Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de resenha crítica escrita
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica, e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada e autônoma). O foco desta aula é o planejamento de resenha crítica escrita, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/ para quem escreve); a finalidade ou o propósito do texto (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema.
Esta aula pressupõe que os alunos tenham conhecimento sobre o gênero resenha crítica, como a forma de composição do gênero (apresentação do material a ser resenhado, argumentos favoráveis e desfavoráveis e indicação/refutação do produto objeto da resenha crítica) e sobre a importância da argumentação na persuasão do leitor. O aluno necessitará mobilizar esses conhecimentos para planejar e produzir sua resenha crítica escrita, construir argumentos para defender sua opinião sobre o produto resenhado e organizar seu texto atendendo à estrutura composicional própria desse gênero.
Materiais necessários:
Telão e computador para apresentar a proposta aos alunos. Na falta desses equipamentos, é possível desenvolver a proposta desta aula utilizando o quadro da sala de aula. Os alunos podem registrar seu planejamento no caderno ou em folhas de fichário.
Informações sobre o gênero:
A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldade para organizar a sequência da argumentação na resenha crítica e para planejar o texto considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/ para quem escreve); a finalidade ou o propósito do texto (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto) e a linguagem a ser utilizada.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 27/11/2018.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
LEAL, T. F. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental / (org) por Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Brandão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 152p. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.
NÓBREGA, M. J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em:
http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias durante o desenvolvimento da atividade.
- Explique aos alunos que, nesta aula, eles farão o planejamento de uma resenha crítica escrita sobre algum livro infantil ou infantojuvenil para ser afixada nos diferentes espaços de circulação da escola com o objetivo de oferecer subsídios para a comunidade escolar decidir-se a respeito de conhecer ou não as obras resenhadas.
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