Plano de aula: Argumentação na resenha crítica

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica / Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica, prática de linguagem Análise Linguística / Semiótica. O gênero trabalhado é resenha crítica de um programa de televisão conhecido dos estudantes (Malhação). Esta resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, série, peça de teatro, espetáculo de dança) para influenciar o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Ao analisar a argumentação do autor, os alunos têm a oportunidade de concordar ou não com ele, utilizar argumentos para fundamentar sua forma de pensar, construir sua habilidade argumentativa e desenvolver sua criticidade. Em situações em que se pretende o desenvolvimento do espírito crítico do estudante, é importante encorajá-lo a não aceitar como verdade única tudo o que lê, sem antes refletir sobre o assunto, conhecer opiniões diferentes sobre o tema, conversar com outros colegas para formar sua opinião. O foco desta aula é reflexão e análise dos argumentos utilizados pelo autor do texto para que o aluno reconheça a força da argumentação na persuasão do leitor para despertar-lhe o interesse em conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado e também para que possa empregar argumentos no momento em que for produzir suas resenhas críticas.

Materiais necessários:

Computador e telão.

Texto impresso.

Informações sobre o gênero: Esta resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, série, peça de teatro, espetáculo de dança) para influenciar o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica escrita ou espectador da resenha crítica em vídeo. Nesta aula será utilizada uma resenha crítica sobre o programa de televisão Malhação.

Fonte: Com muitos defeitos, Malhação: Vidas Brasileiras só fez aumentar a saudade por Viva a Diferença, Gabriel Vaquer, publicado no site Observatório da Televisão, disponível em: https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/critica-de-tv/2018/03/com-muitos-defeitos-malhacao-vidas-brasileiras-so-fez-aumentar-a-saudade-por-viva-a-diferenca. Acesso em 23/07/2018.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para compreender a força dos argumentos utilizados pelo autor em resenha crítica de produto de mídia voltado ao público infantil.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 15/09/2018.

MORAIS,A.G.;SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 10/09/2018.

VAL, Maria da Graça Costa. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador / Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

Tema da aula

Orientações:

• Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias entre eles.
  • Explique aos alunos que nesta aula serão estudados os argumentos utilizados pelo autor em uma resenha crítica.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos