Plano de Aula

Plano de aula: Exercitar o uso da pontuação em textos jornalísticos - gênero notícia

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador, texto impresso, folhas de questões, folhas e papel A3 ou tiras grandes de papel, lápis, borracha, caneta, quadro e giz (ou caneta).

Informações sobre o gênero: Reportagem e notícia são gêneros de textos jornalísticos que podem ser confundidos pelo fato de terem como objetivo a disseminação de informações. Este plano de aula propõe a análise de uma notícia e por essa razão, cabe aqui esclarecer a definição dos dois gêneros textuais.

A notícia tem como foco a divulgação de um acontecimento, é relativa a fatos mais pontuais do cotidiano e por isso, para que tenha sentido, precisa ser publicada dentro de um prazo determinado. O objetivo da notícia é apresentar os fatos de forma simples e objetiva.

A reportagem apresenta mais informações do que a notícia e não se restringe à divulgação de um fato. Geralmente traz assuntos de interesse público e parte do assunto de uma notícia, que é aprofundado com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

A linha de trabalho proposta nesta aula envolve a participação ativa dos alunos, o que pode eventualmente gerar alguma insegurança nas crianças que apresentam dificuldade de expressão por escrito ou oralmente. Fazer algumas mediações que ajudem esses alunos a elaborar suas ideias, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de exercício coletivo em que cada um poderá colaborar com suas habilidades, são ações que devem auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo; valorizar a importância das capacidades individuais na construção do trabalho da equipe fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

Fonte: “Gênero notícia no uso da vírgula”. Regina Cláudia Custódio de Lima e Juarez Nogueira Lins, disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID712_15082016161253.pdf. Acesso em 12 de outubro de 2018.

Fonte: Conhecendo os sinais de pontuação de forma divertida, Mariane Ellen da Silva,

disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54738. Acesso em 12 de outubro de 2018.

Fonte: A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais, Alexsandro da silva, disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1618. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Fonte: Como ensinar pontuação, Beatriz Santomauro, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Divida a turma em quatro grupos e organize a sala de maneira que as crianças possam ver e ouvir umas às outras. Para pensar formas de fazer a divisão dos grupos, um critério interessante é ler a folha de questões e pensar cada equipe de trabalho de acordo com o nível de dificuldade dos trechos da notícia que deverão ser pontuados. Outro aspecto a ser observado diz respeito às características individuais das crianças, é importante colocar juntos, alunos que colaborem entre si.
  • Peça a uma das crianças que leia o título da aula em voz alta e à turma, que explique o que foi lido.
  • Esclareça dúvidas e certifique-se de que todos se lembram o que são textos jornalísticos. Apenas para recordar, conforme já observado anteriormente: É importante que as crianças saibam que textos jornalísticos são aqueles publicados em jornais e revistas, impressos ou online, com o objetivo de informar sobre algo ou alguém. Esclareça também que reportagem e notícia são os gêneros de textos jornalísticos que poderão ser trabalhados nesta e em outras aulas desta sequência de atividades.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos