Plano de Aula

Plano de aula: Revisão de texto e Fanpage da turma

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Lenda indígena

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero lendas indígenas e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).

Materiais necessários: Textos digitados e impressos produzidos pelos alunos na aula anterior desta sequência. Texto e roteiro impressos para revisão e correção textual, disponível nos materiais complementares.

Informações sobre o gênero: Lendas indígenas são narrativas de tradição oral que tratam de questões vinculadas à existência e a sentimentos como o medo, a coragem, a dúvida, o amor… tratam de erros, acertos e sobre os enfrentamentos da vida, questões nem sempre fáceis de ser elaboradas. No Brasil, estas lendas inicialmente foram escritas por não indígenas, no intuito de fazer conhecer esta cultura, em um momento histórico em que se buscava construir uma identidade nacional. Entretanto, estes primeiros escritos, de caráter folclórico, muitas vezes trouxeram ideias genéricas sobre os índios. Desde os anos 1990, a literatura indígena escrita pelos próprios índios vem ganhando força, e é por meio dela que buscaremos proporcionar aos alunos o conhecimento da pluralidade cultural do país, além do distanciamento de pré-julgamentos baseados em visões estereotipadas e pejorativas. Portanto, a leitura destes textos deve proporcionar a reflexão sobre como o outro vê e lê o mundo e como conta suas histórias. Nestas obras o texto é interativo e multimodal: as narrativas são permeadas de referências a sons, olfato, tato e sensações que podem ser mais bem descritas por quem de fato viveu ou esteve mais próximo dessas experiências, além de geralmente conter desenhos tradicionais (como os grafismos) e paratextos com informações adicionais relacionadas a cultura, língua e localização da etnia em questão. Estes textos literários provocam o imaginário e a fantasia, a curiosidade, o sentido de descoberta e ao mesmo tempo promovem aprendizagens e questionamentos.

Dificuldades antecipadas: Ao revisar e corrigir uma produção textual é possível que os alunos sintam dificuldades em reler e observar o seu próprio texto para aprimorá-lo, mediante à presença de vários aspectos a serem considerados. Isso pode acontecer devido à falta de foco e ou pouco entendimento dos indicadores que foram desenvolvidos no estudo do gênero em questão.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

NOBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p.1-13, 2011. http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art3 . Acesso em 08 de dez, de 2018.

LEAL, T. F. BRANDÃO, A. C. P. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LEAL, Telma Ferraz; LUZ, Patrícia Santos da. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Educação e Pesquisa, [s.l.], v. 27, n. 1, p.27-45, jun. 2001. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022001000100003. Acesso em 08 de dez, de 2018.

CASSANY, Daniel. Decálogo Didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, Barcelona, n. 4, p.1-3, 2001. Universitat Pompeu Fabra. Disponível em: <https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1> . Acesso em: 6 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos.
  • Os textos que serão revisados e corrigidos durante esta aula foram produzidos na aula anterior desta sequência, portanto, para realizá-la é necessário que tenha desenvolvido as atividades da aula de produção textual LPO4_02SQA14.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos