Como usar os planos de aula de Matemática para se preparar para o Saeb

Nova funcionalidade de planos de aula NOVA ESCOLA relaciona habilidades da BNCC com os descritores do Saeb

POR:
Laís Semis
Crédito: Getty Images

Você é professor de Matemática e tem turmas que farão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)? NOVA ESCOLA tem uma boa notícia para você: agora os nossos planos de aula alinhados aos descritores da avaliação possuem um selo com o indicativo de “conteúdo para o Saeb”. A funcionalidade foi implementada para dar suporte aos educadores que buscam materiais para auxiliar no trabalho com os descritores. “Percebemos que os professores tinham uma preocupação muito grande com os conteúdos do Saeb e nem todos entendiam como os descritores da prova se relacionavam com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, diz Rodrigo Blanco, formador de professores e analista pedagógico da NOVA ESCOLA. 

LEIA MAIS   #Alguém me explica: como será o Saeb 2019?

“Fizemos uma análise comparativa entre os dois documentos e, com isso, a gente conseguiu saber qual habilidade da BNCC correspondia ao descritor”, explica Camila Camilo, coordenadora de planos de aula da NOVA ESCOLA. Para Camila, a funcionalidade pode ajudar os educadores que visam melhorar seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é composto pela nota do Saeb e os dados de fluxo da escola.  “Sabemos que muitos professores, escolas e redes têm a missão de melhorar o Ideb. Mas, às vezes, o professor não sabe como ele vai dar uma aula para chegar lá, qual é o passo a passo, o que ele tem que fazer. Os planos podem dar esse direcionamento”, diz.

Como encontrar um plano para a sua próxima aula
Ao todo, a área possui 6 mil planos alinhados à Base Nacional Comum Curricular. Entre eles, estão disponíveis os de Matemática para o Saeb. Todos os planos de aula são gratuitos e podem ser encontrados pela barra de pesquisas em www.novaescola.org.br/plano-de-aula. Ao buscar pelo conteúdo desejado, os planos correspondentes que se encaixam nos descritores aparecem com um selo no canto superior dos resultados da pesquisa, como na imagem abaixo:


Marcos Zilli, gerente de produto de NOVA ESCOLA, explica que também é possível encontrar os planos para o Saeb pesquisando pelos filtros da busca de planos de aula (clique aqui para acessá-la). “Ao lado esquerdo, os educadores poderão encontrar os filtros de disciplina, ano e do Saeb. Por ele, é possível escolher planos dentro das áreas-tema da avaliação” (imagem 1). Todos os planos com o selo “conteúdo para o Saeb” atendem a um dos seguintes descritores: espaço e forma; grandezas e medidas; números e operações/álgebra e funções; e tratamento de informações. Além disso, a mesma pesquisa pode ser feita dentro da subhome de planos de aula (imagem 2).

Imagem 1

Imagem 2

Rodrigo sugere usar os planos considerando a progressão das habilidades para determinado descritor. Para isso, a recomendação é identificar os planos do respectivo ano que os alunos cursam e também da série anterior. “Assim, o professor pode aplicar atividades para ver se seus alunos estão preparados para atingir as questões relacionadas ao descritor e quais são os conteúdos que necessitam retomada”, explica o analista pedagógico. Além do uso para o Saeb, ele indica que os planos para todos os componentes curriculares podem servir de inspiração para aquelas aulas que o professor ainda não conseguiu planejar ou para um conteúdo que deseja ensinar com uma proposta diferente.

Como os coordenadores pedagógicos podem usar os planos
A coordenadora de planos de aula da NOVA ESCOLA acompanhou a implementação dos planos em redes públicas de ensino e conta que muitos coordenadores e escolas usam os planos para fazer formação de professores. “Se está previsto no horário de trabalho pedagógico coletivo discutir o Saeb, o coordenador pode escolher um plano, discutir as etapas, o papel do professor e do aluno, a metodologia utilizada e como isso está relacionado aos descritores”, sugere Camila.

Rodrigo também indica que os coordenadores podem auxiliar os professores a entender as progressões dos saberes ano a ano, bem como na análise das habilidades da BNCC. Assim como acontece com a Base, os descritores do Saeb não falam de conteúdo, mas de processos cognitivos. “Se o coordenador estiver apropriado dessa relação, ele consegue planejar formações melhores para auxiliar os professores a pensarem cada vez mais em habilidades e cada vez menos em só ensinar o conteúdo”, diz. Essa é um caminho também para que os gestores auxiliem na implementação da BNCC.

Por ora, a funcionalidade ainda está em teste e disponível apenas para Matemática. “Mas dependendo da procura dos usuários pela funcionalidade nas próximas semanas, vamos implementar o selo também nos planos de Língua Portuguesa”, diz o gerente de produto Marcos Zilli. Para acessar a área de planos de aula, clique aqui.

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias