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Plano de aula: Assembleia

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia . O campo de atuação priorizado nessa atividade é Oralidade.

Materiais necessários:

Cartolina ou papel kraft;

Canetas hidrográficas;

Justificativa: Na necessidade de se discutir as relações interpessoais, na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. Nos 1º

e 2º anos do ensino fundamental, a pauta temática é construída a partir das necessidades específicas da sala de aula.

Dificuldades antecipadas:

Referir-se a pessoas e não aos temas ou conflitos,

Apresentar dificuldades de respeitar a fala do colega sem interrompê-la,

Repetir ideias já mencionadas;

Falta de concentração nos assuntos discutidos;

Relatar fatos que não estão relacionados à pauta;

Medo ou vergonha de expor as ideias;

Centralizar a discussão em apenas algumas crianças;

Cooperar com o grupo de trabalho.

Referências sobre o assunto:

Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada ao 1º ano no site da Revista Escola para compreender a progressão entre o 1º e 2º anos.

Assembleias Escolares - MEC TV Escola: https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE

ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015

JEONG, Choi yun; YEONG, Kim Sun. Fugindo das garras do gato. São Paulo: Callis, 2009

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar:proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Preparação: ·

Sensibilização sobre a definição de uma assembleia: Antecede o início das assembleias e acontece apenas uma vez. Pergunte aos alunos:

  • O que é uma assembleia?
  • O que os alunos fazem em uma assembleia?
  • O que o professor faz em uma assembleia?
  • Onde as assembleias acontecem?
  • Quem já participou de uma assembleia?

A partir das respostas dos alunos:

  • acrescente informações necessárias sobre a importância de uma assembleia para valorizar a resolução de problemas do cotidiano da sala de aula;
  • ressalte a importância de buscar uma convivência pacífica dentro e fora da escola. Por ser um espaço de discussões que envolve emoções, sentimentos, ideologias, culturas, é necessário escutar e respeitar as diferentes vozes que ali estão;
  • mostre exemplos, estabeleça a periodicidade e construa as regras básicas. Na assembleia, por exemplo, as sessões acontecem regularmente em datas programadas que devem ser respeitadas para que esse momento não seja desvalorizado.

Elaboração da pauta – Acontece durante as semanas que antecedem o dia da Assembleia e é de extrema importância para o sucesso desse momento. Os assuntos debatidos estão relacionados ao dia a dia da turma: os alunos, com ou sem mediação do professor, indicam os pontos positivos e negativos e fazem sugestões com ênfase, neste ciclo, para as necessidades específicas da sala de aula.

  • Confeccione um cartaz com três partes: Parabéns, Não foi legal e Palpites.
  • Coloque uma ilustração para diferenciar cada momento. Peça sugestões aos alunos.
  • A pauta é registrada neste cartaz.
  • Deixe o cartaz acessível a todos da sala para que eles registrem os aspectos positivos e negativos e acrescentem ideias no campo Palpites. Como muitos alunos ainda não dominam a modalidade escrita da língua, o professor ou um colega torna-se escriba e registra as ideias no cartaz. Pontue sempre essas colaborações entre os alunos no campo “Parabéns” para incentivá-los a colaborar com o restante da turma.
  • Tanto os conflitos quanto os pontos positivos são construídos no dia a dia a partir das diferentes situações apresentadas pelos alunos.
  • Pergunte a eles, ao mediar uma situação de conflito, se pode incluí-la na pauta. Incentive as crianças a registrarem o desacordo, entretanto, respeite caso eles optarem em não expor o problema. Gradativamente, as crianças desenvolvem autonomia e refletem sobre os assuntos que permeiam uma assembleia.
  • Devido à importância de se incluir na discussão temas originários de qualquer interação entre os alunos em diversos ambientes da escola, questione-os, ao final do período de aula, se houve alguma situação que necessite ser acrescentada na pauta. Não esqueça de elogiar todas as ações que tornem as relações interpessoais mais prazerosas.
  • No dia que antecede a Assembleia, o professor junto com um grupo de três ou quatro crianças agrupam os assuntos de acordo com a complexidade e o tema para que a pauta não se torne exaustiva. Utilize diferentes cores para que os alunos consigam visualizar a hierarquia decidida pelo grupo, por exemplo:

Verde: Situações pouco graves.

Amarelo: Situações razoáveis.

Vermelho: Situações que necessitam de muita atenção.

  • Essa classificação de cores foi utilizada como título do plano de aula. Caso os alunos optem por outras cores, é necessário que o título da aula seja modificado.
  • A cada sessão, um novo grupo é responsável por essa organização.

Orientações: Assembleia

Tempo sugerido: 10 minutos

1.Puxem as cadeiras, é a hora da Assembleia!: Por ser uma discussão em que todos devem ser ouvidos, qualquer obstáculo que prejudique a interlocução dos alunos precisa ser eliminado, por isso, o círculo ou semicírculo, como acontece nas rodas de conversa, torna-se primordial nas Assembleias. Reserve um espaço para que o grupo responsável pela organização da Assembleia permaneça junto.

2. De quem é a vez?: A professora apresenta o grupo responsável pela Assembleia.

3. Voltando aos combinados.: Relembre as regras básicas que foram construídas com o grupo na sensibilização.

2. 4. Vocês se lembram do nosso último encontro?: Peça a um aluno que leia os combinados da última sessão.

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