Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica. Nesta aula o foco é que o aluno reconheça, no processo de leitura, os recursos linguísticos e discursivos que constituem o gênero resenha crítica para que, posteriormente, possa empregá-los adequadamente nas resenhas críticas que produzirá. Ler, compreender, produzir resenha crítica é importante para que o aluno participe ativamente da sociedade letrada. A leitura de resenha crítica possibilita conhecer a opinião de alguém sobre o produto resenhado e orienta a escolha de assistir ou não a um filme ou espetáculo, a ler ou não um livro, enfim, a consumir ou não determinado produto cultural.
Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:
<https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica>. Acesso em 05 de setembro de 2018.
Materiais necessários:
Telão e computador com acesso à internet.
Texto impresso, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet na sala de aula ou na sala de informática.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica utilizada nesta aula é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso, o filme Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim), faz uma crítica, e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão do texto e na compreensão da forma de composição desse gênero textual.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>.
KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez. 2007. Disponível em:
<https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196>
MORAIS,A.G.; SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Disponível em:
<http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em 30/08/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que nesta aula eles aprenderão mais sobre esse gênero textual resenha crítica. Nesta aula será utilizada a resenha crítica Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim.
Materiais complementares:
Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:
https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica. Acesso em 05 de setembro de 2018.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias entre os alunos e a argumentação nos momentos em que necessitarem decidir por uma das opções de respostas.
- Retome com os alunos o que eles já sabem sobre resenha crítica. Essa aula pressupõe que os alunos já conhecem o gênero resenha crítica. Se você estiver utilizando os planos em sequência, retome o que já foi estudado nas aulas anteriores sobre esse gênero textual. Se você não utilizou os planos anteriores, explique aos alunos que esta resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso o filme Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim), faz uma crítica, e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.
- Explique para os alunos que, nesta aula, será aprofundado o estudo de como a resenha crítica é organizada.
- Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola e possam compreender melhor sua função social. Aproveite o momento para explorar com os alunos os elementos da página web: ícones de redes sociais, menu superior que apresenta caminhos para outras possíveis leituras, como navegar por outros assuntos, imagens, publicidade, resenhas críticas de outros produtos (séries e TV, HQs e livros, músicas, livros), linha de endereço do site. É importante que os alunos vivenciem as possibilidades de percurso de leitura que o texto em ambiente digital oferece.
5. Peça que os alunos leiam as informações que aparecem neste slide. Pergunte-lhes:
- O que vocês imaginam encontrar no texto?
- O título principal e o título auxiliar nos dão alguma pista sobre a opinião da autora a respeito do filme? Quais pistas? A expressão “une com sucesso” sugere que a autora vai apresentar opinião favorável ao filme.
6. Convide os alunos a lerem silenciosamente o texto.
Materiais complementares:
Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:
https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica
Clique aqui para imprimir o texto.
Clique aqui para imprimir as atividades.
Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Distribua o tempo da seguinte maneira, no desenvolvimento: 15 minutos para a leitura e a discussão do texto e 20 minutos para a realização das atividades e socialização das respostas.
- Mantenha a organização dos alunos em duplas para facilitar a troca de ideias entre os alunos e a argumentação nos momentos em que necessitarem decidir por uma das opções de respostas.
- Apresente o texto em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato, na escola, com o texto em seu meio de circulação fora da escola e poderão compreender melhor sua função social. O texto está disponível em https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica
- Peça para que os alunos façam a leitura silenciosa do texto. A leitura silenciosa possibilita que o aluno exercite sua capacidade de concentração, imprima seu ritmo à leitura, releia trechos que considerar necessário, grife trechos que considerar importantes, dialogue com o texto e lhe atribua sentido.
- Após a leitura, promova uma discussão coletiva do texto e oriente:
- Observação da parte em que a autora descreve o filme resenhado e a identificação das informações que aparecem nessa parte (nome do filme, nome do diretor do filme, breve resumo do filme).
- Observação das partes em que a autora faz comentários sobre a resenha crítica e identificação das palavras utilizadas para avaliar o filme, como “consegue divertir os pequenos”, “servem muito bem para entreter os adultos”, “destaque positivo”, “o afinco com o qual o filme foi feito”, “há muita criatividade”, “é um contraponto interessante, que faz sentido”, renova o interesse das crianças”, “o som é um ponto positivo”.
- Identificação de elementos do filme que receberam da autora avaliação positiva (produção, animação, som, elementos de detetive) e trechos que receberam avaliação negativa (“trilha sonora destoa muito do filme e a música parece querer forçar uma diversão”, “alta”, animada demais e usada em momentos estranhos”) .
- Como a autora finaliza, se recomenda ou não o filme.
- Quem são os possíveis leitores da resenha?
- Para que serve a resenha crítica?
- Após a discussão, diga aos alunos que, baseados nessa discussão, eles farão uma atividade escrita.
- Entregue a folha de atividade aos alunos ou passe-as no quadro para eles copiarem no caderno.
- Durante a realização da atividade, circule pela sala e observe como os alunos estão desenvolvendo a atividade. Dê um tempo para que as duplas troquem ideias e façam seus registros, circule pela sala e acompanhe o trabalho das duplas durante a realização das atividades. Se perceber que há alunos com dificuldade para realizar a atividade, faça perguntas que os ajudem a chegar ao entendimento. Retome com esses alunos tópicos discutidos após a leitura.
- Cheque o tipo de dúvida do aluno: falta de entendimento da comanda da atividade, falta de entendimento do texto, falta de entendimento de como o texto se organiza, não diferencia o que é apresentar do que é avaliar o filme. Conhecer o tipo de dúvida é importante para o professor realizar a intervenção adequada e também muito importante para o aluno ter consciência do seu processo de aprendizagem e da necessidade do que pode fazer para avançar no desenvolvimento de suas competências: ler mais vezes o texto, reler o enunciado da atividade, trocar ideias com os colegas sobre o texto e a atividade, solicitar ajuda ao professor.
- Promova um momento para que os alunos socializem suas respostas com a turma. Nesse momento, convide-os a fazerem comparação das respostas e identificar aquelas que apresentam todas as informações necessárias, com uma linguagem conceitual e não descritiva.
- Oriente as duplas que fizeram respostas incompletas a acrescentarem o que falta, com base nas respostas socializadas. Esse momento propicia o desenvolvimento da habilidade de elaborar respostas bem planejadas e refletidas com base no trabalho coletivo, além de demonstrar o reconhecimento dos recursos linguísticos e discursivos do gênero resenha crítica, para empregá-los no momento de produção desse gênero textual. A revisão das respostas a partir das contribuições dos colegas amplia o conhecimento da turma sobre o gênero textual em estudo, encoraja o aluno a contribuir com o grupo, a oferecer e aceitar sugestões, a compreender a importância da troca de ideias para que todos se desenvolvam pessoal e intelectualmente. A socialização promove o desenvolvimento de uma postura ativa diante da aprendizagem, além de propiciar o desenvolvimento de uma postura ética, colaborativa, empática entre os alunos.
Materiais complementares:
Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:
https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica. Acesso em 05 de setembro de 2018
Clique aqui para imprimir as atividades.
Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua o tempo da seguinte maneira, no desenvolvimento: 15 minutos para a leitura e a discussão do texto e 20 minutos para a realização das atividades e socialização das respostas.
- Mantenha a organização dos alunos em duplas para facilitar a troca de ideias entre os alunos e a argumentação nos momentos em que necessitarem decidir por uma das opções de respostas.
- Apresente o texto em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato, na escola, com o texto em seu meio de circulação fora da escola e poderão compreender melhor sua função social.
- Peça para que os alunos façam a leitura silenciosa do texto. A leitura silenciosa possibilita que o aluno exercite sua capacidade de concentração, imprima seu ritmo à leitura, releia trechos que considerar necessário, grife trechos que considerar importantes, dialogue com o texto e lhe atribua sentido.
- Após a leitura, promova uma discussão coletiva do texto e oriente:
- Observação da parte em que a autora descreve o filme resenhado e a identificação das informações que aparecem nessa parte (nome do filme, nome do diretor do filme, breve resumo do filme).
- Observação das partes em que a autora faz comentários sobre a resenha crítica e identificação das palavras utilizadas para avaliar o filme, como “consegue divertir os pequenos”, “servem muito bem para entreter os adultos”, “destaque positivo”, “o afinco com o qual o filme foi feito”, “há muita criatividade”, “é um contraponto interessante, que faz sentido”, renova o interesse das crianças”, “o som é um ponto positivo”.
- Identificação de elementos do filme que receberam da autora avaliação positiva (produção, animação, som, elementos de detetive) e trechos que receberam avaliação negativa (“trilha sonora destoa muito do filme e a música parece querer forçar uma diversão”, “alta”, animada demais e usada em momentos estranhos”) .
- Como a autora finaliza, se recomenda ou não o filme.
- Quem são os possíveis leitores da resenha?
- Para que serve a resenha crítica?
- Após a discussão, diga aos alunos que, baseados nessa discussão, eles farão uma atividade escrita.
- Entregue a folha de atividade aos alunos ou passe-as no quadro para eles copiarem no caderno.
- Durante a realização da atividade, circule pela sala e observe como os alunos estão desenvolvendo a atividade. Dê um tempo para que as duplas troquem ideias e façam seus registros, circule pela sala e acompanhe o trabalho das duplas durante a realização das atividades. Se perceber que há alunos com dificuldade para realizar a atividade, faça perguntas que os ajudem a chegar ao entendimento. Retome com esses alunos tópicos discutidos após a leitura.
- Cheque o tipo de dúvida do aluno: falta de entendimento da comanda da atividade, falta de entendimento do texto, falta de entendimento de como o texto se organiza, não diferencia o que é apresentar do que é avaliar o filme. Conhecer o tipo de dúvida é importante para o professor realizar a intervenção adequada e também muito importante para o aluno ter consciência do seu processo de aprendizagem e da necessidade do que pode fazer para avançar no desenvolvimento de suas competências: ler mais vezes o texto, reler o enunciado da atividade, trocar ideias com os colegas sobre o texto e a atividade, solicitar ajuda ao professor.
- Promova um momento para que os alunos socializem suas respostas com a turma. Nesse momento, convide-os a fazerem comparação das respostas e identificar aquelas que apresentam todas as informações necessárias, com uma linguagem conceitual e não descritiva.
- Oriente as duplas que fizeram respostas incompletas a acrescentarem o que falta, com base nas respostas socializadas. Esse momento propicia o desenvolvimento da habilidade de elaborar respostas bem planejadas e refletidas com base no trabalho coletivo, além de demonstrar o reconhecimento dos recursos linguísticos e discursivos do gênero resenha crítica, para empregá-los no momento de produção desse gênero textual. A revisão das respostas a partir das contribuições dos colegas amplia o conhecimento da turma sobre o gênero textual em estudo, encoraja o aluno a contribuir com o grupo, a oferecer e aceitar sugestões, a compreender a importância da troca de ideias para que todos se desenvolvam pessoal e intelectualmente. A socialização promove o desenvolvimento de uma postura ativa diante da aprendizagem, além de propiciar o desenvolvimento de uma postura ética, colaborativa, empática entre os alunos.
Materiais complementares:
Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:
https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica. Acesso em 05 de setembro de 2018
Clique aqui para imprimir o texto.
Clique aqui para imprimir as atividades.
Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a compararem os conhecimentos que tinham sobre a forma de composição do gênero resenha crítica com os conhecimentos que têm agora, após a aula de hoje.
- Peça para que registrem suas observações no caderno. Esse momento é importante para que os alunos retomem os conhecimentos adquiridos, e para que possam organizar o pensamento e utilizar ferramentas verbais adequadas para fazer o registro da aprendizagem. Espera-se que os alunos tenham compreendido a forma de composição da resenha crítica, que é organizada tendo apresentação do produto resenhado, avaliação, recomendação/refutação do produto resenhado. O registro é importante para a construção e sistematização de conhecimentos necessários à futura produção de resenhas críticas que os alunos farão nas próximas aulas. Esta aula é a quarta de uma sequência de quinze, por isso é importante que os alunos tenham registro de seu aprendizado para que possam utilizá-lo sempre que for necessário.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Texto para leitura, disponível aqui.
- Opcional:
Videoaula disponível aqui.
Introdução: Resenha crítica: o que é? Como se faz?
Envie aos alunos o texto para a leitura e um vídeo ou áudio orientando sobre a atividade. Nesse momento, retome o conceito de resenha crítica para ajudá-los a compreender melhor o gênero. Oriente os alunos a ler primeiro apenas o título principal e o título auxiliar da resenha, refletindo sobre as duas questões sugeridas na Introdução do plano de aula.
Desenvolvimento:
Solicite que os alunos leiam o texto na íntegra e envie a eles a atividade proposta no plano. Para ajudá-los a realizar a análise do texto sozinhos, explique claramente, no vídeo ou áudio de orientação da atividade, como poderão realizá-la. Para isso, diga a eles que precisarão analisar a apresentação, a avaliação e a opinião no texto, e fale um pouco sobre cada um desses elementos, dando exemplos de expressões ou palavras que podem ser usadas em cada um desses elementos da resenha crítica. Outra opção é enviar uma videoaula sobre o gênero, disponível aqui. Oriente os alunos a ler o texto, localizar e grifar os trechos antes de escrevê-los na atividade. Sugira que os alunos enviem uma foto da atividade pelo WhatsApp, para que possa circular entre os demais, de modo a possibilitar a reflexão sobre as respostas dos colegas.
Fechamento: O que eu aprendi na aula de hoje sobre uma resenha crítica
Após a leitura do texto, guiada pelas questões da atividade, solicite que os alunos gravem um áudio ou escrevam uma nota no caderno falando sobre o que aprenderam a respeito das resenhas críticas. Solicite que os alunos enviem essa atividade, pois essa síntese pode ser um bom instrumento de avaliação formativa.
Convite às famílias
Uma boa sugestão para a rotina familiar é que os alunos convidem seus familiares para escolher um filme para assistirem juntos. Oriente os alunos a pesquisar uma resenha crítica sobre o filme escolhido e ler junto com os familiares antes de assisti-lo.