Plano de Aula

Plano de aula: Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica. Nesta aula o foco é que o aluno reconheça, no processo de leitura, os recursos linguísticos e discursivos que constituem o gênero resenha crítica para que, posteriormente, possa empregá-los adequadamente nas resenhas críticas que produzirá. Ler, compreender, produzir resenha crítica é importante para que o aluno participe ativamente da sociedade letrada. A leitura de resenha crítica possibilita conhecer a opinião de alguém sobre o produto resenhado e orienta a escolha de assistir ou não a um filme ou espetáculo, a ler ou não um livro, enfim, a consumir ou não determinado produto cultural.

Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:

<https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica>. Acesso em 05 de setembro de 2018.

Materiais necessários:

Telão e computador com acesso à internet.

Texto impresso, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet na sala de aula ou na sala de informática.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica utilizada nesta aula é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso, o filme Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim), faz uma crítica, e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão do texto e na compreensão da forma de composição desse gênero textual.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez. 2007. Disponível em:

<https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196>

MORAIS,A.G.; SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Disponível em:

<http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em 30/08/2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que nesta aula eles aprenderão mais sobre esse gênero textual resenha crítica. Nesta aula será utilizada a resenha crítica Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim.

Materiais complementares:

Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:

https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica. Acesso em 05 de setembro de 2018.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos