Plano de aula: Argumentação na resenha crítica

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica / Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica, prática de linguagem Análise Linguística / Semiótica. Nesta aula, que pressupõe que os alunos já tenham lido resenhas críticas e conheçam esse gênero textual, eles terão a oportunidade de exercitar a compreensão da força da argumentação em texto de opinião, especialmente em resenha crítica. Quando se pretende o desenvolvimento do espírito crítico do estudante, é importante encorajá-lo a não aceitar como verdade única tudo o que lê, sem antes refletir sobre o assunto, conhecer opiniões diferentes sobre o tema, conversar com outros colegas para formar sua opinião. O foco desta aula é a construção de argumentos que podem ser utilizados para defender opinião do aluno em relação a produtos culturais dirigidos ao público infantil.

O planejamento de argumentos proposto nesta aula contribui para que os alunos possam produzir suas resenhas críticas nas próximas aulas. No texto Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador (Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p.), as autoras explicam que “os textos de opinião procuram convencer, influenciar, através da argumentação em favor de determinada posição assumida, mas também apresentando e refutando posições divergentes”. Para que o texto tenha uma progressão de ideias e de argumentos, é necessário um planejamento do que se pretende escrever, como a escolha do produto a ser resenhado (no caso de resenhas críticas) ou questão polêmica (artigos de opinião, cartas de leitor), escolha de argumentos favoráveis e desfavoráveis ao assunto escolhido, definição do posicionamento que o autor assumirá e organização do texto com articulação dos argumentos para convencer o leitor. Para saber mais sobre o assunto, você pode consultar o texto:

Fonte: Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador, Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em:

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é um gênero textual argumentativo em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo) para influenciar o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica escrita ou o espectador da resenha crítica em vídeo a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para elaborar argumentos para defender uma opinião sobre um produto cultural dirigido ao público infantil.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 15/09/2018.

MORAIS,A.G.;SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 10/09/2018.

VAL, Maria da Graça Costa. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador / Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf. Acesso em 30/08/2018.

Tema da aula

Orientações:

• Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias durante a aula.
  • Explique que nesta aula eles poderão exercitar a construção de argumentos para defender uma opinião sobre um produto cultural dirigido ao público infantil (livro, filme, HQ, programa de televisão, games, brinquedo).

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos