Plano de Aula

Plano de aula: Exercitar a forma de composição do título e da linha fina de textos jornalísticos.

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública, Vida cotidiana, Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador para projeção dos slides, textos recortados, canetas coloridas, cola e folhas de sulfite.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero textual que informa fatos de interesse público e normalmente apresenta uma notícia, que é aprofundada com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor. O título e a linha fina são dois elementos muito importantes na composição de uma reportagem, pois exercem a função de envolver e gerar no leitor o interesse pelo assunto abordado. O título da reportagem geralmente tem cores atrativas, é escrito em letras maiores do que as da linha fina e apresenta uma escrita objetiva. A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Dificuldades antecipadas:

Sabemos que em uma sala de aula pode haver alunos com as mais variadas dificuldades. Desse modo, durante o desenvolvimento do trabalho, é possível que algumas crianças demandem ajuda individual para conseguir estabelecer relações entre o conteúdo das manchetes e das linhas finas. Além do apoio individual, a interação com os colegas também deve contribuir para mediar essa questão, na medida em que torna possível o compartilhamento de ideias e interpretações diversas acerca dos textos propostos.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1. Divida a turma em grupos e organize a classe de modo que as crianças possam ver e ouvir a todos.

2. Peça a um dos alunos que leia o título da aula em voz alta.

3. Pergunte quem entendeu o que foi lido e solicite às crianças que se manifestarem que façam uma breve explicação do título da aula aos colegas.

Materiais complementares:

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf Acesso em 30 de setembro de 2018.

BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos