Atividade para impressão - Pontuação usada em textos jornalísticos
Pontuação usada em textos jornalísticos
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet, atividade impressa em folha A3, caderno, lápis, borracha, quadro, giz (ou caneta) ou folha grande de papel para registro no painel.
Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.
Dificuldades antecipadas: Será necessário oferecer apoio individual para as crianças que não tenham estudado ou não tenham compreendido os elementos composicionais do gênero Reportagem. Além disso, também é importante atentar para as crianças que apresentam dificuldade de leitura, escrita e inserção no grupo. Reunir em uma mesma equipe de trabalho alunos que possam colaborar uns com os outros, tanto em relação ao desempenho pedagógico quanto às possibilidades de compartilhar ideias, é uma estratégia que torna possível o exercício do trabalho cooperativo e favorece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a autoestima e união dos alunos. Desse modo, vale destacar aqui as palavras do autor espanhol Daniel Cassany:
“As tarefas de escrita devem promover a integração entre os aprendizes. Se acreditamos que a linguagem é social e que se adquire e se desenvolve a partir da integração com a comunidade, as tarefas propostas devem promover as trocas entre os aprendizes. Os colegas podem ajudar um escritor-aprendiz a buscar ideias, a organizá-las, a revisar os rascunhos etc. Que sentido tem proibir copiar ou isolar o aluno de seus colegas, se – como disse o filósofo – não falamos através da língua: é a língua que fala através de nós? Que vantagem tem ensinar a usar a escrita de modo individual se a sociedade exige autores cooperativos que saibam trabalhar em equipe?“ (Cassany, D. 2001: 01).
Assim, procure planejar antecipadamente as aulas deste módulo, tendo em vista os conhecimentos prévios quanto o gênero Reportagem e a necessidade de que a formação de grupos atenda às características da sua turma.
Referências sobre o assunto:
BAZZONI, Cláudio. Têxtil, texto. In: SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: Unidade IV – Você sabia? – Livro do professor, 2011. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p., disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 8 de dezembro de 2018.
BRANDÃO, A, LEAL, T. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2006.
CASSANY, Daniel. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición, disponível em:
https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1. Acesso em 9 de dezembro de 2018.
CARDOSO, Cancionila J. e VAL, Maria da Graça Costa. Produção de textos escritos, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/producao-de-textos-escritos. Acesso em 8 de dezembro de 2018.
CAVALCANTI, Mariane Carvalho B. Situação comunicativa,
disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/situacao-comunicativa. Acesso em 28 de novembro de 2018.
DOLZ, J., GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
NÓBREGA, Maria José de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em 09 de dezembro de 2018.
NOVA ESCOLA e BERNARDO, Nairim. Como ensinar os alunos a escrever de verdade, disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/7726/como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 2 de dezembro de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
A escolha por essa faixa etária está relacionada ao fato de que, nesse nível, os alunos estão desenvolvendo a fluência na leitura de textos mais longos. No entanto, a situação comunicativa proposta é apenas um dos exemplos possíveis de serem aplicados. Caso deseje alterá-la para adaptá-la à realidade do seu grupo, escola ou comunidade, lembre-se de deixar os contornos comunicativos claros aos alunos de modo que, ao planejarem o texto, saibam quem será o leitor das reportagens e como elas circularão.
O trabalho proposto neste módulo reúne os aspectos já abordados nos planos anteriores relativos à estrutura do gênero “Reportagem”, mais especificamente nos planos de Análise Linguística e Semiótica, e se desenvolve a partir deles. Caso considere relevante, reveja-os como forma de recordar as atividades desenvolvidas e conteúdos abordados até o momento.
Neste sentido, cabe aqui destacar o que diz Maria José de Nóbrega, em seu artigo Redigindo textos, assimilando a palavra do outro: “Para que as categorias didáticas sugeridas para o trabalho com a produção de textos possam assegurar bons resultados, é importante uma análise cuidadosa do texto-modelo e das características do gênero em que se inscreve, de maneira a poder avaliar o texto que a criança produz de modo a identificar o que ela já sabe e o que ainda precisa aprender. A resposta a estas questões é fundamental para orientar o trabalho a ser desenvolvido.“ (Nóbrega, M.J. 2011:24)
Materiais complementares:
NÓBREGA, Maria José de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em 09 de dezembro de 2018.
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Considerando a proposta de trabalho deste plano de aula, vale a pena conhecer o que diz Leal & Melo: “Fundamentada na perspectiva sociointeracionista, concebemos que, para ensinar a escrever textos, devemos proporcionar aos alunos situações de escrita semelhantes àquelas de que participamos fora da escola, promovendo situações em que os alunos possam elaborar diferentes gêneros textuais para atender a variadas finalidades e diversos interlocutores. Acreditamos que, só assim, os alunos podem aprender a planejar a escrita do texto, tendo como norte os objetivos sociais da escrita” (Leal & Melo, apud LEAL e BRANDÃO: 2006, p.21).
Materiais complementares:
- Açúcar + vida, Luisa Purchio, disponível em: https://istoe.com.br/acucar-vida/. Acesso em 2 de dezembro de 2018.
BRANDÃO, A, LEAL, T. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2006.
Tempo sugerido: 30 minutos, destinados à escolha do tema e montagem do roteiro de produção da reportagem.
Orientações:
A criação de um roteiro de escrita é fundamental, pois é a partir dele que o trabalho de produção textual será desenvolvido. Nas palavras de Cancionila J. Cardoso e Maria da Graça Costa Val: “A criação da base de orientação diz respeito às condições de produção. Nessa instância, o enunciador busca responder: que tipo de interação é essa? E, então, considerando o seu lugar social e o dos interlocutores, a finalidade e o conteúdo do discurso, define os parâmetros que vão orientá-lo no processo de escrita (o que tenho para dizer? para quem vou escrever? com que objetivo? em que circunstâncias? em que condições meu texto será lido?). Pode acontecer que a base criada inicialmente passe por mudanças no decorrer do processo, se elementos novos vierem a modificar a maneira de compreender a situação comunicativa.”.
Materiais complementares:
CARDOSO, Cancionila J. e VAL, Maria da Graça Costa. Produção de textos escritos, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/producao-de-textos-escritos. Acesso em 8 de dezembro de 2018.
Sugestões de sites para pesquisa:
Fonte: Instituto brasileiro de geografia e estatística. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em 7 de dezembro de 2018.
Fonte: Webciencia. Disponível em: https://webciencia.com/. Acesso em 7 de dezembro de 2018.
Fonte: Plenarinho, o jeito criança de ser cidadão. Disponível em: https://plenarinho.leg.br/. Acesso em 7 de dezembro de 2018.
Fonte: Minas faz ciência. Disponível em: http://minasfazciencia.com.br/. Acesso em 7 de dezembro de 2018.
Fonte: Biblioteca Nacional Digital Brasil. Disponível em: http://memoria.bn.br/hdb/uf.aspx. Acesso em 7 de dezembro de 2018.
Fonte: Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.org.br/. Acesso em 7 de dezembro de 2018.
Fonte: Zoológico de São Paulo. Disponível em: http://www.zoologico.com.br/. Acesso em 7 de dezembro de 2018.
Fonte: Unicef Brasil. Disponível em: http://www.unicef.org.br/. Acesso em 7 de dezembro de 2018.
Fonte: Instituto Socioambiental. Disponível em: https://www.socioambiental.org/pt-br. Acesso em 7 de dezembro de 2018.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Videoaula disponível aqui;
Roteiro para o planejamento do texto, disponível aqui.
Introdução
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade por áudio, vídeo ou mensagem de texto. Fale para eles que, nesta atividade, planejarão a escrita de uma reportagem, e relembre algumas das características do gênero, trabalhadas nas aulas anteriores. Explicite a função da pontuação em textos jornalísticos. Para nortear essa retomada e organizar a sua fala, utilize as questões propostas na Introdução do plano de aula. Oriente os alunos a retomar as suas anotações sobre os textos jornalísticos e proponha que assistam a uma videoaula sobre o gênero reportagem para ampliar as informações a respeito desse tipo de texto, anotando as informações que ajudarão no planejamento da produção. Explicite para os alunos a importância de se planejar o texto para garantir uma boa escrita.
Desenvolvimento
Nas orientações da atividade, explicite para os alunos o propósito comunicativo da produção (construir um varal de reportagens para as turmas do 3º ano ou, considerando o uso durante o fechamento das escolas, produzir reportagens para compartilhar virtualmente com as turmas do 3º ano). Oriente os alunos sobre a atividade de planejamento do texto utilizando as orientações propostas no Desenvolvimento do plano de aula. Lembre que, para planejar o texto, eles precisarão definir o tema e realizar uma pesquisa sobre para falar com mais segurança sobre o assunto. Envie o roteiro do planejamento do texto aos alunos e proponha que realizem o planejamento e o enviem para que você possa ajudá-los com o que for necessário. Dê devolutivas a respeito da produção dos alunos para qualificar o planejamento do texto.
Fechamento
Oriente os alunos a gravar um áudio com as aprendizagens dessa atividade. Para isso, sugira as seguintes questões: por que é importante planejar o texto que vai escrever? O que vocês já sabem sobre a reportagem que não pode faltar na produção?
Circule os áudios entre os alunos para que possam aprender mais com os colegas e ampliar as informações sobre o gênero reportagem.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem com os familiares o tema que vão utilizar na escrita da reportagem e as descobertas que fizeram sobre o assunto. Sugira que mostrem o planejamento do texto e peçam opiniões para qualificar a produção.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabel Cossalter
Mentor: Luciana Schiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Como planejar uma reportagem?
Finalidade da aula: Planejar a produção escrita de uma reportagem
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05
Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet, atividade impressa em folha A3, caderno, lápis, borracha, quadro, giz (ou caneta) ou folha grande de papel para registro no painel.
Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.
Dificuldades antecipadas: Será necessário oferecer apoio individual para as crianças que não tenham estudado ou não tenham compreendido os elementos composicionais do gênero Reportagem. Além disso, também é importante atentar para as crianças que apresentam dificuldade de leitura, escrita e inserção no grupo. Reunir em uma mesma equipe de trabalho alunos que possam colaborar uns com os outros, tanto em relação ao desempenho pedagógico quanto às possibilidades de compartilhar ideias, é uma estratégia que torna possível o exercício do trabalho cooperativo e favorece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a autoestima e união dos alunos. Desse modo, vale destacar aqui as palavras do autor espanhol Daniel Cassany:
“As tarefas de escrita devem promover a integração entre os aprendizes. Se acreditamos que a linguagem é social e que se adquire e se desenvolve a partir da integração com a comunidade, as tarefas propostas devem promover as trocas entre os aprendizes. Os colegas podem ajudar um escritor-aprendiz a buscar ideias, a organizá-las, a revisar os rascunhos etc. Que sentido tem proibir copiar ou isolar o aluno de seus colegas, se – como disse o filósofo – não falamos através da língua: é a língua que fala através de nós? Que vantagem tem ensinar a usar a escrita de modo individual se a sociedade exige autores cooperativos que saibam trabalhar em equipe?“ (Cassany, D. 2001: 01).
Assim, procure planejar antecipadamente as aulas deste módulo, tendo em vista os conhecimentos prévios quanto o gênero Reportagem e a necessidade de que a formação de grupos atenda às características da sua turma.
Referências sobre o assunto:
BAZZONI, Cláudio. Têxtil, texto. In: SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: Unidade IV – Você sabia? – Livro do professor, 2011. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p., disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 8 de dezembro de 2018.
BRANDÃO, A, LEAL, T. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2006.
CASSANY, Daniel. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición, disponível em:
https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1. Acesso em 9 de dezembro de 2018.
CARDOSO, Cancionila J. e VAL, Maria da Graça Costa. Produção de textos escritos, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/producao-de-textos-escritos. Acesso em 8 de dezembro de 2018.
CAVALCANTI, Mariane Carvalho B. Situação comunicativa,
disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/situacao-comunicativa. Acesso em 28 de novembro de 2018.
DOLZ, J., GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
NÓBREGA, Maria José de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em 09 de dezembro de 2018.
NOVA ESCOLA e BERNARDO, Nairim. Como ensinar os alunos a escrever de verdade, disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/7726/como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 2 de dezembro de 2018.
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