Atividade para impressão - Roteiro para produção textual - Reportagem
Roteiro para produção textual - Reportagem
Plano de Aula
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet, roteiro de produção da reportagem produzido na aula 13, quadro das pontuações mais usadas em textos jornalísticos, caderno, lápis, borracha, quadro, giz (ou caneta) ou folha grande de papel para registro no painel.
Informações sobre o gênero: A Reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.
Dificuldades antecipadas: Deve ser necessário oferecer apoio individual para as crianças que não tenham compreendido os elementos composicionais do gênero Reportagem ou, ainda, que mostrem dificuldade de leitura e escrita ou pouca autonomia em situações que envolvem a edição e revisão textual. Conforme já comentado nos demais planos deste módulo, é importante que possam ser reunidos, em uma mesma equipe de produção, alunos que consigam realizar as atividades de modo colaborativo, de maneira que o resultado do trabalho possa gerar crescimento do ponto de vista pedagógico, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a autoestima e união das crianças. “O desafio consiste, então, em criar condições didáticas que contribuam efetivamente para transformar a diversidade em uma vantagem pedagógica — como tantas vezes reclamou Ferreiro (1994 e 1999 por exemplo) —, que permitam articular a aprendizagem cooperativa e o trabalho pessoal de cada aluno, que tornem possível coordenar a construção social do conhecimento e a responsabilidade individual” ( LERNER, 2002: 131).
O trabalho proposto neste módulo reúne os aspectos já abordados nos planos anteriores relativos à estrutura do gênero “Reportagem”, mais especificamente nos planos de Análise Linguística e Semiótica, e se desenvolve a partir deles. Caso considere relevante, reveja-os como forma de recordar as atividades desenvolvidas e conteúdos abordados até o momento. Professor, considerando os aspectos acima relacionados, procure pensar as duplas de trabalho tendo em vista as necessidades e características da sua turma.
Referências sobre o assunto:
BAZZONI, Cláudio. Têxtil, texto. In: SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: Unidade IV – Você sabia? – Livro do professor, 2011. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p., disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 8 de dezembro de 2018.
CASSANY, Daniel. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición.
disponível em: https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1. Acesso em 2 de dezembro de 2018.
CARDOSO, Cancionila J. e VAL, Maria da Graça Costa. Produção de textos escritos, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/producao-de-textos-escritos. Acesso em 8 de dezembro de 2018.
CAVALCANTI, Mariane Carvalho B. Situação comunicativa,
disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/situacao-comunicativa. Acesso em 28 de novembro de 2018.
DOLZ, J., GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
LEAL, Telma Ferraz e BRANDÃO, Ana Carolina P. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.
LERNER, Délia. A autonomia do leitor, disponível em:
http://www.escoladavila.com.br/html/outros/2010/30_anos/pdf_30/30_textos/13_D%E9lia_lerner.pdf. Acesso em 13 de dezembro de 2018.
NOVA ESCOLA e BERNARDO, Nairim. Como ensinar os alunos a escrever de verdade, disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/7726/como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 2 de dezembro de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Observe que, de acordo com a BNCC, o trabalho de revisão do texto envolve também a sua edição (diagramação e formatação). Assim, nesta aula, os alunos deverão ser capazes de:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
É importante que os alunos compreendam que “revisar um texto é torná-lo objeto de nossa reflexão, é pensar sobre o que foi ou está sendo escrito e encontrar meios para melhor dizer o que se quer dizer, reelaborando e reescrevendo o já escrito. Nesse sentido, é preciso que aquele que escreve se desloque entre os papéis de escritor e possíveis leitores/ interlocutores de seu texto (Abaurre, Fiad e Mayrink-Sabinson, 2003), refletindo se seu escrito atende as suas intenções, bem como se está adequado à situação comunicativa em que ele se insere. É com base nessas informações que poderá, então, tomar decisões sobre como irá escrever e o que precisa (re)escrever. Isso significa que as condições de produção textual terão, com certeza, um impacto no trabalho de revisão, que poderá ser feito pelo autor do texto.” (BRANDÃO, 2007: 120).
Materiais complementares:
BRANDÃO, Ana Carolina P. A revisão textual na sala de aula: reflexões e possibilidades de ensino. In: LEAL, Telma Ferraz e BRANDÃO, Ana Carolina P. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
Parte 1
Para editar o texto, observe:
a. A linguagem do texto está adequada ao público (alunos do 3º ano)? Para cumprir sua função social, é fundamental que o texto escrito seja compreendido pelo público ao qual se destina.
b. É necessário criar novos títulos, subtítulos e parágrafos para aprimorar a organização das informações no texto? Lembre aos alunos que essas são estratégias comumente usadas em textos jornalísticos com a intenção de organizar a estrutura textual de modo a chamar a atenção do leitor para determinados aspectos do texto e facilitar a localização de informações.
c. As frases podem ser aprimoradas? Por exemplo: Substituir nomes por pronomes, eliminar palavras repetidas, substituir palavras por sinônimos e avaliar o efeito de sentido alcançado ao se inverter a ordem das palavras ou frases.
Parte 2
Para garantir que esteja adequado à norma culta, ao revisar o texto da reportagem, verifique se é necessário fazer correções em relação aos seguintes aspectos:
Parte 3
Formatar um texto é adaptá-lo às características visuais do gênero textual reportagem. Então, verifique:
Considere a complexidade das atividades de produção escrita descritas acima e as especificidades da sua turma para refletir sobre o processo de evolução das crianças; tenha em mente que “o texto de autoria revela o ‘nível de desenvolvimento real’ do aluno. (....) O texto-modelo funciona como um instrumento mediador, que fornece pistas, aponta caminhos. A produção final aponta o ‘nível de desenvolvimento potencial’, aquele que é possível ser atingido com colaboração, em nosso caso, do texto-modelo. Em nossas análises de textos infantis, observamos, por exemplo, que o número de falhas ortográficas é consideravelmente maior em textos de autoria do que em textos que envolvam paráfrase. Há, sem dúvida, muito mais aspectos envolvidos e a tarefa do sujeito é, por sua vez, muito mais complexa.” (NÓBREGA: 2011: 31).
Para aprofundar seus conhecimentos em relação à importância das intervenções durante o processo de produção de texto, vale a pena ler o que diz Maria Lucia Moro: “A intervenção do adulto deve orientar as tarefas e intermediar trocas entre as crianças, favorecendo o conflito cognitivo, maximizando adequadamente os conflitos e provocando soluções estruturantes. (...) Tanto as interações criança-criança (simétricas) como as interações adulto-criança (assimétricas) são importantes para que ocorram progressos expressivos na construção cognitiva.” ( Moro, M.L, apud LEAL & LUZ, 2001: 31)
Materiais complementares:
LEAL, Telma Ferraz; LUZ, Patrícia Santos. In: Educação e Pesquisa - Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. v.27, n.1, p. 27-45, jan./jun. São Paulo, 2001.
NÓBREGA, Maria José de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p.22-34, 2011.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
A proposta do fechamento da aula é gerar reflexão e promover a consciência das crianças em relação ao aprendizado resultante da interação entre as duplas e da execução das tarefas durante o processo de trabalho. Assim, ao conduzir a discussão, contextualize a participação de cada dupla conforme as características da turma: Elogie seus esforços, aprecie e comemore as conquistas dos seus alunos!
“A reflexão sobre o papel da interação em duplas quanto ao desenvolvimento da capacidade de produção de textos é imprescindível, pois, como sugere Perret-Clermont (1979), situações nas quais as crianças precisam coordenar entre si ações ou confrontar opiniões podem provocar modificações na estruturação cognitiva e resolução de problemas dos alunos. Essa ideia é defendida por outros autores como Borba (1996) e Roazzi e Bryant (1999). Concebe-se,pois, que é possível que, em interação, as crianças passem a explicitar os conhecimentos e apreendam estratégias de coordenação entre as atividades necessárias à produção de um texto.” (MORO, M.L, apud LEAL & LUZ, 2001: 31).
Este plano propõe que os textos produzidos componham um varal com as reportagens, que será apresentado aos alunos do 3º ano. Como o tempo de trabalho previsto no plano não envolve a confecção do varal e nem a apresentação das produções, é desejável que essas atividades sejam encaminhadas em um aula posterior, de maneira a garantir que as crianças interajam com seu público leitor e possam, assim, perceber a função social deste gênero textual.
Materiais complementares:
LEAL, Telma Ferraz; LUZ, Patrícia Santos. In: Educação e Pesquisa - Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. v.27, n.1, p. 27-45, jan./jun. São Paulo, 2001.
Atividade para impressão - Roteiro para produção textual - Reportagem
Roteiro para produção textual - Reportagem
Atividade para impressão - Pontuação usada em textos jornalísticos
Pontuação usada em textos jornalísticos
Atividade para impressão - Roteiro versão final - Reportagem
Roteiro versão final - Reportagem
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e da atividade aos alunos;
Roteiro para revisão, disponível aqui.
Introdução
Faça, por áudio ou vídeo, uma orientação para os alunos a respeito da atividade de revisão e a envie pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação. É importante lembrar que o texto produzido por eles será lido por outras pessoas. Então, é preciso analisar a produção e revisá-la para que cumpra a sua função diante do leitor. Por isso, eles deverão editar, revisar e formatar seus textos antes de publicá-los. Explique para os alunos a importância dessa etapa da produção para garantir uma boa produção. Retome os aspectos principais de uma reportagem para contribuir com a qualificação do texto. Proponha aos alunos que retomem os seus textos, lendo-os antes de iniciar o processo de edição, revisão e formatação.
Desenvolvimento
Faça uma orientação para ajudar os alunos a revisar os textos. Utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Proponha aos alunos que analisem o seu próprio texto, consultando o roteiro do planejamento do texto e preenchendo o roteiro de revisão. Oriente que editem os textos e realizem a formatação, passando-os a limpo ou digitando. Solicite que os alunos enviem os textos para publicação e aproveite para avaliar as aprendizagens dos alunos através do material produzido.
fechamento
Proponha aos alunos que façam uma anotação sobre o que aprenderam com a etapa de edição, revisão e formatação do texto. Para isso, utilize as questões norteadoras, propostas no Fechamento do plano de aula.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem seus textos com os familiares e dialoguem sobre a temática da reportagem.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabel Cossalte
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Editar, revisar e formatar uma reportagem
Finalidade da aula: Editar, revisar e formatar a reportagem produzida de forma a adequá-la às características do texto jornalísticoAno:5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP06, EF15LP07, EF15LP08
Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet, roteiro de produção da reportagem produzido na aula 13, quadro das pontuações mais usadas em textos jornalísticos, caderno, lápis, borracha, quadro, giz (ou caneta) ou folha grande de papel para registro no painel.
Informações sobre o gênero: A Reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.
Dificuldades antecipadas: Deve ser necessário oferecer apoio individual para as crianças que não tenham compreendido os elementos composicionais do gênero Reportagem ou, ainda, que mostrem dificuldade de leitura e escrita ou pouca autonomia em situações que envolvem a edição e revisão textual. Conforme já comentado nos demais planos deste módulo, é importante que possam ser reunidos, em uma mesma equipe de produção, alunos que consigam realizar as atividades de modo colaborativo, de maneira que o resultado do trabalho possa gerar crescimento do ponto de vista pedagógico, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a autoestima e união das crianças. “O desafio consiste, então, em criar condições didáticas que contribuam efetivamente para transformar a diversidade em uma vantagem pedagógica — como tantas vezes reclamou Ferreiro (1994 e 1999 por exemplo) —, que permitam articular a aprendizagem cooperativa e o trabalho pessoal de cada aluno, que tornem possível coordenar a construção social do conhecimento e a responsabilidade individual” ( LERNER, 2002: 131).
O trabalho proposto neste módulo reúne os aspectos já abordados nos planos anteriores relativos à estrutura do gênero “Reportagem”, mais especificamente nos planos de Análise Linguística e Semiótica, e se desenvolve a partir deles. Caso considere relevante, reveja-os como forma de recordar as atividades desenvolvidas e conteúdos abordados até o momento. Professor, considerando os aspectos acima relacionados, procure pensar as duplas de trabalho tendo em vista as necessidades e características da sua turma.
Referências sobre o assunto:
BAZZONI, Cláudio. Têxtil, texto. In: SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: Unidade IV – Você sabia? – Livro do professor, 2011. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p., disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 8 de dezembro de 2018.
CASSANY, Daniel. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición.
disponível em: https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1. Acesso em 2 de dezembro de 2018.
CARDOSO, Cancionila J. e VAL, Maria da Graça Costa. Produção de textos escritos, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/producao-de-textos-escritos. Acesso em 8 de dezembro de 2018.
CAVALCANTI, Mariane Carvalho B. Situação comunicativa,
disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/situacao-comunicativa. Acesso em 28 de novembro de 2018.
DOLZ, J., GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
LEAL, Telma Ferraz e BRANDÃO, Ana Carolina P. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.
LERNER, Délia. A autonomia do leitor, disponível em:
http://www.escoladavila.com.br/html/outros/2010/30_anos/pdf_30/30_textos/13_D%E9lia_lerner.pdf. Acesso em 13 de dezembro de 2018.
NOVA ESCOLA e BERNARDO, Nairim. Como ensinar os alunos a escrever de verdade, disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/7726/como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 2 de dezembro de 2018.
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