças a escolherem os âncoras e se a apresentação precisará contar com imagens de apoio.
5) Oriente que eles leiam a notícia escolhida para familiarizar-se com o tema. A leitura deve ser compartilhada, pois é importante que todos do grupo participem da organização do jornal falado.

FECHAMENTO
Tempo sugerido: 30 minutos
1) Resgate, coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula de forma a consolidar o planejamento do jornal falado.
2) Os grupos devem preencher uma ficha com o roteiro do telejornal (baixe em bit.ly/ficha-roteiro), que terá o objetivo de avaliar as escolhas e a organização. Esse passo ajuda a saber o que pode melhorar.
3) Esteja atento às produções dos grupos. Neste momento, suas intervenções são essenciais para a qualidade da produção dos alunos. Nesta faixa etária é imprescindível que você os acompanhe para a construção das ações futuras.

Confira o plano de aula completo: Oralidade em foco: Planejando um jornal falado (Clique aqui para fazer download)

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Finalidade de aula: Planejar coletivamente um jornal falado, escolhendo o assunto e estruturando as informações.
Objeto do conhecimento: Produção do texto oral
Prática de linguagem: Leitura/escuta
Habilidades da BNCC: EF02LP19