Plano de aula: Minisseminários

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nesta atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo investigativo, não o tema em si

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é, ainda, uma realidade distante dos ambientes escolares. Pensar a oralidade é tarefa necessária, pois aproxima as aulas das práticas sociais vigentes. Sob esta perspectiva, espera-se promover ações que se voltem para a busca da autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, comunicação e participação coletiva, primando do campo de estudo e pesquisa. Acresce-se que, apesar de o foco estar sobre o gênero oral, para expor com propriedade a respeito de um tema, é necessário ler para informar-se sobre o assunto e escrever para apoiar a fala. Espera-se, neste ciclo, o uso de esquematizações, dentre as quais se incluem: fichamento, listas de itens, enumerações, tópicos originários de relatórios de observação e pesquisa, considerando, ainda, a diagramação específica de cada um.

Materiais necessários: Cartolina, pincéis, giz de cera, folhas de papel e uma caixa encapada que pode ter um simulado de uma chave para ser o baú. Veja dicas de como construir um baú em https://www.youtube.com/watch?v=ne30hfpqbLA.

Dificuldades antecipadas: Neste ano de escolarização ainda tem muita ênfase sobre a construção da base alfabética, no trato das questões fonéticas: dígrafos, encontros consonantais, emprego de letras com sons parecidos, separação de sílabas. O universo dos gêneros, por sua vez, permite a inserção do aluno nas práticas de linguagem. Assim, faz-se necessário um trabalho mais sistemático com os gêneros textuais com o objetivo de proporcionar uma vivência mais proveitosa aos alunos. Outro aspecto que pode ser um dificultador nesta faixa etária é a exposição oral, o falar diante de uma plateia, pois há, ainda, pouco amadurecimento para lidar com os aspectos paralinguísticos.

Referências sobre o assunto:

MARTINS NETO, Irando Alves. A importância do ensino de gêneros orais na formação do aluno como sujeito ativo na sociedade. In: Ave Palavra. Edição Especial do Ensino de Língua Portuguesa. Agosto, 2012. Disponível em <http://www2.unemat.br/avepalavra/EDICOES/Esp0812/artigos/irando.pdf>. Acesso em Jul. 2018.

GOMES-SANTOS, S. A exposição oral nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012. (Trabalhando com... na escola).

VIEIRA, Ana Regina Ferraz. Seminário escolar. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por
Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 275 – 290. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>. Acesso em Jul 2018.

ZANI, Juliana Bacan & BUENO, Luzia. Os gêneros orais no programa ler e escrever do Estado de São Paulo. Revista Intercâmbio, v. XXVI: 114-128, 2012. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/viewFile/15179/11321> . Acesso em Jul. 2018.

Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Preparação: Considerando como objeto da aula o minisseminário, validando a construção do conhecimento, é preciso prepará-lo.

• As atividades ligadas à oralidade demandam preparo. Requerem, antes de tudo, pesquisa e planejamento prévio. É necessário alinhar
    informação, tempo de apresentação, recurso visual. Pela faixa etária, o acompanhamento se faz imprescindível.

b. Pesquisa:

OBS: A pesquisa é um tempo preparatório, proposto em algum período antes do dia do seminário propriamente dito. Este tempo pode variar de dias, de acordo com a maturidade da turma e a complexidade do(s) tema(s) proposto(s). O tempo de 10 minutos contados acima é para a introdução, no dia do seminário.

• Para a escolha do(s) tema(s) pode e deve haver interdisciplinaridade com os demais componentes curriculares.
  • Peça às crianças que pesquisem sobre o tema escolhido. Oriente-as quanto aos materiais de consulta e deixe sempre em sala livros, revistas e conteúdo digital que permitam ampliar a pesquisa. Auxilie-os na leitura, esclarecendo eventuais dúvidas acerca do vocabulário ou ajudando a localizar informações.
  • Oriente as crianças na seleção de textos interessantes sobre o tema escolhido. E, depois, auxilie-as na elaboração de uma síntese das informações, orientando-se pelas questões apresentadas no slide. Auxilie os alunos solicitando que façam anotações e possam revisar brevemente as informações.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA