Ensino remoto: 15 planos de aula para trabalhar animais e cadeias alimentares no Ensino Fundamental

Pesquisar e entender a relação entre animais e a natureza ajuda os alunos a vivenciar uma experiência de consciência ambiental, além de estimular o conhecimento científico

POR:
Letícia Ferreira
Aulas sobre animais aproximam as crianças da natureza e de uma experiência de consciência ambiental    Crédito: Getty Images

Cachorro, gato, passarinhos. Os animais causam grande curiosidade entre as crianças. Eles chamam a atenção pelo sons que emitem, coloração diferente e hábitos com os quais muitos alunos não têm contato no cotidiano. Para os professores de Ciências, isso pode se tornar uma grande vantagem. “Quando você apresenta os animais do cotidiano, os alunos já têm referências por causa de sua vivência e nós conseguimos aprofundar esse conhecimento nas aulas com os critérios científicos e formas de classificação”, explica Marluci Turquiai Goulart, professora-autora de planos de aula de Ciências do Time de Autores NOVA ESCOLA.

De acordo com Marluci, aguçar a curiosidade das crianças e jovens sobre o tema da aula é um questionamento que faz parte da Ciência. Até pouco tempo responsável pelo laboratório e aulas de Ciências na Escola Estadual Caetano Lourenço de Camargo (Programa de Ensino Integral), ela procura instigar em seus alunos a vontade de saber mais. É o ensino da investigação: você levanta perguntas entre os estudantes, coloca um desafio para que eles elaborem problemas e cheguem à sistematização no final da aula. Como professor, o seu papel é relacionar o conhecimento dos  alunos com os estímulos propostos para as aulas, como poemas, figuras, imagens e animais, para que o conhecimento científico fique mais próximo dos estudantes. 

Os conteúdos sobre animais também desenvolvem um lado humano, que é a percepção que vai além do que as experiências digitais podem proporcionar. “Animais levam a criança a se aproximar da natureza", explica a professora. "Eles trabalham a conscientização do desmatamento, a conscientização ambiental. Essa aproximação, nas aulas, gera contato e aumenta a percepção das crianças sobre a importância do meio ambiente". 

Nas aulas remotas, diversos recursos podem te ajudar: fotos, vídeos, tour virtuais por zoológicos, e até uma volta no jardim ou uma espiada com cuidado nos vasos de plantas de casa são opções para aproximar seus alunos dos animais. A seguir, você encontra uma seleção de planos de aula que trabalham conteúdos sobre animais no Ensino Fundamental, já com opções de atividades adaptáveis para o ensino a distância.

O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres

Indicado para: 2 ano, Ciências 
Seus alunos vão conhecer animais silvestres e domésticos nesta aula. Comece a conversa perguntando se eles têm animais em casa e quem cuida deles. Envie o link do trailer do filme Amazônia. Se as crianças não tiverem acesso à internet, faça um resumo do filme em um áudio e converse com eles sobre quais animais do filme são domésticos ou silvestres. Eles vão produzir as cartas do jogo “Quem é quem”, com as imagens dos animais, pesquisando suas características em revistas, jornais e na internet. 

O que sabemos sobre os animais diurnos e noturnos?

Indicado para: 1 ano, Ciências 
Converse com os estudantes sobre o tema da atividade e leia a seguir um texto que explica as diferenças entre animais noturnos e diurnos (também pode ser um arquivo de áudio enviado por WhatsApp ou outra ferramenta de comunicação). Na hora de colocar a mão na massa, divida a sala em grupos ou peça para que os alunos façam a atividade individualmente em casa. Eles receberão a descrição de um animal e de seus hábitos, e deverão classificar os bichos em um quadro, que divide espécies diurnas e noturnas. Ao final, você pode sistematizar o aprendizado compartilhando no Padlet.

Animais aquáticos

Indicado para: 2 ano, Ciências 
A partir da música “Roda, Roda, Roda - Caranguejo peixe é”, os alunos vão se familiarizar com o assunto da aula. Estimule-os a falar sobre as afirmações que aparecem na letra da música. Na atividade principal, proponha que eles criem dois painéis um representando um ambiente terrestre e outro aquático e peça que eles encaixem os exemplos de animais que você for apresentando em cada painel. Nas aulas remotas, os alunos podem reproduzir essa atividade em uma única folha de desenho, com as referências dos animais que você enviar por WhatsApp, Telegram ou outro aplicativo de comunicação. 

Animais Terrestres

Indicado para: 2 ano, Ciências 
Vamos começar essa aula com um vídeo do Chico Bento, da Turma da Mônica, sobre causos das formigas. Prepare um vídeo ou um áudio perguntando aos seus alunos se eles conhecem animais terrestres que vivem em jardins e áreas verdes. Incentive uma visita ao quintal, se eles tiverem um espaço assim em casa, ou um olhar atento entre as plantas ou vasos. Em uma videochamada, você pode incentivar a conversa sobre o que cada um viu e até mostrar fotos ou imagens enviadas, com bichos como lagartixas, formigas e caramujos. 

O Mundo Animal nas Alturas: Animais Voadores

Indicado para: 2 ano, Ciências
Com a imagem de uma menina conversando com um colega sobre animais voadores, incentive os alunos a refletir sobre o tema da aula. Apenas aves são animais voadores? Quais outros animais podem voar? Distribua ou envie figuras para os alunos que representem diferentes animais voadores. O desafio, para os estudantes, será classificá-los em grupos. Você pode montar no Padlet uma apresentação ou compartilhar respostas com a turma via WhatsApp, Telegram, Messenger ou plataforma digital da escola.

Animais brasileiros: A importância de Preservar

Indicado para: 2 ano, Ciências
Apresente aos alunos alguns animais nativos no Brasil, contextualizando a diversidade regional do país. Quais animais são comuns em determinados estados e regiões? Em seguida, fale sobre a diferença entre os animais que vivem pelo mundo, mostrando imagens. Pergunte sobre as diferenças entre animais silvestres e animais em extinção e esclareça as definições para os alunos. Com reportagens sobre tráfico ilegal de animais, divida a sala em grupos que terão posições determinadas em um julgamento, como réu, acusação e defesa. Os alunos também podem fazer a atividade individualmente, escolhendo o seu papel no jogo e entregando seus argumentos por áudio ou em texto. 

Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

Indicado para: 3 ano, Ciências
Após apresentar o tema da aula, pergunte aos estudantes quais animais são comuns em cada região do país ou nas regiões que eles conhecem. Se for possível dividir os alunos em grupos, peça que eles registrem os animais que conhecem ou então que façam a atividade em casa. Compartilhe os achados com a turma durante uma videochamada. Com essas considerações, apresente o mapa do Brasil aos alunos, enviando a imagem, com referências de animais que vivem em cada região e explique essas informações, relacionando a imagem com os animais que os alunos trouxeram a partir de suas pesquisas.

Como é coberto o corpo dos animais?

Indicado para: 3 ano, Ciências
Apresente o tema da aula aos alunos e mostre uma imagem com diferentes texturas e cores de cobertura animal. Faça perguntas para que eles relacionem a figura com o ambiente no qual vive o animal vive, como por exemplo, um urso polar e o Oceano Ártico. Divida os alunos em grupos para que eles reproduzam a cobertura animal que viram em materiais escolares. Eles também podem completar a atividade individualmente e enviar por WhatsApp, Telegram ou usar Google Classroom. Conversem sobre as diferenças de cores, texturas e função das diversas coberturas dos animais. 

Pata aqui, pata acolá: como os animais se locomovem

Indicado para: 3 ano, Ciências
A leitura da poesia A Arca de Noé, de Vinicius de Moraes, é o ponto de partida para interagir com a turma. A partir da história dos personagens, converse com seus alunos sobre as formas de locomoção dos animais. Para o trabalho a distância, seus alunos têm o desafio de desenhar os animais citados na poesia e escrever o nome deles, usando ferramentas como Paint ou desenhando em papel e fazendo uma foto para enviar. 

É hora de comer: como se alimentam os animais?

Indicado para: 3 ano, Ciências
O que os seus alunos já sabem sobre a alimentação de animais? Converse com eles sobre esse assunto para iniciar a aula e, em seguida, apresente a história da raposa e da cegonha, que fala sobre as dificuldades que esses animais têm para consumir um alimento que não é adequado para o formato do seu bico ou sua mandíbula. Incentive o debate sobre a alimentação animal e sorteie um tipo de alimento entre os alunos e peça para eles usarem materiais recicláveis para reproduzir um bico adaptado para aquele alimento. Você pode compartilhar as imagens do material produzido ou reuni-lo no Padlet.

Classificação dos animais

Indicado para: 3 ano, Ciências
A sua sala já visitou um zoológico? Discuta com os alunos sobre os animais que eles conhecem e que vivem em zoológicos. Nesse plano, você tem opções de vídeos que ilustram os hábitos alimentares de animais. Envie modelos de cartas que mostram características dos bichos e oriente os alunos como jogar. A tarefa dos estudantes será separar as imagens em grupos e classificar os animais. Você também pode criar um vídeo explicativo e enviar por WhatsApp, Telegram ou Messenger, para identificar quais características correspondem a um determinado animal. 

As características dos animais

Indicado para: 3 ano, Ciências
A partir da pergunta "Quantos anos você tem?", pergunte aos alunos como eles mudaram ao longo do tempo e em quanto tempo aconteceram as mudanças. Durante uma videochamada, estimule a turma a refletir sobre o que provoca mudanças nos seres vivos. Compartilhe duas imagens, uma de animais terrestres e outra de animais aquáticos, e peça para que eles separem os bichos e descrevam as características que podem encaixar os animais em uma classificação. 

As características dos animais mamíferos

Indicado para: 3 ano, Ciências
Leia o poema “Bicho homem (sentilhas)” para os alunos e faça perguntas sobre os mamíferos que são citados no texto. Seus alunos conseguem identificar os animais apenas pelo nome? Conversem sobre as características desses animais e, em seguida, apresente um jogo da velha. Os estudantes podem brincar com um responsável em casa ou em grupos digitais. Cada jogador deverá fazer perguntas sobre as características dos mamíferos para avançar na dinâmica do jogo. 

Os animais e suas características

Indicado para: 3 ano, Ciências
Apresente uma imagem com diferentes animais para os alunos e faça perguntas que possam incentivá-los a falar sobre eles. Quais animais a sua sala conhece? Peça a eles para fazer uma lista dos animais que conhecem e que serão usados na atividade de classificação. Em grupos, duplas ou sozinhos, o desafio será partir da lista de animais citados pela turma e classificá-los, de acordo com seus conhecimentos. Converse com os alunos em uma chamada em vídeo sobre as escolhas e características que eles perceberam para separar os animais. 

Os tipos de ovos dos animais

Indicado para: 3 ano, Ciências
A leitura do poema “O ovo do Coelho”, de Paulo Leminski, é o primeiro estímulo para apresentar o tema da aula. Interaja com a turma questionando sobre os animais citados no poema. Quais deles botam ovos? E quais outros animais também botam ovos? Na atividade prática, seus alunos sairão para uma caçada de ovos de diferentes animais. Em casa, talvez essa dinâmica não seja tão prática, mas você pode apresentar o nome dos animais onívoros e pedir para os alunos desenharem os ovos correspondentes. 

Tags

Guias

Tags

Guias