Plano de Aula

Plano de aula: Argumentação em textos de opinião

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica / Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica, prática de linguagem Análise Linguística / Semiótica. Esta aula pressupõe que os alunos já tenham trabalhado com textos argumentativos. O gênero trabalhado é um artigo de opinião, texto argumentativo traz a opinião do autor sobre as reprises de desenhos para o público infantil na emissora SBT.

Ao analisar a argumentação do autor, os alunos têm a oportunidade de concordar ou não com ele, utilizar argumentos para fundamentar sua forma de pensar, construir sua habilidade argumentativa e desenvolver sua criticidade. Em situações em que se pretende o desenvolvimento do espírito crítico do estudante, é importante encorajá-lo a não aceitar como verdade única tudo o que lê, sem antes refletir sobre o assunto, conhecer opiniões diferentes sobre o tema, conversar com outros colegas para formar sua opinião. É importante que o aluno aprenda a ler, compreender e escrever textos opinativos e desenvolva sua capacidade argumentativa, seu senso crítico a respeito das questões que o cercam para que possa intervir criticamente e contribuir para buscar soluções. O foco desta aula é reflexão e análise dos argumentos utilizados pelo autor do texto para que o aluno reconheça a força da argumentação na persuasão do leitor.

Materiais necessários:

Computador com acesso à internet

Telão

Cópias do texto (se não for possível projetar no telão)

Informações sobre o gênero:

Artigo de opinião é um gênero argumentativo apresenta sequência argumentativa com o objetivo de convencer, influenciar o leitor sobre determinado ponto de vista a respeito de um assunto, aceitando ou refutando opiniões divergentes. Os textos de opinião oferecem a oportunidade de interação entre autor e leitores por meio da argumentação que analisa e discute uma questão controversa, com o objetivo de convencer, persuadir os leitores. O autor do artigo de opinião organiza a argumentação de seu texto utilizando elementos linguísticos (operadores argumentativos) que sinalizam sua posição em relação ao assunto discutido. No texto Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador (Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p.), as autoras explicam que “os textos de opinião procuram convencer, influenciar, através da argumentação em favor de determinada posição assumida, mas também apresentando e refutando posições divergentes”. “Nunca se argumenta sem o objetivo de modificar de alguma maneira o pensamento ou o julgamento de alguém”.

Para saber mais sobre o assunto, você pode consultar o texto:

Fonte: Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador, Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para identificar os argumentos apresentados pelo autor do texto e também para perceber a força desses argumentos na persuasão do leitor.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 15/09/2018.

MORAIS,A.G.;SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 10/09/2018.

VAL, Maria da Graça Costa. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador / Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de informações e a negociação das possibilidades de resposta às atividades.
  • Explique aos alunos que nesta aula será analisada a força da argumentação no texto de opinião sobre programa de televisão dirigido ao público infantil.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos