Plano de Aula

Plano de aula: Planejar e ensaiar uma exposição de texto oral

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: Os textos já impressos que os alunos produziram na aula anterior (antes dessa aula o professor digitou os mesmos, ajustando a escrita para a ortografia correta, já que esse conteúdo não será o foco dessa aula e sim a coesão textual), os textos produzidos na aula 09 (que já estão prontos para ir para o mural) e as ilustrações elaboradas pelos grupos. Folhas de sulfite, se possível colorido, para a transcrição final dos textos

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em analisar seu texto considerando as melhorias que podem ser efetuadas.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, 1ª a 4ª série. Brasília, MEC/SEF, 1997, pp. 53-54. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2018.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. A revisão textual na sala de aula: reflexões e possibilidades de ensino. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações:

  • Compartilhe com a turma que a aula de hoje será para revisar e formatar os textos produzidos sobre os animais que vivem ou visitam os jardins e então irão finalizar essa sequência montando o mural para a comunidade escolar.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos