Plano de aula: Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Volg infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica, prática e linguagem. O foco desta aula é que o aluno reconheça e aplique os recursos linguísticos e discursivos que constituem o gênero resenha crítica, com foco na forma de composição do texto, para que possa utilizar esses recursos quando for produzir sua resenha crítica. Esta aula pressupõe que os alunos já tenham conhecimento do gênero resenha crítica.

Antecipadamente:

Materiais necessários:

Clique aqui para imprimir a atividade (resenha crítica para ser recortada).

Clique aqui para ler a resolução da atividade.

Telão e computador com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica trabalhada nesta é aula é um texto argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta, analisa, recomenda ou rejeita a obra resenhada para que o leitor decida se vai conhecê-la na íntegra ou não. A leitura de textos que apresentam o olhar crítico de alguém sobre um produto cultural contribui com desenvolvimento da criticidade dos alunos para que possam efetivar sua participação na sociedade letrada por meio do desenvolvimento de um olhar mais crítico sobre os produtos culturais disponíveis.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão do texto, na compreensão da forma de composição da resenha crítica e na aplicação dos conhecimentos já adquiridos sobre esse gênero textual para organizar os parágrafos do texto.

Também podem apresentar dificuldade para localizar no texto os trechos em que o autor apresenta resenhada e os trechos em que o autor faz uma avaliação da obra para convencer o leitor sobre a qualidade da edição da revista objeto da resenha.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>. Acesso em 02/09/2018.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:

<https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196>. Acesso em 04/09/2018.

MORAIS, A. G.; SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006. Disponível em:

<http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em 30/08/2018.

Tema da aula

Orientações:

• Antecipadamente, imprima a folha de atividade, recorte o texto na linha pontilhada e entregue aos alunos o texto recortado para que eles possam organizá-lo.
  • Explique aos alunos que na aula de hoje serão colocados em prática os seus conhecimentos sobre a forma de composição do gênero resenha crítica.

Materiais complementares:

Clique aqui para imprimir a folha de atividade.

Clique aqui para ler a resolução da atividade.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos