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Plano de aula: Exercitar o uso da pontuação em textos jornalísticos 2 - gênero notícia

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador com mídia, folhas de questões, texto impresso, lápis, borracha, caneta, quadro e giz (ou caneta), quadro de pontuações utilizadas em notícias (já exposto na sala de aula).

Informações sobre o gênero: Reportagem e notícia são gêneros de textos jornalísticos que podem ser confundidos pelo fato de terem como objetivo a disseminação de informações. Este plano de aula propõe a análise de uma notícia e por essa razão, cabe aqui esclarecer a definição dos dois gêneros textuais.

A notícia tem como foco a divulgação de um acontecimento, é relativa a fatos mais pontuais do cotidiano e por isso, para que tenha sentido, precisa ser publicada dentro de um prazo determinado. O objetivo da notícia é apresentar os fatos de forma simples e objetiva.

A reportagem apresenta mais informações do que a notícia e não se restringe à divulgação de um fato. Geralmente traz assuntos de interesse público e parte do assunto de uma notícia, que é aprofundado com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

A linha de trabalho proposta nesta aula envolve a participação ativa dos alunos, o que pode eventualmente gerar alguma insegurança nas crianças que apresentam dificuldade de expressão verbal ou por escrito. Fazer algumas mediações que ajudem esses alunos a elaborar suas ideias, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de exercício coletivo em que cada um poderá colaborar com suas habilidades, são ações que devem auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo; valorizar a importância das capacidades individuais na construção do trabalho da equipe fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

“Gênero notícia no uso da vírgula”. Regina Cláudia Custódio de Lima e Juarez Nogueira Lins, disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID712_15082016161253.pdf. Acesso em 12 de outubro de 2018.

Conhecendo os sinais de pontuação de forma divertida, Mariane Ellen da Silva,

disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54738. Acesso em 12 de outubro de 2018.

A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais, Alexsandro da silva, disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1618. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Como ensinar pontuação, Beatriz Santomauro, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Divida a turma em quatro grupos e organize a sala de forma que todos possam se ver e ouvir. Esta aula propõe um exercício de pontuação de um texto jornalístico (notícia), o que demandará uma boa interação entre as crianças nas discussões e tomadas de decisão coletivas. Desse modo, é importante montar equipes de trabalho que levem em conta a capacidade de cooperação dos alunos entre si e o equilíbrio do grupo quanto ao desempenho pedagógico. Para refletir um pouco mais sobre a formação de grupos em sala de aula, assista ao vídeo “Estratégias para formação de grupos “( 8’03’’).
  • Peça a uma das crianças que leia o título da aula em voz alta e, à turma, que explique o que foi lido.
  • Certifique-se de que todos compreendem o que são textos jornalísticos e esclareça eventuais dúvidas.

De acordo com o conceito já trabalhado anteriormente, textos jornalísticos são aqueles publicados em jornais e revistas, impressos ou online, com o objetivo de informar sobre algo ou alguém. Esclareça também que reportagem e notícia são os gêneros de textos jornalísticos que poderão ser trabalhados nesta e em outras aulas desta sequência de atividades.

Material complementar:

Estratégias para formação de grupos, revista Nova Escola, disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4063/estrategias-para-formacao-de-grupos. Acesso em 27 de outubro de 2018.

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