Plano de Aula

Plano de aula: Exercitar o uso da pontuação em textos jornalísticos - gênero notícia

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador, texto impresso, folhas de questões, folhas e papel A3 ou tiras grandes de papel, lápis, borracha, caneta, quadro e giz (ou caneta).

Informações sobre o gênero: Reportagem e notícia são gêneros de textos jornalísticos que podem ser confundidos pelo fato de terem como objetivo a disseminação de informações. Este plano de aula propõe a análise de uma notícia e por essa razão, cabe aqui esclarecer a definição dos dois gêneros textuais.

A notícia tem como foco a divulgação de um acontecimento, é relativa a fatos mais pontuais do cotidiano e por isso, para que tenha sentido, precisa ser publicada dentro de um prazo determinado. O objetivo da notícia é apresentar os fatos de forma simples e objetiva.

A reportagem apresenta mais informações do que a notícia e não se restringe à divulgação de um fato. Geralmente traz assuntos de interesse público e parte do assunto de uma notícia, que é aprofundado com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

A linha de trabalho proposta nesta aula envolve a participação ativa dos alunos, o que pode eventualmente gerar alguma insegurança nas crianças que apresentam dificuldade de expressão por escrito ou oralmente. Fazer algumas mediações que ajudem esses alunos a elaborar suas ideias, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de exercício coletivo em que cada um poderá colaborar com suas habilidades, são ações que devem auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo; valorizar a importância das capacidades individuais na construção do trabalho da equipe fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

Fonte: “Gênero notícia no uso da vírgula”. Regina Cláudia Custódio de Lima e Juarez Nogueira Lins, disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID712_15082016161253.pdf. Acesso em 12 de outubro de 2018.

Fonte: Conhecendo os sinais de pontuação de forma divertida, Mariane Ellen da Silva,

disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54738. Acesso em 12 de outubro de 2018.

Fonte: A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais, Alexsandro da silva, disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1618. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Fonte: Como ensinar pontuação, Beatriz Santomauro, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Divida a turma em quatro grupos e organize a sala de maneira que as crianças possam ver e ouvir umas às outras. Para pensar formas de fazer a divisão dos grupos, um critério interessante é ler a folha de questões e pensar cada equipe de trabalho de acordo com o nível de dificuldade dos trechos da notícia que deverão ser pontuados. Outro aspecto a ser observado diz respeito às características individuais das crianças, é importante colocar juntos, alunos que colaborem entre si.
  • Peça a uma das crianças que leia o título da aula em voz alta e à turma, que explique o que foi lido.
  • Esclareça dúvidas e certifique-se de que todos se lembram o que são textos jornalísticos. Apenas para recordar, conforme já observado anteriormente: É importante que as crianças saibam que textos jornalísticos são aqueles publicados em jornais e revistas, impressos ou online, com o objetivo de informar sobre algo ou alguém. Esclareça também que reportagem e notícia são os gêneros de textos jornalísticos que poderão ser trabalhados nesta e em outras aulas desta sequência de atividades.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos