Atividade para impressão - Tabela - LPO5_01SQA15
Plano de Aula
Plano de aula: Revisão e edição de texto (Resenha crítica)
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosemary Silva
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Revisão e edição de texto (Resenha crítica)
Finalidade da aula: Reler e revisar o texto produzido para corrigi-lo e adequá-lo às características do gênero estudado, editando e formatando a versão final do mesmo
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resenha crítica
Objeto(s) do conhecimento: Revisão de textos / Edição de textos
Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP06, EF15LP07
Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).
O foco desta aula é a edição, revisão e formatação da primeira versão da resenha crítica produzida na aula anterior (P14).
A atividade de edição do texto envolve a verificação da adequação do texto ao público-alvo, o aprimoramento da estrutura composicional do texto e o aprimoramento da escrita das frases. Nesse momento cada dupla retomará o texto produzido na aula anterior e verificará a necessidade de fazer eliminações, substituições, inversões e acréscimos de palavras ou trechos com o objetivo de deixar o texto bem escrito, sem contradições e com bom desenvolvimento de ideias. A atividade de revisão visa garantir um texto escrito corretamente, de acordo com a norma culta da língua portuguesa, considerando aspectos ortográficos e gramaticais. A atividade de formatação (ou diagramação) tem o objetivo de garantir um texto mais atraente para os leitores; o aluno, autor, faz os ajustes finais à versão final do texto. As atividades de edição, revisão e formatação são etapas do processo de produção escrita e possibilitam o aprimoramento do texto.
Materiais necessários:
Resenha crítica produzida na aula anterior (P14). Planejamento da resenha crítica feito no P13.
Informações sobre o gênero:
A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldade para identificar trechos que necessitam de edição e revisão. Podem também apresentar dificuldade para organizar a formatação do texto.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 04/12/2018.
CASSANY, Daniel. Decálogo do ensino da produção de textos. Glosas Didácticas - Revista Eletrónica Internacional de Didáctica de las Lenguas y sus Culturas, nº 04, 2001.
https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1. Acesso em 16/12/2018.
DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
LEAL, Telma Ferraz e BRANDÃO, Ana Carolina P. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.
NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.