Atividade para impressão - Manchete Istoé
Plano de Aula
Plano de aula: Analisar o título e a linha fina de textos jornalísticos
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Por: Isabel Cossalter
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública, Vida cotidiana, Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Computador para projeção dos vídeos e slides, caderno e espaço para registro das descobertas, quadro (e giz ou canetas), dicionário.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero textual que informa fatos de interesse público e normalmente apresenta uma notícia, que é aprofundada com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor. O título e a linha fina são dois elementos muito importantes na composição de uma reportagem, pois exercem a função de envolver e gerar no leitor o interesse pelo assunto abordado. O título da reportagem geralmente tem cores atrativas, é escrito em letras maiores do que as da linha fina e apresenta uma escrita objetiva. A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.
Dificuldades antecipadas:
- Desconhecimento dos aspectos textuais característicos do gênero.
- Pode ocorrer de haver alunos que se sintam intimidados diante da necessidade de se expor perante o grupo ou que apresentem dificuldade na expressão oral. Assim, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de elaboração coletiva e que cada um poderá colaborar com suas habilidades é importante para auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo. Igualmente importante é valorizar a riqueza da diversidade de capacidades individuais na construção de um trabalho de equipe - fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.
Referências sobre o assunto:
“Realizando análises linguísticas”, Vicente Cardoso Júnior, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.
“Efeitos de sentido”, Luiz Francisco Dias, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.
“Textos multimodais”, Roxane Rojo, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.
“Por que organizar a sala de aula em outros formatos”, de Ana Luiza Basílio, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
1. Divida a classe em duplas e organize-as em um círculo.
2. Peça a um dos alunos que leia o título da aula e certifique-se de que todos compreenderam que a aula tratará especificamente do título e da linha fina de uma reportagem.