Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: Argumentação na resenha crítica
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica / Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica, prática de linguagem Análise Linguística / Semiótica. O gênero trabalhado é resenha crítica de um programa de televisão conhecido dos estudantes (Malhação). Esta resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, série, peça de teatro, espetáculo de dança) para influenciar o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Ao analisar a argumentação do autor, os alunos têm a oportunidade de concordar ou não com ele, utilizar argumentos para fundamentar sua forma de pensar, construir sua habilidade argumentativa e desenvolver sua criticidade. Em situações em que se pretende o desenvolvimento do espírito crítico do estudante, é importante encorajá-lo a não aceitar como verdade única tudo o que lê, sem antes refletir sobre o assunto, conhecer opiniões diferentes sobre o tema, conversar com outros colegas para formar sua opinião. O foco desta aula é reflexão e análise dos argumentos utilizados pelo autor do texto para que o aluno reconheça a força da argumentação na persuasão do leitor para despertar-lhe o interesse em conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado e também para que possa empregar argumentos no momento em que for produzir suas resenhas críticas.
Materiais necessários:
Computador e telão.
Texto impresso.
Informações sobre o gênero: Esta resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, série, peça de teatro, espetáculo de dança) para influenciar o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica escrita ou espectador da resenha crítica em vídeo. Nesta aula será utilizada uma resenha crítica sobre o programa de televisão Malhação.
Fonte: Com muitos defeitos, Malhação: Vidas Brasileiras só fez aumentar a saudade por Viva a Diferença, Gabriel Vaquer, publicado no site Observatório da Televisão, disponível em: https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/critica-de-tv/2018/03/com-muitos-defeitos-malhacao-vidas-brasileiras-so-fez-aumentar-a-saudade-por-viva-a-diferenca. Acesso em 23/07/2018.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldade para compreender a força dos argumentos utilizados pelo autor em resenha crítica de produto de mídia voltado ao público infantil.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 15/09/2018.
MORAIS,A.G.;SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 10/09/2018.
VAL, Maria da Graça Costa. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador / Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias entre eles.
- Explique aos alunos que nesta aula serão estudados os argumentos utilizados pelo autor em uma resenha crítica.