Plano de Aula

Plano de aula: Analisar o título e a linha fina de textos jornalísticos

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública, Vida cotidiana, Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador para projeção dos vídeos e slides, caderno e espaço para registro das descobertas, quadro (e giz ou canetas), dicionário.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero textual que informa fatos de interesse público e normalmente apresenta uma notícia, que é aprofundada com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor. O título e a linha fina são dois elementos muito importantes na composição de uma reportagem, pois exercem a função de envolver e gerar no leitor o interesse pelo assunto abordado. O título da reportagem geralmente tem cores atrativas, é escrito em letras maiores do que as da linha fina e apresenta uma escrita objetiva. A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Dificuldades antecipadas:

  • Desconhecimento dos aspectos textuais característicos do gênero.
  • Pode ocorrer de haver alunos que se sintam intimidados diante da necessidade de se expor perante o grupo ou que apresentem dificuldade na expressão oral. Assim, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de elaboração coletiva e que cada um poderá colaborar com suas habilidades é importante para auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo. Igualmente importante é valorizar a riqueza da diversidade de capacidades individuais na construção de um trabalho de equipe - fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

“Realizando análises linguísticas”, Vicente Cardoso Júnior, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

“Efeitos de sentido”, Luiz Francisco Dias, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

“Textos multimodais”, Roxane Rojo, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

“Por que organizar a sala de aula em outros formatos”, de Ana Luiza Basílio, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1. Divida a classe em duplas e organize-as em um círculo.

2. Peça a um dos alunos que leia o título da aula e certifique-se de que todos compreenderam que a aula tratará especificamente do título e da linha fina de uma reportagem.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos