Plano de aula: O uso da pontuação em textos jornalísticos - gênero notícia

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador, textos impressos, folhas de questões, quadro, giz (ou caneta), caderno, lápis, borracha.

Informações sobre o gênero: Reportagem e notícia são gêneros de textos jornalísticos que podem ser confundidos pelo fato de terem como objetivo a disseminação de informações. Este plano de aula propõe a análise de uma notícia e por essa razão, cabe aqui esclarecer a definição dos dois gêneros textuais.

A notícia tem como foco a divulgação de um acontecimento, é relativa a fatos mais pontuais do cotidiano e por isso, para que tenha sentido, precisa ser publicada dentro de um prazo determinado.O objetivo da notícia é apresentar os fatos de forma simples e objetiva.

A reportagem apresenta mais informações do que a notícia e não se restringe à divulgação de um fato. Geralmente traz assuntos de interesse público e parte do assunto de uma notícia, que é aprofundado com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

A linha de trabalho proposta nesta aula envolve a participação ativa dos alunos, o que pode eventualmente gerar alguma insegurança nas crianças que apresentam dificuldade de se expressar oralmente. Fazer algumas mediações que ajudem esses alunos a elaborar suas ideias, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de exercício coletivo em que cada um poderá colaborar com suas habilidades são ações que devem auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo; valorizar a importância das capacidades individuais na construção do trabalho da equipe fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais, Alexsandro da silva. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1618. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Como ensinar pontuação, Beatriz Santomauro. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Divida a turma em grupos e organize a sala de modo que as crianças possam se ver e ouvir .
  • Peça a um dos alunos que leia o título da aula em voz alta.
  • Pergunte à turma quem sabe o que são textos jornalísticos e esclareça dúvidas. É importante que as crianças saibam que textos jornalísticos são aqueles publicados em jornais e revistas, impressos ou online, com o objetivo de informar sobre algo ou alguém. Esclareça também que reportagem e notícia são os gêneros de textos jornalísticos que poderão ser trabalhados nesta e em outras aulas desta sequência de atividades.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos