Plano de aula: Produção de resenha crítica escrita

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica, e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada). O foco desta aula é a produção de uma resenha crítica escrita, utilizando o planejamento feito na aula anterior (P13). Nesta aula é necessário utilizar a tabela elaborada no planejamento da resenha crítica (P13).

Para escrever a resenha crítica é necessário que as duplas articulem as ideias registradas no planejamento e utilizem seus conhecimentos linguísticos para construir um texto coerente, respeitando a organização interna de uma resenha crítica para produzir a primeira versão do texto.

Segundo DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F., em seu livro Produção escrita e dificuldades de aprendizagem, há operações centrais na produção textual: contextualização (adaptação à situação comunicativa); desenvolvimento dos conteúdos temáticos em função do gênero (elaboração e tratamento dos conteúdos temáticos); planificação (organização do texto em partes ao mesmo tempo separadas e articuladas); textualização (utilização dos recursos da língua, como pontuação, parágrafos, organizadores textuais, marcadores coesivos); releitura, revisão e reescrita de textos (momento em que o autor retoma o texto para melhorá-lo). Para produzir a resenha crítica planejada, as operações em foco são planificação e textualização.

Materiais necessários:

Planejamento de resenha crítica escrita feito na aula anterior - P13.

Caderno ou folhas de fichário para escrever o texto.

Informações sobre o gênero:

A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para organizar o texto considerando o que foi planejado.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 27/11/2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, T. F. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental / (org) por Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Brandão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 152p. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.

NÓBREGA, M. J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em:

http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.

Tema da aula

Orientações:

• Organize os alunos em duplas (as mesmas duplas que fizeram o planejamento) para facilitar a troca de ideias durante a produção da resenha crítica.
  • Explique aos alunos que nesta aula eles utilizarão a tabela de planejamento da resenha crítica, elaborada na aula anterior, para produzir o texto.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos