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Plano de aula - Descobrir as rimas em cantigas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Descobrir as rimas em cantigas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Nadia Camargo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário/todo os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Letra de cantiga em um cartaz, quadro, giz, aparelho de som (opcional).

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ter uma letra simples de memorizar, apresentam rimas, repetições e trocadilhos, fazendo destas uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Identificar sonoramente as rimas. Identificar a forma gráfica das palavras que rimam. Considerar que qualquer palavra pode rimar com qualquer palavra. Considerar como rima o inícia das palavras e não só o final.

Referências sobre o assunto:

FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 pp. 11-26, Jul-Dez 2017.

LEAL, T.F.; MELO, K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental. (org) BARBOSA, M.L.F.F.; SOUZA, I.P. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LOPES, Flávia. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200015>.

https://www.infoescola.com/literatura/versos-rimas-e-estrofes/

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Apresente o slide ou escreva no quadro o tema da aula: “Encontrando rimas”.

Diga que vocês irão ouvir uma canção e procurar nela palavras que rimam.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Inicialmente, pergunte se alguém sabe explicar o que é rima. Permita que falem.
  • Sistematize a fala das crianças dizendo que as rimas de palavras apresentam sonoridade semelhante ou igual e que na atividade proposta serão analisados os sons finais.
  • Pergunte se algum aluno consegue dar um exemplo de duas palavras que rimam. Caso ninguém consiga, sugira uma palavra, por exemplo QUEIJO, e peça para que pensem em alguma palavra que rime com ela. Lembre-os de que o som da palavra deve ser o mesmo. Registre no quadro as duas palavras, por exemplo QUEIJO e BEIJO e chame a atenção para a grafia final das duas palavras. Pergunte: O que podemos perceber em relação às letras utilizadas para escrever essas duas palavras? A ideia é que as crianças percebam que, apesar de se tratar de palavras diferentes, as letras finais são idênticas e que esta é uma das características de palavras que rimam. Faça a leitura das duas palavras mostrando com o dedo as partes das palavras que estão sendo lidas. Tenha o cuidado de escrever uma palavra embaixo da outra, a fim de facilitar a comparação entre elas.
  • Faça outros exemplos de palavras que rimam, como: JANELA/PANELA; FILHO/MILHO; TAPETE/RABANETE; CADEIRA/MADEIRA. Siga os mesmos procedimentos acima descritos. O objetivo é levar as crianças a compreender o que são palavras que rimam para que possam realizar a atividade que será proposta (encontrar rimas em uma canção).

Materiais complementares:

Sobre o que são rimas, acesse os links:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-rima.htm

https://www.infoescola.com/literatura/versos-rimas-e-estrofes/

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Apresente a música com a qual irão trabalhar “Capelinha de melão”, que poderá ser projetada no slide, escrita no quadro ou colocada em um cartaz.
  • Pergunte se alguém conhece a música e sabe cantá-la. Cantem coletivamente a música algumas vezes para que todos se familiarizem com ela. Se for possível, você poderá tocá-la utilizando aparelho de som. A música encontra-se no link: https://www.youtube.com/watch?time_continue=33&v=LiFzA-gpO9U.
  • Após ouvir e cantar a música algumas vezes, pergunte: É possível identificarmos algumas palavras nessa canção que apresentam rimas? Deixe as crianças se expressarem. Espera-se que percebam as rimas entre as palavras terminadas em ÃO: MELÃO / JOÃO / SÃO / MANJERICÃO / NÃO. Caso os alunos não percebam as rimas, escolha uma das palavras e diga: Será que tem alguma outra palavra na canção que rima com ‘JOÃO’? Faça perguntas que levem as crianças a refletirem e descobrirem as outras palavras que rimam com João. Conforme forem falando as palavras, destaque-as no cartaz ou slide, circulando ou pintando-as.
  • A fim de explorar mais as rimas pergunte: Que outras palavras que conhecemos, rimam com as palavras que circulamos na música. Permita que as crianças falem as palavras. Valide as respostas das crianças. Caso digam uma palavra que não termina em ÃO, e portanto, não rima com as demais, chame a atenção e explique porque aquela palavra não serve.

Materiais complementares: A letra da música pode ser encontrada no link: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Para concluir a aula, proponha a produção de uma lista com algumas palavras que você escolheu retiradas da música “Capelinha de melão”. Palavras sugeridas: CAPELINHA; MELÃO; CRAVO; ROSA; DORMINDO.
  • Para isso divida os alunos em duplas produtivas (ou seja, que tenham hipóteses diferentes porém próximas sobre a escrita), a fim de que possam interagir e cooperar na produção escrita.
  • A produção da lista poderá ser feita utilizando papel e lápis ou alfabeto móvel de acordo com a hipótese das duplas. A quantidade de palavras da lista também poderá variar de acordo com as duplas. Duplas em hipóteses mais avançadas poderão produzir um número maior de palavras, enquanto que outras duplas poderão produzir uma ou duas palavras apenas.
  • Circule pela sala observando as duplas e fazendo intervenções que levem os alunos a refletir e avançar em suas hipóteses. Chame a atenção, principalmente, para o final das palavras, já que possuem o mesmo som, todas devem ter as mesmas letras finais, conforme conversado no início da aula.
  • Socialize parte das rimas produzidas, solicitando a cada dupla que escolha uma rima para ler em voz alta.
  • Cole as produções dos alunos em um cartaz com o título “PALAVRAS QUE RIMAM” e deixe exposto na sala como fonte de consulta.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário/todo os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Letra de cantiga em um cartaz, quadro, giz, aparelho de som (opcional).

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ter uma letra simples de memorizar, apresentam rimas, repetições e trocadilhos, fazendo destas uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Identificar sonoramente as rimas. Identificar a forma gráfica das palavras que rimam. Considerar que qualquer palavra pode rimar com qualquer palavra. Considerar como rima o inícia das palavras e não só o final.

Referências sobre o assunto:

FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 pp. 11-26, Jul-Dez 2017.

LEAL, T.F.; MELO, K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental. (org) BARBOSA, M.L.F.F.; SOUZA, I.P. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LOPES, Flávia. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200015>.

https://www.infoescola.com/literatura/versos-rimas-e-estrofes/

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Apresente o slide ou escreva no quadro o tema da aula: “Encontrando rimas”.

Diga que vocês irão ouvir uma canção e procurar nela palavras que rimam.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Inicialmente, pergunte se alguém sabe explicar o que é rima. Permita que falem.
  • Sistematize a fala das crianças dizendo que as rimas de palavras apresentam sonoridade semelhante ou igual e que na atividade proposta serão analisados os sons finais.
  • Pergunte se algum aluno consegue dar um exemplo de duas palavras que rimam. Caso ninguém consiga, sugira uma palavra, por exemplo QUEIJO, e peça para que pensem em alguma palavra que rime com ela. Lembre-os de que o som da palavra deve ser o mesmo. Registre no quadro as duas palavras, por exemplo QUEIJO e BEIJO e chame a atenção para a grafia final das duas palavras. Pergunte: O que podemos perceber em relação às letras utilizadas para escrever essas duas palavras? A ideia é que as crianças percebam que, apesar de se tratar de palavras diferentes, as letras finais são idênticas e que esta é uma das características de palavras que rimam. Faça a leitura das duas palavras mostrando com o dedo as partes das palavras que estão sendo lidas. Tenha o cuidado de escrever uma palavra embaixo da outra, a fim de facilitar a comparação entre elas.
  • Faça outros exemplos de palavras que rimam, como: JANELA/PANELA; FILHO/MILHO; TAPETE/RABANETE; CADEIRA/MADEIRA. Siga os mesmos procedimentos acima descritos. O objetivo é levar as crianças a compreender o que são palavras que rimam para que possam realizar a atividade que será proposta (encontrar rimas em uma canção).

Materiais complementares:

Sobre o que são rimas, acesse os links:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-rima.htm

https://www.infoescola.com/literatura/versos-rimas-e-estrofes/

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Apresente a música com a qual irão trabalhar “Capelinha de melão”, que poderá ser projetada no slide, escrita no quadro ou colocada em um cartaz.
  • Pergunte se alguém conhece a música e sabe cantá-la. Cantem coletivamente a música algumas vezes para que todos se familiarizem com ela. Se for possível, você poderá tocá-la utilizando aparelho de som. A música encontra-se no link: https://www.youtube.com/watch?time_continue=33&v=LiFzA-gpO9U.
  • Após ouvir e cantar a música algumas vezes, pergunte: É possível identificarmos algumas palavras nessa canção que apresentam rimas? Deixe as crianças se expressarem. Espera-se que percebam as rimas entre as palavras terminadas em ÃO: MELÃO / JOÃO / SÃO / MANJERICÃO / NÃO. Caso os alunos não percebam as rimas, escolha uma das palavras e diga: Será que tem alguma outra palavra na canção que rima com ‘JOÃO’? Faça perguntas que levem as crianças a refletirem e descobrirem as outras palavras que rimam com João. Conforme forem falando as palavras, destaque-as no cartaz ou slide, circulando ou pintando-as.
  • A fim de explorar mais as rimas pergunte: Que outras palavras que conhecemos, rimam com as palavras que circulamos na música. Permita que as crianças falem as palavras. Valide as respostas das crianças. Caso digam uma palavra que não termina em ÃO, e portanto, não rima com as demais, chame a atenção e explique porque aquela palavra não serve.

Materiais complementares: A letra da música pode ser encontrada no link: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/.

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Para concluir a aula, proponha a produção de uma lista com algumas palavras que você escolheu retiradas da música “Capelinha de melão”. Palavras sugeridas: CAPELINHA; MELÃO; CRAVO; ROSA; DORMINDO.
  • Para isso divida os alunos em duplas produtivas (ou seja, que tenham hipóteses diferentes porém próximas sobre a escrita), a fim de que possam interagir e cooperar na produção escrita.
  • A produção da lista poderá ser feita utilizando papel e lápis ou alfabeto móvel de acordo com a hipótese das duplas. A quantidade de palavras da lista também poderá variar de acordo com as duplas. Duplas em hipóteses mais avançadas poderão produzir um número maior de palavras, enquanto que outras duplas poderão produzir uma ou duas palavras apenas.
  • Circule pela sala observando as duplas e fazendo intervenções que levem os alunos a refletir e avançar em suas hipóteses. Chame a atenção, principalmente, para o final das palavras, já que possuem o mesmo som, todas devem ter as mesmas letras finais, conforme conversado no início da aula.
  • Socialize parte das rimas produzidas, solicitando a cada dupla que escolha uma rima para ler em voz alta.
  • Cole as produções dos alunos em um cartaz com o título “PALAVRAS QUE RIMAM” e deixe exposto na sala como fonte de consulta.


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