Plano de Aula

Plano de aula: Editar, revisar e formatar uma reportagem

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, roteiro de produção da reportagem produzido na aula 13, quadro das pontuações mais usadas em textos jornalísticos, caderno, lápis, borracha, quadro, giz (ou caneta) ou folha grande de papel para registro no painel.

Informações sobre o gênero: A Reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas: Deve ser necessário oferecer apoio individual para as crianças que não tenham compreendido os elementos composicionais do gênero Reportagem ou, ainda, que mostrem dificuldade de leitura e escrita ou pouca autonomia em situações que envolvem a edição e revisão textual. Conforme já comentado nos demais planos deste módulo, é importante que possam ser reunidos, em uma mesma equipe de produção, alunos que consigam realizar as atividades de modo colaborativo, de maneira que o resultado do trabalho possa gerar crescimento do ponto de vista pedagógico, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a autoestima e união das crianças. “O desafio consiste, então, em criar condições didáticas que contribuam efetivamente para transformar a diversidade em uma vantagem pedagógica — como tantas vezes reclamou Ferreiro (1994 e 1999 por exemplo) —, que permitam articular a aprendizagem cooperativa e o trabalho pessoal de cada aluno, que tornem possível coordenar a construção social do conhecimento e a responsabilidade individual” ( LERNER, 2002: 131).

O trabalho proposto neste módulo reúne os aspectos já abordados nos planos anteriores relativos à estrutura do gênero “Reportagem”, mais especificamente nos planos de Análise Linguística e Semiótica, e se desenvolve a partir deles. Caso considere relevante, reveja-os como forma de recordar as atividades desenvolvidas e conteúdos abordados até o momento. Professor, considerando os aspectos acima relacionados, procure pensar as duplas de trabalho tendo em vista as necessidades e características da sua turma.

Referências sobre o assunto:

BAZZONI, Cláudio. Têxtil, texto. In: SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: Unidade IV – Você sabia? – Livro do professor, 2011. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p., disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 8 de dezembro de 2018.

CASSANY, Daniel. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición.

disponível em: https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1. Acesso em 2 de dezembro de 2018.

CARDOSO, Cancionila J. e VAL, Maria da Graça Costa. Produção de textos escritos, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/producao-de-textos-escritos. Acesso em 8 de dezembro de 2018.

CAVALCANTI, Mariane Carvalho B. Situação comunicativa,

disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/situacao-comunicativa. Acesso em 28 de novembro de 2018.

DOLZ, J., GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, Telma Ferraz e BRANDÃO, Ana Carolina P. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.

LERNER, Délia. A autonomia do leitor, disponível em:

http://www.escoladavila.com.br/html/outros/2010/30_anos/pdf_30/30_textos/13_D%E9lia_lerner.pdf. Acesso em 13 de dezembro de 2018.

NOVA ESCOLA e BERNARDO, Nairim. Como ensinar os alunos a escrever de verdade, disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/7726/como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 2 de dezembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Solicite às crianças que façam uma leitura silenciosa do título da aula. Ler silenciosamente é uma estratégia que favorece a reflexão e ajuda a criar um ambiente de calma e atenção, necessário para manter o foco do trabalho intenso que será desenvolvido nesta aula (edição, revisão e formatação do texto).
  • Peça a um dos alunos que leia o tema da aula e pergunte à turma o que entenderam a respeito. Esclareça dúvidas, se necessário.

Observe que, de acordo com a BNCC, o trabalho de revisão do texto envolve também a sua edição (diagramação e formatação). Assim, nesta aula, os alunos deverão ser capazes de:

  • Editar o texto produzido na aula anterior de maneira a ajustá-lo ao público-alvo, aprimorando a sua estrutura composicional (criando novos títulos, subtítulos, parágrafos etc.) e a elaboração das frases através do uso de operações de edição (eliminação, acréscimo, substituição, inversão).
  • Fazer uma revisão do texto editado para garantir que o mesmo esteja adequado à norma culta da língua portuguesa (verificando a ortografia, acentuação, o emprego de maiúsculas e minúsculas, a concordância verbal e nominal, …).
  • Diagramar a produção textual, adaptando-a à programação visual característica de textos jornalísticos impressos (tipo, tamanho e cor das letras; alinhamento do texto e organização dos tópicos; inserção de imagens estáticas - fotos e ilustrações).

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos