Plano de Aula

Plano de aula: Produção de resenha crítica escrita

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica, e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada). O foco desta aula é a produção de uma resenha crítica escrita, utilizando o planejamento feito na aula anterior (P13). Nesta aula é necessário utilizar a tabela elaborada no planejamento da resenha crítica (P13).

Para escrever a resenha crítica é necessário que as duplas articulem as ideias registradas no planejamento e utilizem seus conhecimentos linguísticos para construir um texto coerente, respeitando a organização interna de uma resenha crítica para produzir a primeira versão do texto.

Segundo DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F., em seu livro Produção escrita e dificuldades de aprendizagem, há operações centrais na produção textual: contextualização (adaptação à situação comunicativa); desenvolvimento dos conteúdos temáticos em função do gênero (elaboração e tratamento dos conteúdos temáticos); planificação (organização do texto em partes ao mesmo tempo separadas e articuladas); textualização (utilização dos recursos da língua, como pontuação, parágrafos, organizadores textuais, marcadores coesivos); releitura, revisão e reescrita de textos (momento em que o autor retoma o texto para melhorá-lo). Para produzir a resenha crítica planejada, as operações em foco são planificação e textualização.

Materiais necessários:

Planejamento de resenha crítica escrita feito na aula anterior - P13.

Caderno ou folhas de fichário para escrever o texto.

Informações sobre o gênero:

A resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo, série, jogos) para persuadir o leitor. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para organizar o texto considerando o que foi planejado.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 27/11/2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, T. F. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental / (org) por Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Brandão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 152p. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 24/11/2018.

NÓBREGA, M. J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras - Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, 2011, disponível em:

http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/viewFile/3/2. Acesso em 25/11/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas (as mesmas duplas que fizeram o planejamento) para facilitar a troca de ideias durante a produção da resenha crítica.
  • Explique aos alunos que nesta aula eles utilizarão a tabela de planejamento da resenha crítica, elaborada na aula anterior, para produzir o texto.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos