Atividade para impressão - Planejamento da resenha
Plano de Aula
Plano de aula: Argumentação na resenha crítica
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica / Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica, prática de linguagem Análise Linguística / Semiótica. Nesta aula, que pressupõe que os alunos já tenham lido resenhas críticas e conheçam esse gênero textual, eles terão a oportunidade de exercitar a compreensão da força da argumentação em texto de opinião, especialmente em resenha crítica. Quando se pretende o desenvolvimento do espírito crítico do estudante, é importante encorajá-lo a não aceitar como verdade única tudo o que lê, sem antes refletir sobre o assunto, conhecer opiniões diferentes sobre o tema, conversar com outros colegas para formar sua opinião. O foco desta aula é a construção de argumentos que podem ser utilizados para defender opinião do aluno em relação a produtos culturais dirigidos ao público infantil.
O planejamento de argumentos proposto nesta aula contribui para que os alunos possam produzir suas resenhas críticas nas próximas aulas. No texto Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador (Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p.), as autoras explicam que “os textos de opinião procuram convencer, influenciar, através da argumentação em favor de determinada posição assumida, mas também apresentando e refutando posições divergentes”. Para que o texto tenha uma progressão de ideias e de argumentos, é necessário um planejamento do que se pretende escrever, como a escolha do produto a ser resenhado (no caso de resenhas críticas) ou questão polêmica (artigos de opinião, cartas de leitor), escolha de argumentos favoráveis e desfavoráveis ao assunto escolhido, definição do posicionamento que o autor assumirá e organização do texto com articulação dos argumentos para convencer o leitor. Para saber mais sobre o assunto, você pode consultar o texto:
Fonte: Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador, Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf. Acesso em 30/08/2018.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é um gênero textual argumentativo em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo) para influenciar o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica escrita ou o espectador da resenha crítica em vídeo a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldade para elaborar argumentos para defender uma opinião sobre um produto cultural dirigido ao público infantil.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 15/09/2018.
MORAIS,A.G.;SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 10/09/2018.
VAL, Maria da Graça Costa. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador / Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf. Acesso em 30/08/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias durante a aula.
- Explique que nesta aula eles poderão exercitar a construção de argumentos para defender uma opinião sobre um produto cultural dirigido ao público infantil (livro, filme, HQ, programa de televisão, games, brinquedo).