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Plano de aula: Produção de texto: uma nova continuação para uma lenda conhecida

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Lenda indígena

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero lendas indígenas e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar o vídeo e os slides. Texto impresso de Kaká Wera Jecupé: “Juruá vira peixe” e atividade de produção textual disponíveis nos materiais complementares. Papel sulfite.

Informações sobre o gênero: Lendas indígenas são narrativas de tradição oral que tratam de questões vinculadas à existência e a sentimentos como o medo, a coragem, a dúvida, o amor… tratam de erros, acertos e sobre os enfrentamentos da vida; questões nem sempre fáceis de ser elaboradas. No Brasil, estas lendas inicialmente foram escritas por não indígenas, no intuito de fazer conhecer esta cultura, em um momento histórico em que se buscava construir uma identidade nacional. Entretanto, estes primeiros escritos, de caráter folclórico, muitas vezes trouxeram ideias genéricas sobre os índios. Desde os anos 1990, a literatura indígena escrita pelos próprios índios vem ganhando força, e é por meio dela que buscaremos proporcionar aos alunos o conhecimento da pluralidade cultural do país, além do distanciamento de pré-julgamentos baseados em visões estereotipadas e pejorativas. Portanto, a leitura destes textos deve proporcionar a reflexão sobre como o outro vê e lê o mundo e como conta suas histórias. Nestas obras o texto é interativo e multimodal: as narrativas são permeadas de referências a sons, olfato, tato e sensações que podem ser mais bem descritas por quem de fato viveu ou esteve mais próximo dessas experiências, além de geralmente conter desenhos tradicionais (como os grafismos) e paratextos com informações adicionais relacionadas à cultura, língua e localização da etnia em questão. Estes textos literários provocam o imaginário e a fantasia, a curiosidade, o sentido de descoberta e ao mesmo tempo promovem aprendizagens e questionamentos.

Dificuldades antecipadas: Para produzir uma narrativa é esperado que os alunos sintam dificuldades para organizar as ideias com coesão e coerência entre o conflito gerador e o desfecho da história. A maioria dos alunos apresentam uma escrita com muita repetição de palavras, sem utilizar pronomes para substituições lexicais, além de não organizarem devidamente as falas de personagens e narrador, e usar os sinais de pontuação adequadamente. Isso acontece devido à falta de indicadores importantes para a produção escrita, incerteza de quando utilizá-los e importância que dão a eles.

Referências sobre o assunto:

CASSANY, D. Decálogo Didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, Barcelona, n. 4, p.1-3, 2001. Universitat Pompeu Fabra. Disponível em: <https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1>. Acesso em: 6 dez. 2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LEAL, T. F.; LUZ, P. S. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Educação e Pesquisa, [s.l.], v. 27, n. 1, p.27-45, jun. 2001. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022001000100003. Acesso em 08 de dez, de 2018.

NOBREGA, M. J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p.1-13, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art3. Acesso em 08 de dez. de 2018.

Tema da aula
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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

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