Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário/todo os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).
Materiais necessários: Letra de cantiga em um cartaz, quadro, giz, aparelho de som (opcional).
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ter uma letra simples de memorizar, apresentam rimas, repetições e trocadilhos, fazendo destas uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Identificar sonoramente as rimas. Identificar a forma gráfica das palavras que rimam. Considerar que qualquer palavra pode rimar com qualquer palavra. Considerar como rima o inícia das palavras e não só o final.
Referências sobre o assunto:
FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 pp. 11-26, Jul-Dez 2017.
LEAL, T.F.; MELO, K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental. (org) BARBOSA, M.L.F.F.; SOUZA, I.P. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LOPES, Flávia. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200015>.
https://www.infoescola.com/literatura/versos-rimas-e-estrofes/
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Apresente o slide ou escreva no quadro o tema da aula: “Encontrando rimas”.
Diga que vocês irão ouvir uma canção e procurar nela palavras que rimam.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Inicialmente, pergunte se alguém sabe explicar o que é rima. Permita que falem.
- Sistematize a fala das crianças dizendo que as rimas de palavras apresentam sonoridade semelhante ou igual e que na atividade proposta serão analisados os sons finais.
- Pergunte se algum aluno consegue dar um exemplo de duas palavras que rimam. Caso ninguém consiga, sugira uma palavra, por exemplo QUEIJO, e peça para que pensem em alguma palavra que rime com ela. Lembre-os de que o som da palavra deve ser o mesmo. Registre no quadro as duas palavras, por exemplo QUEIJO e BEIJO e chame a atenção para a grafia final das duas palavras. Pergunte: O que podemos perceber em relação às letras utilizadas para escrever essas duas palavras? A ideia é que as crianças percebam que, apesar de se tratar de palavras diferentes, as letras finais são idênticas e que esta é uma das características de palavras que rimam. Faça a leitura das duas palavras mostrando com o dedo as partes das palavras que estão sendo lidas. Tenha o cuidado de escrever uma palavra embaixo da outra, a fim de facilitar a comparação entre elas.
- Faça outros exemplos de palavras que rimam, como: JANELA/PANELA; FILHO/MILHO; TAPETE/RABANETE; CADEIRA/MADEIRA. Siga os mesmos procedimentos acima descritos. O objetivo é levar as crianças a compreender o que são palavras que rimam para que possam realizar a atividade que será proposta (encontrar rimas em uma canção).
Materiais complementares:
Sobre o que são rimas, acesse os links:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-rima.htm
https://www.infoescola.com/literatura/versos-rimas-e-estrofes/