Atividade para impressão - Atividade 1
Plano de Aula
Plano de aula: Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Volg infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica, prática e linguagem. O foco desta aula é que o aluno reconheça e aplique os recursos linguísticos e discursivos que constituem o gênero resenha crítica, com foco na forma de composição do texto, para que possa utilizar esses recursos quando for produzir sua resenha crítica. Esta aula pressupõe que os alunos já tenham conhecimento do gênero resenha crítica.
Antecipadamente:
- Leia a resenha crítica na íntegra. Fonte: O Diário de Anne Frank em Quadrinhos, Fábio de Souza Gomes, publicado em Omelete Críticas, disponível em: https://www.omelete.com.br/quadrinhos/criticas/o-diario-de-anne-em-quadrinhos-critica. Acesso em 16/09/2018.
- Antecipadamente, imprima a folha de atividade, recorte o texto na linha pontilhada e entregue aos alunos o texto recortado para que eles possam organizá-lo.
Materiais necessários:
Clique aqui para imprimir a atividade (resenha crítica para ser recortada).
Clique aqui para ler a resolução da atividade.
Telão e computador com acesso à internet.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica trabalhada nesta é aula é um texto argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta, analisa, recomenda ou rejeita a obra resenhada para que o leitor decida se vai conhecê-la na íntegra ou não. A leitura de textos que apresentam o olhar crítico de alguém sobre um produto cultural contribui com desenvolvimento da criticidade dos alunos para que possam efetivar sua participação na sociedade letrada por meio do desenvolvimento de um olhar mais crítico sobre os produtos culturais disponíveis.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão do texto, na compreensão da forma de composição da resenha crítica e na aplicação dos conhecimentos já adquiridos sobre esse gênero textual para organizar os parágrafos do texto.
Também podem apresentar dificuldade para localizar no texto os trechos em que o autor apresenta resenhada e os trechos em que o autor faz uma avaliação da obra para convencer o leitor sobre a qualidade da edição da revista objeto da resenha.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>. Acesso em 02/09/2018.
KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:
<https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196>. Acesso em 04/09/2018.
MORAIS, A. G.; SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006. Disponível em:
<http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em 30/08/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Antecipadamente, imprima a folha de atividade, recorte o texto na linha pontilhada e entregue aos alunos o texto recortado para que eles possam organizá-lo.
- Explique aos alunos que na aula de hoje serão colocados em prática os seus conhecimentos sobre a forma de composição do gênero resenha crítica.
Materiais complementares:
Clique aqui para imprimir a folha de atividade.
Clique aqui para ler a resolução da atividade.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Antecipadamente, imprima a folha de atividade, recorte o texto na linha pontilhada e entregue aos alunos o texto recortado para que eles possam organizá-lo.
- Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos para facilitar a circulação de ideias e a negociação de respostas no desenvolvimento da atividade.
- Retome com os alunos seus conhecimentos sobre a forma de composição do gênero textual resenha crítica. O autor da resenha crítica apresenta, analisa, recomenda ou rejeita a obra resenhada para que o leitor decida se vai conhecê-la na íntegra ou não.
- Converse com a turma:
- O que é uma resenha crítica?
- Para que serve esse gênero textual?
- Como uma resenha crítica é organizada?
- Para quem esse texto é escrito?
- Incentive a participação dos alunos, acolha as respostas e, caso algum aluno dê respostas incorretas, convide outros colegas a complementarem a ideia. É importante os alunos compreenderem que a resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto, com o objetivo de convencer o leitor (resenha crítica escrita) ou espectador (resenha crítica oral) a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Esta resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta o material resenhado, faz uma crítica, e o recomenda ou o rejeita.
Materiais complementares:
Clique aqui para imprimir a folha de atividade.
Clique aqui para ler a resolução da atividade.
Fonte: “O Diário de Anne Frank em Quadrinhos”, Fábio de Souza Gomes, disponível em:
https://www.omelete.com.br/quadrinhos/criticas/o-diario-de-anne-em-quadrinhos-critica. Acesso em 16/09/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Antecipadamente, imprima a resenha crítica O Diário de Anne Frank em Quadrinhos e recorte o texto na linha pontilhada (imprimir e recortar uma cópia por grupo).
- Mantenha os alunos organizados em grupos de 4 ou 5 alunos para facilitar a circulação de ideias e a negociação de respostas no desenvolvimento da atividade.
- Explique aos alunos que nesta aula os grupos têm o desafio de organizar uma resenha crítica que está com os parágrafos fora de ordem. Entregue aos grupos a resenha crítica “fatiada” e explique que cada grupo deverá organizar os parágrafos da resenha crítica, considerando o que foi aprendido sobre a forma de composição desse gênero textual. Esta atividade propõe a aplicação do conhecimento sobre o gênero resenha crítica; o desafio é organizar as “fatias” de uma resenha crítica e aplicar o que sabem sobre a forma de composição desse gênero textual. Para organizar os parágrafos do texto, os alunos precisam acionar seus conhecimentos sobre a forma de composição da resenha crítica, enquanto discutem nos grupos as possibilidades de organização, negociam as diferentes ideias que surgem, leem o que foi feito, refazem, trocam parágrafos de lugar até que considerem que o texto está pronto. Esse momento favorece a retomada e consolidação de conhecimentos já aprendidos, além de esclarecer possíveis dúvidas e permitir que alguma nova informação seja adquirida. Esses conhecimentos serão colocados em prática no momento de produção de resenhas críticas.
- Peça para os alunos lerem, individualmente, a proposta da atividade. Pergunte-lhes o que devem fazer e deixe que eles expliquem o que entenderam a partir da leitura da proposta; conforme os alunos vão falando, você pode orientar as dúvidas que aparecerem. Confirme se todos compreenderam a atividade.
- Durante a realização da atividade, circule pelos grupos a fim de orientá-los nos momentos em que aparecerem as dúvidas. Incentive a troca de ideias entre os componentes do grupo. Peça para lerem, no grupo, como ficaria o texto de acordo com as diferentes hipóteses de organização que foram sugeridas pelos componentes. Oriente os grupos a escolherem uma das hipóteses para organização da resenha crítica.
- Se nos grupos houver divergência na sugestão de organização do texto, convide-os a argumentarem, com base na forma de composição do gênero resenha crítica (que é: apresentação do produto resenhado, avaliação e recomendação ou refutação do produto resenhado), qual a melhor forma de composição do texto.
- Promova uma momento coletivo de socialização das respostas. Se houver formas diferentes de organização do texto, convide a turma a refletir qual seria a melhor forma de organizar o texto e justificar a escolha com base no que foi estudado sobre o gênero resenha crítica.
- Após o momento de socialização de respostas dos alunos, apresente a forma como o autor da resenha O Diário de Anne Frank em Quadrinhos organizou o texto.
- Apresente a resenha crítica na íntegra, preferencialmente em seu meio de circulação fora da escola (site da internet), pois o contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola possibilita melhor compreensão da função social desse gênero textual e também permite a exploração dos diferentes caminhos possíveis de leitura do texto em ambiente digital.
- Convide os alunos a compararem suas propostas de organização do texto com a resenha crítica original (texto no site, se possível, ou os slides 5 a 8). Esse momento é importante para que os alunos possam refletir sobre suas hipóteses de organização do texto e confrontá-las com a organização do texto original para sistematizar o conhecimento sobre a forma de composição da resenha crítica e poder utilizar esse conhecimento quando forem produzir seus textos.
- Após a confirmação da organização adequada dos parágrafos da resenha crítica, oriente os alunos a colarem no caderno o texto organizado na sequência adequada.
Materiais complementares:
Fonte: “O Diário de Anne Frank em Quadrinhos”, Fábio de Souza Gomes, disponível em:
https://www.omelete.com.br/quadrinhos/criticas/o-diario-de-anne-em-quadrinhos-critica. Acesso em 16/09/2018.
Clique aqui para imprimir a folha de atividade.
Clique aqui para ler a resolução da atividade.
Desenvolvimento
Orientações:
- Antecipadamente, imprima a resenha crítica O Diário de Anne Frank em Quadrinhos e recorte o texto na linha pontilhada (imprimir e recortar uma cópia por grupo).
- Mantenha os alunos organizados em grupos de 4 ou 5 alunos para facilitar a circulação de ideias e a negociação de respostas no desenvolvimento da atividade.
- Explique aos alunos que nesta aula os grupos têm o desafio de organizar uma resenha crítica que está com os parágrafos fora de ordem. Entregue aos grupos a resenha crítica “fatiada” e explique que cada grupo deverá organizar os parágrafos da resenha crítica, considerando o que foi aprendido sobre a forma de composição desse gênero textual. Esta atividade propõe a aplicação do conhecimento sobre o gênero resenha crítica; o desafio é organizar as “fatias” de uma resenha crítica e aplicar o que sabem sobre a forma de composição desse gênero textual. Para organizar os parágrafos do texto, os alunos precisam acionar seus conhecimentos sobre a forma de composição da resenha crítica, enquanto discutem nos grupos as possibilidades de organização, negociam as diferentes ideias que surgem, leem o que foi feito, refazem, trocam parágrafos de lugar até que considerem que o texto está pronto. Esse momento favorece a retomada e consolidação de conhecimentos já aprendidos, além de esclarecer possíveis dúvidas e permitir que alguma nova informação seja adquirida. Esses conhecimentos serão colocados em prática no momento de produção de resenhas críticas.
- Peça para os alunos lerem, individualmente, a proposta da atividade. Pergunte-lhes o que devem fazer e deixe que eles expliquem o que entenderam a partir da leitura da proposta; conforme os alunos vão falando, você pode orientar as dúvidas que aparecerem. Confirme se todos compreenderam a atividade.
- Durante a realização da atividade, circule pelos grupos a fim de orientá-los nos momentos em que aparecerem as dúvidas. Incentive a troca de ideias entre os componentes do grupo. Peça para lerem, no grupo, como ficaria o texto de acordo com as diferentes hipóteses de organização que foram sugeridas pelos componentes. Oriente os grupos a escolherem uma das hipóteses para organização da resenha crítica.
- Se nos grupos houver divergência na sugestão de organização do texto, convide-os a argumentarem, com base na forma de composição do gênero resenha crítica (que é: apresentação do produto resenhado, avaliação e recomendação ou refutação do produto resenhado), qual a melhor forma de composição do texto.
- Promova uma momento coletivo de socialização das respostas. Se houver formas diferentes de organização do texto, convide a turma a refletir qual seria a melhor forma de organizar o texto e justificar a escolha com base no que foi estudado sobre o gênero resenha crítica.
- Após o momento de socialização de respostas dos alunos, apresente a forma como o autor da resenha O Diário de Anne Frank em Quadrinhos organizou o texto.
- Apresente a resenha crítica na íntegra, preferencialmente em seu meio de circulação fora da escola (site da internet), pois o contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola possibilita melhor compreensão da função social desse gênero textual e também permite a exploração dos diferentes caminhos possíveis de leitura do texto em ambiente digital.
- Convide os alunos a compararem suas propostas de organização do texto com a resenha crítica original (texto no site, se possível, ou os slides 5 a 8). Esse momento é importante para que os alunos possam refletir sobre suas hipóteses de organização do texto e confrontá-las com a organização do texto original para sistematizar o conhecimento sobre a forma de composição da resenha crítica e poder utilizar esse conhecimento quando forem produzir seus textos.
- Após a confirmação da organização adequada dos parágrafos da resenha crítica, oriente os alunos a colarem no caderno o texto organizado na sequência adequada.
Materiais complementares:
Fonte: “O Diário de Anne Frank em Quadrinhos”, Fábio de Souza Gomes, disponível em:
https://www.omelete.com.br/quadrinhos/criticas/o-diario-de-anne-em-quadrinhos-critica. Acesso em 16/09/2018.
Clique aqui para imprimir a folha de atividade.
Clique aqui para ler a resolução da atividade.
Desenvolvimento
Orientações:
- Antecipadamente, imprima a resenha crítica O Diário de Anne Frank em Quadrinhos e recorte o texto na linha pontilhada (imprimir e recortar uma cópia por grupo).
- Mantenha os alunos organizados em grupos de 4 ou 5 alunos para facilitar a circulação de ideias e a negociação de respostas no desenvolvimento da atividade.
- Explique aos alunos que nesta aula os grupos têm o desafio de organizar uma resenha crítica que está com os parágrafos fora de ordem. Entregue aos grupos a resenha crítica “fatiada” e explique que cada grupo deverá organizar os parágrafos da resenha crítica, considerando o que foi aprendido sobre a forma de composição desse gênero textual. Esta atividade propõe a aplicação do conhecimento sobre o gênero resenha crítica; o desafio é organizar as “fatias” de uma resenha crítica e aplicar o que sabem sobre a forma de composição desse gênero textual. Para organizar os parágrafos do texto, os alunos precisam acionar seus conhecimentos sobre a forma de composição da resenha crítica, enquanto discutem nos grupos as possibilidades de organização, negociam as diferentes ideias que surgem, leem o que foi feito, refazem, trocam parágrafos de lugar até que considerem que o texto está pronto. Esse momento favorece a retomada e consolidação de conhecimentos já aprendidos, além de esclarecer possíveis dúvidas e permitir que alguma nova informação seja adquirida. Esses conhecimentos serão colocados em prática no momento de produção de resenhas críticas.
- Peça para os alunos lerem, individualmente, a proposta da atividade. Pergunte-lhes o que devem fazer e deixe que eles expliquem o que entenderam a partir da leitura da proposta; conforme os alunos vão falando, você pode orientar as dúvidas que aparecerem. Confirme se todos compreenderam a atividade.
- Durante a realização da atividade, circule pelos grupos a fim de orientá-los nos momentos em que aparecerem as dúvidas. Incentive a troca de ideias entre os componentes do grupo. Peça para lerem, no grupo, como ficaria o texto de acordo com as diferentes hipóteses de organização que foram sugeridas pelos componentes. Oriente os grupos a escolherem uma das hipóteses para organização da resenha crítica.
- Se nos grupos houver divergência na sugestão de organização do texto, convide-os a argumentarem, com base na forma de composição do gênero resenha crítica (que é: apresentação do produto resenhado, avaliação e recomendação ou refutação do produto resenhado), qual a melhor forma de composição do texto.
- Promova uma momento coletivo de socialização das respostas. Se houver formas diferentes de organização do texto, convide a turma a refletir qual seria a melhor forma de organizar o texto e justificar a escolha com base no que foi estudado sobre o gênero resenha crítica.
- Após o momento de socialização de respostas dos alunos, apresente a forma como o autor da resenha O Diário de Anne Frank em Quadrinhos organizou o texto.
- Apresente a resenha crítica na íntegra, preferencialmente em seu meio de circulação fora da escola (site da internet), pois o contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola possibilita melhor compreensão da função social desse gênero textual e também permite a exploração dos diferentes caminhos possíveis de leitura do texto em ambiente digital.
- Convide os alunos a compararem suas propostas de organização do texto com a resenha crítica original (texto no site, se possível, ou os slides 5 a 8). Esse momento é importante para que os alunos possam refletir sobre suas hipóteses de organização do texto e confrontá-las com a organização do texto original para sistematizar o conhecimento sobre a forma de composição da resenha crítica e poder utilizar esse conhecimento quando forem produzir seus textos.
- Após a confirmação da organização adequada dos parágrafos da resenha crítica, oriente os alunos a colarem no caderno o texto organizado na sequência adequada.
Materiais complementares:
Fonte: “O Diário de Anne Frank em Quadrinhos”, Fábio de Souza Gomes, disponível em:
https://www.omelete.com.br/quadrinhos/criticas/o-diario-de-anne-em-quadrinhos-critica. Acesso em 16/09/2018.
Clique aqui para imprimir a folha de atividade.
Clique aqui para ler a resolução da atividade.
Desenvolvimento
Orientações:
- Antecipadamente, imprima a resenha crítica O Diário de Anne Frank em Quadrinhos e recorte o texto na linha pontilhada (imprimir e recortar uma cópia por grupo).
- Mantenha os alunos organizados em grupos de 4 ou 5 alunos para facilitar a circulação de ideias e a negociação de respostas no desenvolvimento da atividade.
- Explique aos alunos que nesta aula os grupos têm o desafio de organizar uma resenha crítica que está com os parágrafos fora de ordem. Entregue aos grupos a resenha crítica “fatiada” e explique que cada grupo deverá organizar os parágrafos da resenha crítica, considerando o que foi aprendido sobre a forma de composição desse gênero textual. Esta atividade propõe a aplicação do conhecimento sobre o gênero resenha crítica; o desafio é organizar as “fatias” de uma resenha crítica e aplicar o que sabem sobre a forma de composição desse gênero textual. Para organizar os parágrafos do texto, os alunos precisam acionar seus conhecimentos sobre a forma de composição da resenha crítica, enquanto discutem nos grupos as possibilidades de organização, negociam as diferentes ideias que surgem, leem o que foi feito, refazem, trocam parágrafos de lugar até que considerem que o texto está pronto. Esse momento favorece a retomada e consolidação de conhecimentos já aprendidos, além de esclarecer possíveis dúvidas e permitir que alguma nova informação seja adquirida. Esses conhecimentos serão colocados em prática no momento de produção de resenhas críticas.
- Peça para os alunos lerem, individualmente, a proposta da atividade. Pergunte-lhes o que devem fazer e deixe que eles expliquem o que entenderam a partir da leitura da proposta; conforme os alunos vão falando, você pode orientar as dúvidas que aparecerem. Confirme se todos compreenderam a atividade.
- Durante a realização da atividade, circule pelos grupos a fim de orientá-los nos momentos em que aparecerem as dúvidas. Incentive a troca de ideias entre os componentes do grupo. Peça para lerem, no grupo, como ficaria o texto de acordo com as diferentes hipóteses de organização que foram sugeridas pelos componentes. Oriente os grupos a escolherem uma das hipóteses para organização da resenha crítica.
- Se nos grupos houver divergência na sugestão de organização do texto, convide-os a argumentarem, com base na forma de composição do gênero resenha crítica (que é: apresentação do produto resenhado, avaliação e recomendação ou refutação do produto resenhado), qual a melhor forma de composição do texto.
- Promova uma momento coletivo de socialização das respostas. Se houver formas diferentes de organização do texto, convide a turma a refletir qual seria a melhor forma de organizar o texto e justificar a escolha com base no que foi estudado sobre o gênero resenha crítica.
- Após o momento de socialização de respostas dos alunos, apresente a forma como o autor da resenha O Diário de Anne Frank em Quadrinhos organizou o texto.
- Apresente a resenha crítica na íntegra, preferencialmente em seu meio de circulação fora da escola (site da internet), pois o contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola possibilita melhor compreensão da função social desse gênero textual e também permite a exploração dos diferentes caminhos possíveis de leitura do texto em ambiente digital.
- Convide os alunos a compararem suas propostas de organização do texto com a resenha crítica original (texto no site, se possível, ou os slides 5 a 8). Esse momento é importante para que os alunos possam refletir sobre suas hipóteses de organização do texto e confrontá-las com a organização do texto original para sistematizar o conhecimento sobre a forma de composição da resenha crítica e poder utilizar esse conhecimento quando forem produzir seus textos.
- Após a confirmação da organização adequada dos parágrafos da resenha crítica, oriente os alunos a colarem no caderno o texto organizado na sequência adequada.
Materiais complementares:
Fonte: “O Diário de Anne Frank em Quadrinhos”, Fábio de Souza Gomes, disponível em:
https://www.omelete.com.br/quadrinhos/criticas/o-diario-de-anne-em-quadrinhos-critica. Acesso em 16/09/2018.
Clique aqui para imprimir a folha de atividade.
Clique aqui para ler a resolução da atividade.
Desenvolvimento
Orientações:
- Antecipadamente, imprima a resenha crítica O Diário de Anne Frank em Quadrinhos e recorte o texto na linha pontilhada (imprimir e recortar uma cópia por grupo).
- Mantenha os alunos organizados em grupos de 4 ou 5 alunos para facilitar a circulação de ideias e a negociação de respostas no desenvolvimento da atividade.
- Explique aos alunos que nesta aula os grupos têm o desafio de organizar uma resenha crítica que está com os parágrafos fora de ordem. Entregue aos grupos a resenha crítica “fatiada” e explique que cada grupo deverá organizar os parágrafos da resenha crítica, considerando o que foi aprendido sobre a forma de composição desse gênero textual. Esta atividade propõe a aplicação do conhecimento sobre o gênero resenha crítica; o desafio é organizar as “fatias” de uma resenha crítica e aplicar o que sabem sobre a forma de composição desse gênero textual. Para organizar os parágrafos do texto, os alunos precisam acionar seus conhecimentos sobre a forma de composição da resenha crítica, enquanto discutem nos grupos as possibilidades de organização, negociam as diferentes ideias que surgem, leem o que foi feito, refazem, trocam parágrafos de lugar até que considerem que o texto está pronto. Esse momento favorece a retomada e consolidação de conhecimentos já aprendidos, além de esclarecer possíveis dúvidas e permitir que alguma nova informação seja adquirida. Esses conhecimentos serão colocados em prática no momento de produção de resenhas críticas.
- Peça para os alunos lerem, individualmente, a proposta da atividade. Pergunte-lhes o que devem fazer e deixe que eles expliquem o que entenderam a partir da leitura da proposta; conforme os alunos vão falando, você pode orientar as dúvidas que aparecerem. Confirme se todos compreenderam a atividade.
- Durante a realização da atividade, circule pelos grupos a fim de orientá-los nos momentos em que aparecerem as dúvidas. Incentive a troca de ideias entre os componentes do grupo. Peça para lerem, no grupo, como ficaria o texto de acordo com as diferentes hipóteses de organização que foram sugeridas pelos componentes. Oriente os grupos a escolherem uma das hipóteses para organização da resenha crítica.
- Se nos grupos houver divergência na sugestão de organização do texto, convide-os a argumentarem, com base na forma de composição do gênero resenha crítica (que é: apresentação do produto resenhado, avaliação e recomendação ou refutação do produto resenhado), qual a melhor forma de composição do texto.
- Promova uma momento coletivo de socialização das respostas. Se houver formas diferentes de organização do texto, convide a turma a refletir qual seria a melhor forma de organizar o texto e justificar a escolha com base no que foi estudado sobre o gênero resenha crítica.
- Após o momento de socialização de respostas dos alunos, apresente a forma como o autor da resenha O Diário de Anne Frank em Quadrinhos organizou o texto.
- Apresente a resenha crítica na íntegra, preferencialmente em seu meio de circulação fora da escola (site da internet), pois o contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola possibilita melhor compreensão da função social desse gênero textual e também permite a exploração dos diferentes caminhos possíveis de leitura do texto em ambiente digital.
- Convide os alunos a compararem suas propostas de organização do texto com a resenha crítica original (texto no site, se possível, ou os slides 5 a 8). Esse momento é importante para que os alunos possam refletir sobre suas hipóteses de organização do texto e confrontá-las com a organização do texto original para sistematizar o conhecimento sobre a forma de composição da resenha crítica e poder utilizar esse conhecimento quando forem produzir seus textos.
- Após a confirmação da organização adequada dos parágrafos da resenha crítica, oriente os alunos a colarem no caderno o texto organizado na sequência adequada.
Materiais complementares:
Fonte: “O Diário de Anne Frank em Quadrinhos”, Fábio de Souza Gomes, disponível em:
https://www.omelete.com.br/quadrinhos/criticas/o-diario-de-anne-em-quadrinhos-critica. Acesso em 16/09/2018.
Clique aqui para imprimir a folha de atividade.
Clique aqui para ler a resolução da atividade.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a trocarem ideias com os colegas do grupo sobre os conhecimentos que adquiriram a respeito da forma de composição do gênero resenha crítica.
- Oriente o registro das observações no caderno. Espera-se que os alunos tenham compreendido a forma de composição da resenha crítica, que é organizada tendo apresentação do produto resenhado, avaliação e recomendação ou refutação do produto resenhado.
- Esse registro no fechamento da aula é importante para a construção e sistematização de conhecimentos necessários à futura produção de resenhas críticas que os alunos farão nas próximas aulas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Canal de comunicação: WhatsApp;
Atividade disponível aqui;
Texto disponível aqui.
Introdução: Resenha crítica: Como é organizada?
Envie aos alunos um vídeo ou áudio orientando a atividade. Diga que receberão várias partes de uma resenha crítica sobre "O diário de Anne Frank", e que elas estarão fora de ordem. Oriente os alunos sobre como poderão resolver a atividade. Aproveite e retome, no áudio ou no vídeo, o conceito, a finalidade e a forma de composição da resenha crítica. Solicite que os alunos retomem suas anotações sobre o gênero, caso ainda tenham dúvidas.
Desenvolvimento
Envie a atividade aos alunos pelo WhatsApp, lembrando de alterá-la para que os parágrafos fiquem fora de ordem, uma vez que a finalidade é que os alunos organizem o texto na ordem correta. Junto com a atividade, envie a consigna que está no slide 1 do Desenvolvimento no plano de aula. Oriente os alunos que leiam cada trecho da resenha para pensar em que ordem o trecho deve ser organizado. Oriente-os a retomar as notas sobre a forma de composição da resenha crítica. Pode também sugerir que os alunos convidem um familiar para tentar montar o texto com ele, ou ainda que os alunos façam uma videochamada com um colega, para que possam dialogar sobre a atividade. Dê o tempo necessário para que os alunos realizem a atividade e, em seguida, envie a eles um áudio ou vídeo seu lendo a resenha na íntegra e de forma ordenada. Oriente os alunos a acompanharem a leitura, comparando-a com a forma como organizaram o texto. Diga que podem ouvir a leitura várias vezes até que consigam reorganizar o texto, caso haja necessidade.
Fechamento
Proponha aos alunos que retomem as suas anotações sobre a forma de composição de uma resenha crítica e gravem um áudio com a consigna apresentada no slide 1 do Fechamento da atividade. Os áudios podem circular entre os alunos para que sigam aprendendo uns com os outros.
Convite às famílias
Que tal sugerir aos alunos que compartilhem a resenha com seus familiares? Para isso, oriente que leiam para alguém a resenha montada.