
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nesta atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo investigativo, não o tema em si
Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é, ainda, uma realidade distante dos ambientes escolares. Pensar a oralidade é tarefa necessária, pois aproxima as aulas das práticas sociais vigentes. Sob esta perspectiva, espera-se promover ações que se voltem para a busca da autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, comunicação e participação coletiva, primando do campo de estudo e pesquisa. Acresce-se que, apesar de o foco estar sobre o gênero oral, para expor com propriedade a respeito de um tema, é necessário ler para informar-se sobre o assunto e escrever para apoiar a fala. Espera-se, neste ciclo, o uso de esquematizações, dentre as quais se incluem: fichamento, listas de itens, enumerações, tópicos originários de relatórios de observação e pesquisa, considerando, ainda, a diagramação específica de cada um.
Materiais necessários: Cartolina, pincéis, giz de cera, folhas de papel e uma caixa encapada que pode ter um simulado de uma chave para ser o baú. Veja dicas de como construir um baú em https://www.youtube.com/watch?v=ne30hfpqbLA.
Dificuldades antecipadas: Neste ano de escolarização ainda tem muita ênfase sobre a construção da base alfabética, no trato das questões fonéticas: dígrafos, encontros consonantais, emprego de letras com sons parecidos, separação de sílabas. O universo dos gêneros, por sua vez, permite a inserção do aluno nas práticas de linguagem. Assim, faz-se necessário um trabalho mais sistemático com os gêneros textuais com o objetivo de proporcionar uma vivência mais proveitosa aos alunos. Outro aspecto que pode ser um dificultador nesta faixa etária é a exposição oral, o falar diante de uma plateia, pois há, ainda, pouco amadurecimento para lidar com os aspectos paralinguísticos.
Referências sobre o assunto:
MARTINS NETO, Irando Alves. A importância do ensino de gêneros orais na formação do aluno como sujeito ativo na sociedade. In: Ave Palavra. Edição Especial do Ensino de Língua Portuguesa. Agosto, 2012. Disponível em <http://www2.unemat.br/avepalavra/EDICOES/Esp0812/artigos/irando.pdf>. Acesso em Jul. 2018.
GOMES-SANTOS, S. A exposição oral nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012. (Trabalhando com... na escola).
VIEIRA, Ana Regina Ferraz. Seminário escolar. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por
Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 275 – 290. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>. Acesso em Jul 2018.
ZANI, Juliana Bacan & BUENO, Luzia. Os gêneros orais no programa ler e escrever do Estado de São Paulo. Revista Intercâmbio, v. XXVI: 114-128, 2012. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/viewFile/15179/11321> . Acesso em Jul. 2018.
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Preparação: Considerando como objeto da aula o minisseminário, validando a construção do conhecimento, é preciso prepará-lo.
b. Pesquisa:
OBS: A pesquisa é um tempo preparatório, proposto em algum período antes do dia do seminário propriamente dito. Este tempo pode variar de dias, de acordo com a maturidade da turma e a complexidade do(s) tema(s) proposto(s). O tempo de 10 minutos contados acima é para a introdução, no dia do seminário.
Orientações:
Preparação:
c. O recurso visual para apoio no momento da apresentação oral:
Introdução: Para introduzir o assunto, convide os alunos a produzir material para ser guardado no baú das curiosidades.
Entregue, a cada aluno voluntário pela pesquisa, uma folha de papel e deixe que escrevam sobre o tema, enumerando pontos importantes. Acompanhe este momento, orientando, ajudando, dando sugestões. Converse com os alunos acerca de gêneros textuais como verbetes de dicionários (significado do tema, podendo ilustrar), imagens ou ilustrações sobre o tema, com explicações do que aparece nas imagens, tabelas, gráficos e acompanhe a produção, dando o suporte necessário para a execução da atividade.
Obs: O uso do baú tem como objetivo instigar os alunos a pesquisar os temas em questão. E como o baú sugestiona guardar preciosidades, objetos de valor pessoal (ou é o objeto de desejo nas histórias infantis em que se usa o mapa para chegar ao tesouro, muitas vezes guardado em um baú), a ideia é associar a pesquisa e o material produzido por eles como algo precioso.
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Desenvolvimento: Para a apresentação:
Orientações:
Desenvolvimento:
2. Oriente quanto ao uso do material produzido neste momento de exposição, ajudando-as a se apropriar desse recurso para suporte e fundamentação da fala.
Tempo sugerido: 10 minutos (este tempo deve considerar toda a avaliação).
Orientações:
Fechamento:
Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
6. Guardem as descobertas pesquisadas no baú das investigações.
Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
5. Estabeleça com os alunos a construção de um palavras-chave ou uma frase (com uma imagem desenhada por eles) colocando uma conclusão acerca do que aprenderam sobre a curiosidade estudada. Então, hora de alimentar o baú das investigações.
Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
OBS: Pode selecionar algumas crianças para apresentar.
Voltar a ressaltar a importância de se comunicar com clareza e, de outro lado, ouvir o colega.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui)
Google Apresentações (tutorial disponível aqui);
Google Sites (tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).
Dinâmica da atividade
Baú das Curiosidades - Mapa de Pesquisa. Convide os alunos para participarem da criação de um Baú das Curiosidades, que poderá ser uma pasta compartilhada no Google Drive, ou uma página no Google Sites. Envie as orientações por áudio, pelo WhatsApp, ou grave pelo Loom. Você poderá criar uma apresentação no Google com as explicações e modelos de pesquisa, e gravar sua tela, tendo os slides como apoio, além das orientações em áudio. Para iniciar, prepare um formulário com as perguntas propostas nos slides do plano, que servirão de guia para as primeiras pesquisas. Peça que desenvolvam a pesquisa em um documento do Google compartilhado, para que você possa acompanhar e direcionar o processo seguindo as orientações do plano.
Baú das Curiosidades - Tesouro Revelado. Desafie os alunos a compartilharem o que descobriram. Mande um novo vídeo, utilizando o Loom, com as orientações sugeridas no slide, da mesma forma que na aula anterior: com slides e áudios apoiando as orientações para a apresentação oral. Compartilhe também um formulário com as perguntas sugeridas no slide, que deverão ser respondidas como preparação para a apresentação. Oriente os alunos a gravarem a apresentação pelo celular e salvarem na pasta do Drive para que todos tenham acesso, ou, se preferir, insira você mesmo na página do Google Sites.
Baú das Curiosidades - Um Baú de Avaliação. Convide os alunos a assistirem a todos os vídeos. Compartilhe um formulário com as perguntas para avaliação ou crie um mural no Padlet. Ele poderá ser uma opção para o site, pois é possível inserir no mural os vídeos com as apresentações, e todos os alunos poderão dar opiniões no próprio mural. Você também pode inserir post-its com as orientações sugeridas no plano.
Variação 1
Dê a sua opinião. Siga as orientações do plano e marque um encontro remoto pelo Google Meet ou pelo Zoom. Antes, envie as orientações sobre a pesquisa e ofereça alguns temas da atualidade aos alunos. Peça que selecionem apenas um para iniciarem a pesquisa (em jornais, revistas e sites), para servir de base para a discussão no encontro. No início da videochamada, compartilhe as orientações sugeridas no plano. Uma adaptação para as plaquinhas de “sim” e “não” é utilizar o chat. Depois de estabelecer com eles os combinados para a discussão, registre-os em um slide do Google Apresentações, que poderá ser compartilhado, depois de pronto, pela tela de apresentação. Ao final do debate, registre as conclusões sobre o tema em outro slide para ser compartilhado com o grupo.
Variação 2
Entrevistando. Compartilhe as orientações sugeridas no plano pela WhatsApp. Forme grupos entre os alunos e oriente-os a criar grupos no WhatsApp para desenvolver a atividade. Crie formulários para acompanhar o andamento da entrevista, seguindo os itens sugeridos nas orientações do plano. A entrevista deverá ser feita com algum familiar ou realizada através de uma chamada no WhatsApp, no Google Meet ou no Zoom. Peça que os alunos elaborem a conclusão para ser arquivada na pasta compartilhada do Drive (no site ou no mural).
Variação 3
Conceituando. Envie áudios pelo WhatsApp com a proposta da atividade e as orientações. Convide os alunos a identificarem um tema de interesse deles para realizarem uma pesquisa. Eles poderão enviar sugestões pelo WhatsApp ou pelo formulário. Siga as orientações do plano e insira as perguntas do roteiro no formulário.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem das atividades assistindo aos vídeos com a criança ou ajudando na produção dos mesmos. Oriente os familiares por áudio, pelo WhatsApp, a conversarem sobre os temas abordados nas atividades, fazendo perguntas e ajudando a criança a argumentar e a aprender a ouvir.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Pena
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula:Minisseminários
Ano:3º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade:Mensal
Prática de linguagem priorizada:Oralidade
Dinâmica:Com vistas a prática de gêneros orais, os alunos vão organizar uma apresentação, resultado de uma investigação sobre o tema escolhido. Todo o processo deve ser reflexivo, a fim de privilegiar o aprendizado. As descobertas guardadas no “baú das investigações¨ que sempre será alimentado com as pesquisas.
Habilidade da BNCC:EF35LP17; EF35LP18; EF35LP19; EF35LP20; EF15LP08; EF15LP09; EF35LP17; EF15LP13; EF35LP18; EF15LP16; EF35LP19; EF03LP26
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nesta atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo investigativo, não o tema em si
Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é, ainda, uma realidade distante dos ambientes escolares. Pensar a oralidade é tarefa necessária, pois aproxima as aulas das práticas sociais vigentes. Sob esta perspectiva, espera-se promover ações que se voltem para a busca da autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, comunicação e participação coletiva, primando do campo de estudo e pesquisa. Acresce-se que, apesar de o foco estar sobre o gênero oral, para expor com propriedade a respeito de um tema, é necessário ler para informar-se sobre o assunto e escrever para apoiar a fala. Espera-se, neste ciclo, o uso de esquematizações, dentre as quais se incluem: fichamento, listas de itens, enumerações, tópicos originários de relatórios de observação e pesquisa, considerando, ainda, a diagramação específica de cada um.
Materiais necessários: Cartolina, pincéis, giz de cera, folhas de papel e uma caixa encapada que pode ter um simulado de uma chave para ser o baú. Veja dicas de como construir um baú em https://www.youtube.com/watch?v=ne30hfpqbLA.
Dificuldades antecipadas: Neste ano de escolarização ainda tem muita ênfase sobre a construção da base alfabética, no trato das questões fonéticas: dígrafos, encontros consonantais, emprego de letras com sons parecidos, separação de sílabas. O universo dos gêneros, por sua vez, permite a inserção do aluno nas práticas de linguagem. Assim, faz-se necessário um trabalho mais sistemático com os gêneros textuais com o objetivo de proporcionar uma vivência mais proveitosa aos alunos. Outro aspecto que pode ser um dificultador nesta faixa etária é a exposição oral, o falar diante de uma plateia, pois há, ainda, pouco amadurecimento para lidar com os aspectos paralinguísticos.
Referências sobre o assunto:
MARTINS NETO, Irando Alves. A importância do ensino de gêneros orais na formação do aluno como sujeito ativo na sociedade. In: Ave Palavra. Edição Especial do Ensino de Língua Portuguesa. Agosto, 2012. Disponível em <http://www2.unemat.br/avepalavra/EDICOES/Esp0812/artigos/irando.pdf>. Acesso em Jul. 2018.
GOMES-SANTOS, S. A exposição oral nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012. (Trabalhando com... na escola).
VIEIRA, Ana Regina Ferraz. Seminário escolar. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por
Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 275 – 290. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>. Acesso em Jul 2018.
ZANI, Juliana Bacan & BUENO, Luzia. Os gêneros orais no programa ler e escrever do Estado de São Paulo. Revista Intercâmbio, v. XXVI: 114-128, 2012. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/viewFile/15179/11321> . Acesso em Jul. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: