Plano de aula: Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica, prática e linguagem Análise Linguística/Semiótica. O foco desta aula é que o aluno reconheça os recursos linguísticos e discursivos que constituem o gênero resenha crítica, com foco na forma de composição do texto, para que possa utilizar esses recursos quando for produzir sua resenha crítica.

Apresente o texto em seu suporte real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola.

Materiais necessários:

Telão e computador com acesso à internet.

Texto impresso, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet na sala de aula ou na sala de informática.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica trabalhada nesta aula é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso a edição da revista Turma da Mônica Jovem - Bullying - Turma da Mônica Jovem #45), faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto, com o objetivo de convencer o leitor (no caso da resenha crítica escrita) ou espectador (no caso da resenha crítica oral) a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Esta resenha crítica, gênero textual argumentativo do campo jornalístico, permite que os leitores tenham acesso a uma visão crítica de um produto cultural contribui para que os alunos possam efetivar sua participação na sociedade letrada por meio do desenvolvimento de um olhar mais crítico sobre os produtos culturais disponíveis.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão do texto e na compreensão da forma de composição desse gênero textual. Também podem apresentar dificuldade para localizar no texto os argumentos utilizados pelo autor para convencer o leitor sobre a qualidade da edição da revista objeto da resenha.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>. Acesso em 02/09/2018

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196. Acesso em 28/08/2018

MORAIS,A.G.;SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006. Disponível em:

http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 30/08/2018

Tema da aula

Orientações:

• Organize os alunos em grupos de 4 alunos para facilitar a troca de ideias entre eles sobre o texto e a negociação de respostas na resolução da atividade.
  • Explique aos alunos que nesta aula eles vão aprender um pouco mais sobre o gênero resenha crítica. Esta pressupõe que os alunos conheçam esse gênero textual e que já tenham lido outras resenhas críticas. Mas se você não estiver utilizando os planos na sequência, converse com os alunos sobre esse gênero textual. O texto desta é aula é Bullying – Turma da Mônica Jovem #45.

Materiais complementares:

Fonte: Bullying – Turma da Mônica Jovem #45, Luiz Santiago, publicado em Plano Crítico, disponível em:

http://www.planocritico.com/critica-bullying-tmj-45/. Acesso em 15 de julho de 2018.

Clique aqui para imprimir o texto.

Clique aqui para imprimir a atividade.

Clique aqui para imprimir a resolução da atividade.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos