Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidades focais relacionadas

(EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes.

(EF05LP17) Produzir roteiro para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Compreensão em leitura.
  • Forma de composição dos textos.
  • Planejamento e produção de texto.
  • Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
  • Convenções de escrita.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar fatos em textos de gêneros diversos, impressos, orais e digitais.
  • Reconhecer e respeitar diferentes opiniões acerca de um mesmo fato.
  • Elaborar opinião acerca de acontecimentos de interesse social e defendê-la com argumentos coerentes e legitimados pela mídia impressa e digital.
  • Participar de situações de interação para emitir opinião sobre acontecimentos de interesse social.
  • Elaborar e reelaborar argumentos para sustentar tese e refutar argumentos contrários.
  • Pesquisar informações sobre temas de interesse da turma.
  • Selecionar imagens, áudios e vídeos da internet referentes ao tema de interesse.
  • Planejar o roteiro de uma reportagem digital, considerando a seleção e a pesquisa de informações e dados, bem como suas características formais e estilísticas.
  • Produzir o roteiro com base nas considerações do planejamento.

Conhecimentos prévios

  • Não há.

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo vida pública. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero apresentação oral ao longo de cinco etapas interdependentes. Na primeira delas, a contextualização do campo, do gênero e do tema, pretende-se promover o contato do estudante com os objetos de conhecimentos abordados pela sequência de atividades, além de mobilizar seus conhecimentos prévios sobre eles. Em seguida, na etapa de análise do gênero, por meio de exemplares de apresentações orais, pretende-se conduzir uma investigação sobre o contexto de produção e circulação deste gênero, sobre sua forma composicional e sobre aspectos de análise linguística/semiótica.

Após isso, na etapa de produção textual, disponibiliza-se uma proposta para que os estudantes produzam um roteiro de podcast a partir dos conhecimentos estudados nas etapas anteriores. Por fim, na etapa de análise de resultados e reescrita, são apresentadas tabelas analíticas, construídas por meio dos conhecimentos estudados acerca da forma composicional do gênero, do tema estudado, de seus aspectos linguísticos e de habilidades de trabalho em grupo. Por meio dessas tabelas, o professor poderá verificar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes. A partir desses resultados, é possível realizar um processo direcionado de reescrita textual.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gênero : apresentação oral

Conjunto de atividades organizadas em cinco etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero apresentação oral. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Expectativa de respostas para a sequência de atividades

Neste link o professor acessará a indicação de respostas esperadas para as atividades propostas no anexo 01.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática