Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário:
Canal de comunicação como WhatsApp ou e-mail;
- Opcional:
Canal para aula online, como o Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui) ou Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie áudio para o grupo de alunos, pelo WhatsApp (ou outro canal), compartilhando que a aula será destinada para pesquisarem curiosidades sobre os animais que visitam ou vivem nos jardins. Retome com a turma a aula anterior e as curiosidades que apreciaram (LPO1_03SQA07).
Leia para a turma as curiosidades do slide seguinte, uma de cada vez, para que comentem comos familiares e se divirtam.
Desenvolvimento
Diga à turma que você enviará links de sites a cada um deles (crie pequenos grupos no WhatsApp) para que leiam e vejam as informações interessantes sobre os animais. Nessa etapa, será bom que um familiar auxilie a criança.
Veja as sugestões no slide de Desenvolvimento - material complementar, do plano de aula, mas considere os animais selecionados por eles na 1ª aula desta sequência. Envie o link de 2 sites para cada aluno (varie os sites, mas ocasionalmente serão os mesmos para alguns).
Lembre-se de que mesmo não sendo leitores, os alunos são capazes de localizar informações a partir do contexto material, que é a informação dada pela diagramação, negritos, imagens etc.
Oriente os alunos a conversarem com a família para analisarem os textos.
Fechamento
Peça para alguns alunos relatarem uma curiosidade que foi muito instigante. Permita àqueles que quiserem compartilhar; entretanto, estabeleça uma ordem e tempo para tanto, a fim de não ficar cansativo para os que estão participando. Faça isso nos pequenos grupos criados.
Pergunte se algum texto tinha a pergunta “Você sabia?”. Explique, então, que nos textos que trazem uma curiosidade é bem comum utilizar essa expressão.
Informe que na próxima aula irão fazer outra atividade com as curiosidades sobre os animais de jardim.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar na exploração do site enviado, acompanhar e interagir com a criança durante a aula de hoje. Considere efetuar uma orientação à família para que a criança seja, de fato, a protagonista desse momento.