Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica, prática e linguagem Análise Linguística/Semiótica. O foco desta aula é que o aluno reconheça os recursos linguísticos e discursivos que constituem o gênero resenha crítica, com foco na forma de composição do texto, para que possa utilizar esses recursos quando for produzir sua resenha crítica.
Apresente o texto em seu suporte real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola.
Materiais necessários:
Telão e computador com acesso à internet.
Texto impresso, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet na sala de aula ou na sala de informática.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica trabalhada nesta aula é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso a edição da revista Turma da Mônica Jovem - Bullying - Turma da Mônica Jovem #45), faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto, com o objetivo de convencer o leitor (no caso da resenha crítica escrita) ou espectador (no caso da resenha crítica oral) a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Esta resenha crítica, gênero textual argumentativo do campo jornalístico, permite que os leitores tenham acesso a uma visão crítica de um produto cultural contribui para que os alunos possam efetivar sua participação na sociedade letrada por meio do desenvolvimento de um olhar mais crítico sobre os produtos culturais disponíveis.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão do texto e na compreensão da forma de composição desse gênero textual. Também podem apresentar dificuldade para localizar no texto os argumentos utilizados pelo autor para convencer o leitor sobre a qualidade da edição da revista objeto da resenha.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>. Acesso em 02/09/2018
KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196. Acesso em 28/08/2018
MORAIS,A.G.;SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006. Disponível em:
http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 30/08/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em grupos de 4 alunos para facilitar a troca de ideias entre eles sobre o texto e a negociação de respostas na resolução da atividade.
- Explique aos alunos que nesta aula eles vão aprender um pouco mais sobre o gênero resenha crítica. Esta pressupõe que os alunos conheçam esse gênero textual e que já tenham lido outras resenhas críticas. Mas se você não estiver utilizando os planos na sequência, converse com os alunos sobre esse gênero textual. O texto desta é aula é Bullying – Turma da Mônica Jovem #45.
Materiais complementares:
Fonte: Bullying – Turma da Mônica Jovem #45, Luiz Santiago, publicado em Plano Crítico, disponível em:
http://www.planocritico.com/critica-bullying-tmj-45/. Acesso em 15 de julho de 2018.
Clique aqui para imprimir o texto.
Clique aqui para imprimir a atividade.
Clique aqui para imprimir a resolução da atividade.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Esta aula pressupõe que os alunos já saibam o que é resenha crítica e já tenham lido outras resenhas críticas. Mas se você não estiver utilizando os planos na sequência, converse com os alunos sobre esse gênero textual. A resenha crítica trabalhada nesta aula é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso a edição da revista Turma da Mônica Jovem - Bullying - Turma da Mônica Jovem #45), faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto, com o objetivo de convencer o leitor (no caso da resenha crítica escrita) ou espectador (no caso da resenha crítica oral) a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.
- Mantenha a organização dos alunos em grupos de 4 alunos para facilitar a troca de ideias entre eles sobre o texto e a e a negociação de respostas na resolução da atividade.
- Converse com a turma:
- O que é uma resenha crítica? (Expectativa de resposta: Resenha crítica é um gênero textual em que o autor apresenta um produto (livro, filme, HQ, brinquedo, jogo), faz uma análise e um julgamento do produto e o indica (ou não) ao que leitor que, a partir da leitura da resenha crítica, decide se vai conhecer (ou não), na íntegra o produto resenhado).
- Para que serve esse gênero textual? (Expectativa de resposta: A resenha crítica serve para apresentar uma análise e uma opinião do autor da resenha sobre um filme, livro, jogo, brinquedo, para convencer (ou não) o leitor a conhecer o produto objeto da resenha).
- Como uma resenha crítica é organizada? (Expectativa de resposta: A resenha crítica é organizada com uma apresentação do material resenhado, argumentos favoráveis/desfavoráveis e indicação/refutação do produto).
- Para quem esse texto é escrito? (Expectativa de resposta: A resenha é escrita para pessoas que desejam conhecer um pouco da obra resenhada antes de decidir se vai conhecê-la na íntegra).
- Incentive a participação dos alunos, acolha as respostas e, caso algum aluno dê respostas incorretas, convide outros colegas a complementarem a ideia. É importante os alunos compreenderem que a resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto, com o objetivo de convencer o leitor (resenha crítica escrita) ou espectador (resenha crítica oral) a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Esta resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta o material resenhado, faz uma crítica, e o recomenda ou o rejeita.
Materiais complementares:
Clique aqui para imprimir o texto.
Clique aqui para imprimir a atividade.
Clique aqui para imprimir a resolução da atividade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Distribua o tempo da seguinte maneira no desenvolvimento: 15 minutos para a leitura e síntese oral do texto e 20 minutos para a atividade.
- Mantenha a organização da turma em grupos de 4 alunos para facilitar a troca de ideias entre eles sobre o texto e a negociação de respostas na resolução da atividade.
- Antes da leitura do texto, promova uma breve conversa sobre o assunto do texto que será lido, uma resenha crítica da revista Turma da Mônica Jovem que trata do bullying, disponível em https://www.planocritico.com/critica-bullying-tmj-45/ É importante que os alunos tenham conhecimento do assunto que é tema do texto.
- Pergunte aos alunos:
- Vocês sabem o que é bullying?
- O que você pensa sobre esse assunto?
- Por que é importante histórias dirigidas ao público infanto-juvenil tratarem desse assunto?
- O texto que vocês vão ler foi publicado em outubro de 2012. O que faz com esse assunto, bullying, continue atual?
- Durante essa breve conversa, oriente os alunos que o bullying se caracteriza por agressões intencionais (verbais ou físicas) que ocorrem de forma repetitiva, praticadas por um mais agressores contra um ou mais colegas. Os participantes do bullying são o agressor, a vítima e a plateia (o espectador também participa do bullying, rindo ou fazendo torcida). O desenvolvimento do olhar crítico em relação aos produtos resenhados e a discussão dos assuntos veiculados nos textos lidos promovem um posicionamento crítico diante de problemas da sociedade e uma reflexão sobre a interferência desses problemas na vida de cada um.
- Apresente o texto em seu suporte real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola e peça para os alunos fazerem uma leitura silenciosa do texto.
Materiais complementares:
Fonte: Bullying – Turma da Mônica Jovem #45, Luiz Santiago. disponível em: http://www.planocritico.com/critica-bullying-tmj-45/. Acesso em 15 de julho de 2018
Clique aqui para imprimir a atividade.
Clique aqui para imprimir a resolução da atividade.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a leitura, convide a turma a elaborar, coletivamente, uma síntese oral dos texto.
- Distribua a folha impressa com as atividades ou passe-as no quadro para os alunos copiarem.
- Oriente os alunos a conversarem nos grupos sobre as questões propostas e registrarem suas respostas na folha, se estiver utilizando a atividade impressa, ou no caderno, se passou as questões no quadro. A troca de ideias entre os alunos sobre como podem resolver a atividade proposta propicia que coloquem em prática seus conhecimentos sobre a forma de composição sobre o gênero textual resenha crítica. Enquanto os alunos discutem as possibilidades de resolução da atividade, retomam e sistematizam o que sabem sobre esse gênero textual.
- Enquanto os alunos estiverem fazendo a atividade, circule pelos grupos e verifique se eles compreenderam os enunciados das questões. Caso algum aluno apresente dificuldade, faça perguntas que o ajudem a esclarecer a dúvida. Convide o grupo a contribuir com o colega para que todos concluam a atividade, pois esse momento também permite o desenvolvimento e o exercício do espírito colaborativo na construção do conhecimento. É muito importante que os grupos sejam acompanhados pelo professor que tem o papel fundamental de orientar e mediar a aprendizagem.
- Assim que os grupos concluírem a atividade, promova um momento de socialização das respostas dos grupos. Esse momento é uma oportunidade de troca, de aprendizagem com o outro, de conscientização de que todos podem aprender e contribuir para enriquecer o conhecimento do outro, com a mediação do professor.
Materiais complementares:
Fonte: Bullying – Turma da Mônica Jovem #45, Luiz Santiago. disponível em: http://www.planocritico.com/critica-bullying-tmj-45/. Acesso em 15 de julho de 2018
Clique aqui para imprimir o texto.
Clique aqui para imprimir a atividade.
Clique aqui para imprimir a resolução da atividade.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a leitura, convide a turma a elaborar, coletivamente, uma síntese oral dos texto.
- Distribua a folha impressa com as atividades ou passe-as no quadro para os alunos copiarem.
- Oriente os alunos a conversarem nos grupos sobre as questões propostas e registrarem suas respostas na folha, se estiver utilizando a atividade impressa, ou no caderno, se passou as questões no quadro. A troca de ideias entre os alunos sobre como podem resolver a atividade proposta propicia que coloquem em prática seus conhecimentos sobre a forma de composição sobre o gênero textual resenha crítica. Enquanto os alunos discutem as possibilidades de resolução da atividade, retomam e sistematizam o que sabem sobre esse gênero textual.
- Enquanto os alunos estiverem fazendo a atividade, circule pelos grupos e verifique se eles compreenderam os enunciados das questões. Caso algum aluno apresente dificuldade, faça perguntas que o ajudem a esclarecer a dúvida. Convide o grupo a contribuir com o colega para que todos concluam a atividade, pois esse momento também permite o desenvolvimento e o exercício do espírito colaborativo na construção do conhecimento. É muito importante que os grupos sejam acompanhados pelo professor que tem o papel fundamental de orientar e mediar a aprendizagem.
- Assim que os grupos concluírem a atividade, promova um momento de socialização das respostas dos grupos. Esse momento é uma oportunidade de troca, de aprendizagem com o outro, de conscientização de que todos podem aprender e contribuir para enriquecer o conhecimento do outro, com a mediação do professor.
Materiais complementares:
Fonte: Bullying – Turma da Mônica Jovem #45, Luiz Santiago. disponível em: http://www.planocritico.com/critica-bullying-tmj-45/. Acesso em 15 de julho de 2018
Clique aqui para imprimir o texto.
Clique aqui para imprimir a atividade.
Clique aqui para imprimir a resolução da atividade.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a leitura, convide a turma a elaborar, coletivamente, uma síntese oral dos texto.
- Distribua a folha impressa com as atividades ou passe-as no quadro para os alunos copiarem.
- Oriente os alunos a conversarem nos grupos sobre as questões propostas e registrarem suas respostas na folha, se estiver utilizando a atividade impressa, ou no caderno, se passou as questões no quadro. A troca de ideias entre os alunos sobre como podem resolver a atividade proposta propicia que coloquem em prática seus conhecimentos sobre a forma de composição sobre o gênero textual resenha crítica. Enquanto os alunos discutem as possibilidades de resolução da atividade, retomam e sistematizam o que sabem sobre esse gênero textual.
- Enquanto os alunos estiverem fazendo a atividade, circule pelos grupos e verifique se eles compreenderam os enunciados das questões. Caso algum aluno apresente dificuldade, faça perguntas que o ajudem a esclarecer a dúvida. Convide o grupo a contribuir com o colega para que todos concluam a atividade, pois esse momento também permite o desenvolvimento e o exercício do espírito colaborativo na construção do conhecimento. É muito importante que os grupos sejam acompanhados pelo professor que tem o papel fundamental de orientar e mediar a aprendizagem.
- Assim que os grupos concluírem a atividade, promova um momento de socialização das respostas dos grupos. Esse momento é uma oportunidade de troca, de aprendizagem com o outro, de conscientização de que todos podem aprender e contribuir para enriquecer o conhecimento do outro, com a mediação do professor.
Materiais complementares:
Fonte: Bullying – Turma da Mônica Jovem #45, Luiz Santiago. disponível em: http://www.planocritico.com/critica-bullying-tmj-45/. Acesso em 15 de julho de 2018
Clique aqui para imprimir o texto.
Clique aqui para imprimir a atividade.
Clique aqui para imprimir a resolução da atividade.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça para os alunos trocarem ideias com os colegas do grupo e registrarem no caderno o que aprenderam sobre a resenha crítica a fim de consolidar o conhecimento sobre a forma de composição do gênero resenha crítica e dos recursos linguísticos e discursivos que o constituem, como a escolha do vocabulário, a pontuação, a linguagem utilizada, a forma de organização do texto. Esta aula tem foco na forma de composição do gênero resenha crítica, por isso espera-se que os alunos tenham compreendido que o autor desse gênero faz uma apresentação do produto resenhado, escolhe palavras que considera adequadas para expressar sua opinião, faz uma avaliação do produto e indica ou refuta o material resenhado para que o leitor do texto decida se vale a pena conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.
- É importante que aula aula tenha uma finalização, pois é uma oportunidade para que os alunos retomem e expressem o que aprenderam. O registro da aprendizagem é importante o aluno para sistematizar o conhecimento adquirido e contribui para que esse conhecimento possa ser acionado no momento da produção de resenhas críticas.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Texto para leitura, disponível aqui;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais:
Ferramentas de videoconferência, como Google Meets, Hangouts, WhatsApp etc.
Introdução: Resenha crítica: que gênero textual é esse?
Envie aos alunos, pelo whatsApp ou por e-mail, uma orientação em texto, áudio ou vídeo, solicitando que escrevam ou gravem um áudio sobre o que sabem a respeito de resenhas críticas. Para isso, utilize as questões da Introdução da aula. Outra possibilidade é realizar uma chamada de vídeo com os alunos, usando ferramentas como Google Meets, Hangouts, WhatsApp ou outra de sua preferência. Na videochamada, lance as questões e possibilite que os alunos exponham seus conhecimentos sobre o gênero. Aproveite para ajustar possíveis ideias equivocadas dos alunos. Você também pode aproveitar esse momento e orientar a atividade do Desenvolvimento da aula.
Desenvolvimento:
Envie aos alunos, na orientação da atividade, as questões iniciais do Desenvolvimento do plano, e solicite que reflitam sobre as questões, podendo anotar as respostas no caderno. Envie o texto e a atividade, e oriente-os a ler o texto e resolver a atividade. Caso os alunos tenham acesso à internet, organize duplas para que possam dialogar sobre a atividade pelo WhatsApp, de modo a oportunizar uma interação entre eles.
Fechamento: O que não pode faltar em uma resenha crítica?
Solicite aos alunos que, após concluírem a atividade, relembrem tudo o que já aprenderam sobre resenha crítica e escrevam uma nota em seus cadernos: o que não pode faltar em uma resenha crítica? Solicite que os alunos encaminhem a foto da nota pelo WhatsApp e circule entre os alunos da turma, para que haja interação e eles possam avançar com a ajuda dos colegas.
Convite às famílias
Que tal sugerir aos alunos que compartilhem suas aprendizagens com seus familiares? Oriente-os a ler suas notas para alguém da família, contando o que está aprendendo sobre resenha crítica.