
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica, e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada e autônoma). O foco desta aula é o planejamento de resenha crítica escrita, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/ para quem escreve); a finalidade ou o propósito do texto (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema.
Esta aula pressupõe que os alunos tenham conhecimento sobre o gênero resenha crítica, como a forma de composição do gênero (apresentação do material a ser resenhado, argumentos favoráveis e desfavoráveis e indicação/refutação do produto objeto da resenha crítica) e sobre a importância da argumentação na persuasão do leitor. O aluno necessitará mobilizar esses conhecimentos para planejar e produzir sua resenha crítica escrita, construir argumentos para defender sua opinião sobre o produto resenhado e organizar seu texto atendendo à estrutura composicional própria desse gênero.
Materiais necessários:
Telão e computador para apresentar a proposta aos alunos. Na falta desses equipamentos, é possível desenvolver a proposta desta aula utilizando o quadro da sala de aula. Os alunos podem registrar seu planejamento no caderno ou em folhas de fichário.
Informações sobre o gênero:
A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldade para organizar a sequência da argumentação na resenha crítica e para planejar o texto considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/ para quem escreve); a finalidade ou o propósito do texto (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto) e a linguagem a ser utilizada.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 27/11/2018.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
LEAL, T. F. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental / (org) por Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Brandão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 152p. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.
NÓBREGA, M. J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em:
http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Se a escola tiver um blog ou site, os alunos poderão divulgar a resenha crítica escrita no ambiente digital também, se desejarem. Nesse caso, a situação comunicativa mudará, pois o grupo de possíveis leitores não ficará restrito à comunidade escolar; atente para o fato de que, mudando a situação comunicativa, os alunos deverão levar em conta essa modificação no momento de produzirem o texto.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário:
Canal de comunicação: WhatsApp.
- Opcionais:
Ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meets e Hangouts;
Livros infantis e infantojuvenis em PDF.
Introdução: Resenha crítica escrita
Encaminhe para os alunos uma orientação sobre a atividade do dia por meio de vídeo, áudio ou mensagem de texto. Retome o conceito de resenha crítica e a função da argumentação. Explicite para os alunos que eles deverão planejar a produção de uma resenha escrita. Solicite que tenham em mãos suas notas sobre resenha crítica. Caso você não esteja usando a sequência completa, envie aos alunos uma pequena síntese, em texto ou em vídeo, sobre a resenha crítica, dando ênfase ao papel da argumentação.
Desenvolvimento
Nas orientações, ressalte a importância do planejamento do texto para garantir uma boa produção. Siga as orientações do Desenvolvimento do plano. Envie aos alunos o roteiro do planejamento do texto, proposto no Desenvolvimento do plano de aula, e complemente-o com as orientações que explicam cada tópico. Caso seja possível, pode realizar uma chamada de vídeo com os alunos, usando ferramentas como WhatsApp, Google Meets ou outra de sua preferência, para dialogar com a turma e orientá-la sobre o planejamento o texto. Proponha que cada aluno escolha um livro de literatura infantil ou infatojuvenil de sua preferência para escrever a resenha. É indicado que o professor envie algumas possibilidades de livros em PDF, antecipadamente, para que os alunos tenham opções para escolha, uma vez que esse recurso pode ser limitado em suas casas. Oriente os alunos a planejar o texto preenchendo o roteiro de planejamento do texto proposto no slide do Desenvolvimento do plano de aula. Proponha que guardem o planejamento do texto para usar durante a produção.
Fechamento
Proponha aos alunos que escrevam uma nota sobre o que aprenderam sobre o planejamento para a produção de uma resenha escrita. Os alunos podem enviar a nota ao professor, para que seja usada como dispositivo de avaliação formativa.
Convite às famílias
Proponha aos alunos quem convidem seus familiares para ler juntos o livro que será resenhado. É uma boa situação para contribuir com a rotina familiar e ajudar o aluno a recuperar o conteúdo do texto que irá resenhar.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosemary Silva
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Planejamento de resenha crítica escrita
Finalidade da aula: Planejar uma resenha crítica, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade, o propósito, a circulação, o suporte, a linguagem, organização e forma do texto
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resenha crítica
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica, e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada e autônoma). O foco desta aula é o planejamento de resenha crítica escrita, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/ para quem escreve); a finalidade ou o propósito do texto (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema.
Esta aula pressupõe que os alunos tenham conhecimento sobre o gênero resenha crítica, como a forma de composição do gênero (apresentação do material a ser resenhado, argumentos favoráveis e desfavoráveis e indicação/refutação do produto objeto da resenha crítica) e sobre a importância da argumentação na persuasão do leitor. O aluno necessitará mobilizar esses conhecimentos para planejar e produzir sua resenha crítica escrita, construir argumentos para defender sua opinião sobre o produto resenhado e organizar seu texto atendendo à estrutura composicional própria desse gênero.
Materiais necessários:
Telão e computador para apresentar a proposta aos alunos. Na falta desses equipamentos, é possível desenvolver a proposta desta aula utilizando o quadro da sala de aula. Os alunos podem registrar seu planejamento no caderno ou em folhas de fichário.
Informações sobre o gênero:
A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldade para organizar a sequência da argumentação na resenha crítica e para planejar o texto considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/ para quem escreve); a finalidade ou o propósito do texto (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto) e a linguagem a ser utilizada.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 27/11/2018.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
LEAL, T. F. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental / (org) por Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Brandão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 152p. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.
NÓBREGA, M. J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em:
http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: