Plano de aula: Produção de resenha crítica oral

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo Oralidade. Esta aula pressupõe que os alunos conheçam o gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica e tenham feito o planejamento da resenha crítica sobre algum produto dirigido ao público infantil (livro, filme, série, programa de televisão), proposto na aula anterior. Caso não tenha feito o planejamento, é necessário fazê-lo. O foco desta aula é a performance oral dos alunos que farão a gravação, em vídeo ou áudio, da resenha crítica planejada na aula anterior. É importante que, antecipadamente, professor e alunos pensem em que espaço da escola será feita a gravação, preferencialmente em local e horário sem muitos ruídos que possam interferir no áudio da gravação. A atividade de gravar um vídeo ou áudio com a resenha crítica de um produto dirigido ao público infantil (livro, brinquedo, filme, série) propicia ao aluno a utilização do texto oral em situações comunicativas comuns fora da escola, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico do aluno ao expressar opinião e argumentar a respeito da qualidade (ou falta de qualidade) do produto resenhado. Para fazer a gravação, os alunos colocarão em prática os conhecimentos adquiridos com base nas observações feitas nos vídeos assistidos, como aspectos paralinguísticos (tom de voz, ritmo da fala, pausas, risos, suspiros) e aspectos cinésicos (postura corporal, gestos, expressões faciais), responsáveis pela construção do sentido de textos orais.

Materiais necessários:

Celular ou câmera para gravar os vídeos.

Gravador de voz, se optar por gravação em aúdio.

Materiais necessários para compor o cenário e o figurino do apresentador, conforme as escolhas feitas no planejamento que foi desenvolvido na aula anterior.

Informações sobre o gênero: Resenha crítica é um texto argumentativo em que o autor apresenta o material resenhado, faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. A resenha crítica pode ser apresentada na modalidade escrita ou oral da língua. A resenha crítica oral geralmente é publicada em vlogs. Há vlogs que apresentam críticas a filme, livro, programa de TV. Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que o autor fala de assuntos variados e depois o vlogueiro ou vlogger hospeda o vídeo em sites na internet. O trabalho com gêneros orais na escola é fundamental para que o aluno compreenda os diferentes contextos e situações sociais em que se produzem textos orais, desde textos informais como pedido de informações, rodas de conversa, até os mais formais, como seminários. Assim como os textos escritos, os gêneros apresentados em meio de produção sonoro apresentam uma comunicação multimodal, como tons da fala, expressões faciais, gestos, direção do olhar, indispensáveis à construção do sentido do texto oral.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ficar inibidos diante da câmera e apresentar dificuldade para falar. Pode ser necessário repetir a gravação de vídeos ou áudios em que algum aluno pare de falar durante a gravação ou fique muito ansioso e não consiga terminar o texto.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em: 15/9/2018.

MARCUSCHI, Beth. Avaliação em língua portuguesa: contribuições para prática pedagógica/organizado por Beth Marcuschi e Lívia Suassuna. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 144 p., disponível em:

http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf. Acesso em: 6/11/2018.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Fala e escrita/Luiz Antonio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 208 p., disponível em:

http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf. Acesso em: 1º/11/2018.

ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor/Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006. 60 p., disponível em:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2013%20Relacoes_Fala_Escrita.pdf. Acesso em: 30/10/208.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Organize os alunos em duplas (as mesmas que planejaram a resenha crítica) para que possam dar continuidade ao trabalho iniciado no planejamento
    (Aula 11).
  • Explique aos alunos que nesta aula eles farão a gravação da resenha crítica.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos