Atividade para impressão - Introdução
Plano de Aula
Plano de aula: Elaborar o título e a linha fina de textos jornalísticos
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Por: Isabel Cossalter
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública, Vida cotidiana, Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Computador para projeção dos slides, folhas de atividades, folhas sulfite, canetas coloridas, lápis, borracha, tesoura e cola.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero textual que informa fatos de interesse público e normalmente apresenta uma notícia, que é aprofundada com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor. O título e a linha fina são dois elementos muito importantes na composição de uma reportagem, pois exercem a função de envolver e gerar no leitor o interesse pelo assunto abordado. O título da reportagem geralmente tem cores atrativas, é escrito em letras maiores do que as da linha fina e apresenta uma escrita objetiva. A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.
Dificuldades antecipadas:
Algumas dificuldades podem ser observadas durante a realização das atividades, como por exemplo, a escolha ou variação de palavras adequadas para construir as frases e textos. Uma boa estratégia para situações desse tipo consiste em organizar grupos heterogêneos em termos de “competências pedagógicas e socioemocionais”, de modo que as crianças que se saem melhor nas tarefas de leitura, interpretação e produção de textos possam apoiar os colegas que precisam de ajuda na elaboração da manchete e da linha fina. Da mesma maneira, as outras tarefas (colagem, recorte, caligrafia, contorno de letras) podem ser distribuídas de forma que todos colaborem e sejam responsáveis pelo trabalho.
Referências sobre o assunto:
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016, disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf Acesso em 30 de setembro de 2018.
BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.
DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.
JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.
ROJO, Roxane. Textos multimodais, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
1. Divida a turma em grupos e organize a classe de modo que as crianças possam ver e ouvir a todos.
2. Peça a um dos alunos que leia o título da aula em voz alta.
3. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi lido.
Materiais complementares:
Fonte: “ Realizando análises linguísticas”, Vicente Cardoso Júnior, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.
Fonte: “ Efeitos de sentido”, Luiz Francisco Dias, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.
Fonte: “ Nada na língua é por acaso, Marcos Bagno. disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.
Fonte: “Por que organizar a sala de aula em outros formatos”, Ana Luiza Basilio, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 28 de setembro de 2018.