Plano de Aula

Plano de aula: Minisseminários

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nesta atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo investigativo, não o tema em si

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é, ainda, uma realidade distante dos ambientes escolares. Pensar a oralidade é tarefa necessária, pois aproxima as aulas das práticas sociais vigentes. Sob esta perspectiva, espera-se promover ações que se voltem para a busca da autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, comunicação e participação coletiva, primando do campo de estudo e pesquisa. Acresce-se que, apesar de o foco estar sobre o gênero oral, para expor com propriedade a respeito de um tema, é necessário ler para informar-se sobre o assunto e escrever para apoiar a fala. Espera-se, neste ciclo, o uso de esquematizações, dentre as quais se incluem: fichamento, listas de itens, enumerações, tópicos originários de relatórios de observação e pesquisa, considerando, ainda, a diagramação específica de cada um.

Materiais necessários: Cartolina, pincéis, giz de cera, folhas de papel e uma caixa encapada que pode ter um simulado de uma chave para ser o baú. Veja dicas de como construir um baú em https://www.youtube.com/watch?v=ne30hfpqbLA.

Dificuldades antecipadas: Neste ano de escolarização ainda tem muita ênfase sobre a construção da base alfabética, no trato das questões fonéticas: dígrafos, encontros consonantais, emprego de letras com sons parecidos, separação de sílabas. O universo dos gêneros, por sua vez, permite a inserção do aluno nas práticas de linguagem. Assim, faz-se necessário um trabalho mais sistemático com os gêneros textuais com o objetivo de proporcionar uma vivência mais proveitosa aos alunos. Outro aspecto que pode ser um dificultador nesta faixa etária é a exposição oral, o falar diante de uma plateia, pois há, ainda, pouco amadurecimento para lidar com os aspectos paralinguísticos.

Referências sobre o assunto:

MARTINS NETO, Irando Alves. A importância do ensino de gêneros orais na formação do aluno como sujeito ativo na sociedade. In: Ave Palavra. Edição Especial do Ensino de Língua Portuguesa. Agosto, 2012. Disponível em <http://www2.unemat.br/avepalavra/EDICOES/Esp0812/artigos/irando.pdf>. Acesso em Jul. 2018.

GOMES-SANTOS, S. A exposição oral nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012. (Trabalhando com... na escola).

VIEIRA, Ana Regina Ferraz. Seminário escolar. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por
Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 275 – 290. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>. Acesso em Jul 2018.

ZANI, Juliana Bacan & BUENO, Luzia. Os gêneros orais no programa ler e escrever do Estado de São Paulo. Revista Intercâmbio, v. XXVI: 114-128, 2012. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/viewFile/15179/11321> . Acesso em Jul. 2018.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Preparação: Considerando como objeto da aula o minisseminário, validando a construção do conhecimento, é preciso prepará-lo.

  • As atividades ligadas à oralidade demandam preparo. Requerem, antes de tudo, pesquisa e planejamento prévio. É necessário alinhar
    informação, tempo de apresentação, recurso visual. Pela faixa etária, o acompanhamento se faz imprescindível.

b. Pesquisa:

OBS: A pesquisa é um tempo preparatório, proposto em algum período antes do dia do seminário propriamente dito. Este tempo pode variar de dias, de acordo com a maturidade da turma e a complexidade do(s) tema(s) proposto(s). O tempo de 10 minutos contados acima é para a introdução, no dia do seminário.

  • Para a escolha do(s) tema(s) pode e deve haver interdisciplinaridade com os demais componentes curriculares.
  • Peça às crianças que pesquisem sobre o tema escolhido. Oriente-as quanto aos materiais de consulta e deixe sempre em sala livros, revistas e conteúdo digital que permitam ampliar a pesquisa. Auxilie-os na leitura, esclarecendo eventuais dúvidas acerca do vocabulário ou ajudando a localizar informações.
  • Oriente as crianças na seleção de textos interessantes sobre o tema escolhido. E, depois, auxilie-as na elaboração de uma síntese das informações, orientando-se pelas questões apresentadas no slide. Auxilie os alunos solicitando que façam anotações e possam revisar brevemente as informações.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA