Plano de Aula

Plano de aula: Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica. Nesta aula o foco é que o aluno reconheça, no processo de leitura, os recursos linguísticos e discursivos que constituem o gênero resenha crítica para que, posteriormente, possa empregá-los adequadamente nas resenhas críticas que produzirá. Ler, compreender, produzir resenha crítica é importante para que o aluno participe ativamente da sociedade letrada. A leitura de resenha crítica possibilita conhecer a opinião de alguém sobre o produto resenhado e orienta a escolha de assistir ou não a um filme ou espetáculo, a ler ou não um livro, enfim, a consumir ou não determinado produto cultural.

Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:

<https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica>. Acesso em 05 de setembro de 2018.

Materiais necessários:

Telão e computador com acesso à internet.

Texto impresso, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet na sala de aula ou na sala de informática.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica utilizada nesta aula é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso, o filme Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim), faz uma crítica, e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão do texto e na compreensão da forma de composição desse gênero textual.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez. 2007. Disponível em:

<https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196>

MORAIS,A.G.; SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Disponível em:

<http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em 30/08/2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que nesta aula eles aprenderão mais sobre esse gênero textual resenha crítica. Nesta aula será utilizada a resenha crítica Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim.

Materiais complementares:

Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:

https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica. Acesso em 05 de setembro de 2018.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos