Plano de aula: Argumentação em textos de opinião

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica / Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica, prática de linguagem Análise Linguística / Semiótica. Esta aula pressupõe que os alunos já tenham trabalhado com textos argumentativos. O gênero trabalhado é um artigo de opinião, texto argumentativo traz a opinião do autor sobre as reprises de desenhos para o público infantil na emissora SBT.

Ao analisar a argumentação do autor, os alunos têm a oportunidade de concordar ou não com ele, utilizar argumentos para fundamentar sua forma de pensar, construir sua habilidade argumentativa e desenvolver sua criticidade. Em situações em que se pretende o desenvolvimento do espírito crítico do estudante, é importante encorajá-lo a não aceitar como verdade única tudo o que lê, sem antes refletir sobre o assunto, conhecer opiniões diferentes sobre o tema, conversar com outros colegas para formar sua opinião. É importante que o aluno aprenda a ler, compreender e escrever textos opinativos e desenvolva sua capacidade argumentativa, seu senso crítico a respeito das questões que o cercam para que possa intervir criticamente e contribuir para buscar soluções. O foco desta aula é reflexão e análise dos argumentos utilizados pelo autor do texto para que o aluno reconheça a força da argumentação na persuasão do leitor.

Materiais necessários:

Computador com acesso à internet

Telão

Cópias do texto (se não for possível projetar no telão)

Informações sobre o gênero:

Artigo de opinião é um gênero argumentativo apresenta sequência argumentativa com o objetivo de convencer, influenciar o leitor sobre determinado ponto de vista a respeito de um assunto, aceitando ou refutando opiniões divergentes. Os textos de opinião oferecem a oportunidade de interação entre autor e leitores por meio da argumentação que analisa e discute uma questão controversa, com o objetivo de convencer, persuadir os leitores. O autor do artigo de opinião organiza a argumentação de seu texto utilizando elementos linguísticos (operadores argumentativos) que sinalizam sua posição em relação ao assunto discutido. No texto Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador (Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p.), as autoras explicam que “os textos de opinião procuram convencer, influenciar, através da argumentação em favor de determinada posição assumida, mas também apresentando e refutando posições divergentes”. “Nunca se argumenta sem o objetivo de modificar de alguma maneira o pensamento ou o julgamento de alguém”.

Para saber mais sobre o assunto, você pode consultar o texto:

Fonte: Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador, Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em:

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para identificar os argumentos apresentados pelo autor do texto e também para perceber a força desses argumentos na persuasão do leitor.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 15/09/2018.

MORAIS,A.G.;SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 10/09/2018.

VAL, Maria da Graça Costa. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador / Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

Tema da aula

Tempo sugerido: 2minutos

Orientações:

• Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de informações e a negociação das possibilidades de resposta às atividades.
  • Explique aos alunos que nesta aula será analisada a força da argumentação no texto de opinião sobre programa de televisão dirigido ao público infantil.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos