Plano de Aula

Plano de aula: Ler e compreender uma reportagem

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.

Materiais necessários: Computador com projetor, texto impresso, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta/fita adesiva/ou painel com folha grande de papel), cópias da atividade de interpretação de textos (1 cópia para cada dupla de alunos).

Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

  • Pouca vivência na realização de tarefas em grupo.
  • É possível que alguns alunos apresentem pouca familiaridade com textos do gênero, o que talvez demande um pouco mais de tempo na análise da reportagem proposta.
  • Eventualmente, também pode ser necessário oferecer apoio individual (do professor, colega ou tutor) para as crianças com dificuldade em leitura e compreensão de textos.

Referências sobre o assunto:

Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais Acesso em 19 de agosto de 2018.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 19 de agosto de 2018.

Tema da Aula
Tema da Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete ou apresente impresso o título da aula e peça aos alunos que o expliquem. Vale destacar que o número 2 do título é uma referência à aula anterior, indicando que são aulas complementares.

Materiais complementares

Reportagem trabalhada no plano anterior, disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/06/vacinacao-de-criancas-no-pais-atinge-indice-mais-baixo-em-16-anos.shtml. Acesso em 16 de agosto de 2018.

Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/interpretacao-de-leitura Acesso em 26 de outubro de 2018.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos