Plano de Aula

Plano de aula: Planejar uma entrevista a ser apresentada oralmente

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computador com mídia, lápis, borracha, caderno, quadro com giz (ou caneta) ou folha grande de papel para registro no painel.

Informações sobre o gênero: Cada vez mais valorizada no mundo atual, a expressão oral tem sido também considerada um critério de seleção na escolha de profissionais das mais variadas áreas de atuação. No entanto, sabemos que a desenvoltura na expressão oral espontânea não garante, necessariamente, o desenvolvimento de habilidades que favoreçam a atuação dos alunos em situações que contemplem as diversas práticas sociais e culturais de uso da fala. Desse modo, cabe à escola oferecer-lhes vivências que os ajudem a conhecer e se apropriar de gêneros orais que possuem estrutura, regras e procedimentos próprios, como por exemplo, a entrevista.

Como sabemos, uma entrevista consiste em uma série de perguntas dirigidas a uma pessoa ou a um grupo. Quem faz as perguntas é chamado de entrevistador e quem responde é o entrevistado. Porém, diferentemente das conversas informais, que ocorrem sem maiores preocupações com o uso das palavras, uma entrevista exige preparação, tanto em relação ao conhecimento prévio sobre o assunto ou pessoa a ser a ser entrevistada, quanto ao fazer a escolha das palavras, de forma que as perguntas estejam de acordo com o objetivo pretendido, sejam coerentes e façam sentido. Mesmo quando apresentada oralmente, a entrevista tem sempre como apoio um texto escrito (um roteiro de perguntas e anotações durante as respostas do entrevistado).

Apenas para complementar, uma questão ainda a ser ressaltada diz respeito à publicação de uma entrevista: a divulgação das declarações do entrevistado precisam ser autorizadas por ele, logo, é importante orientar os alunos em relação à responsabilidade do entrevistador quanto aos direitos do entrevistado na divulgação do conteúdo de uma entrevista.

Dificuldades antecipadas: As crianças que apresentam timidez em situações de exposição oral ou dificuldade de expressão podem, eventualmente, necessitar de apoio nas aulas propostas neste módulo, que aborda a oralidade. Algumas estratégias podem ser eficientes no planejamento das aulas, como por exemplo:

  • Pensar equipes de trabalho que contem com uma boa interação entre os alunos e onde as crianças que apresentam dificuldades possam ser acolhidas.
  • Estimular a participação oral dessas crianças e ajudá-las a elaborar suas ideias.
  • Valorizar as habilidades individuais na construção do trabalho coletivo, fortalecendo a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

Fonte: Fala e escrita, Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionísio, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf Acesso em 4 de novembro de 2018.

Fonte: Entrevistar para conhecer melhor, Rosangela Veliago, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/6019/entrevistar-para-conhecer-melhor. Acesso em 6 de novembro de 2018.

Fonte: Comunicação oral: gênero entrevista, Claudio Bazzoni, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IopYU9RQID4. Acesso em 4 de novembro de 2018.

Fonte: Produção de textos orais, Cecília M.A. Goulart, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/producao-de-textos-orais. Acesso em 4 de novembro de 2018.

Fonte: Interação verbal, Luiz Carlos Travaglia, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/interacao-verbal. Acesso em 4 de novembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com os alunos o título da aula.
  • Peça que expliquem o tema da aula, pergunte o que eles entendem por “fazer um planejamento de uma entrevista” e esclareça dúvidas.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos