Plano de aula: Explorando textos de curiosidades

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades

Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. Esta habilidade refere-se a reconhecer, no processo de leitura, recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível empregá-los adequadamente nos textos a serem produzidos.

Materiais necessários: Algum tipo de projetor (TV ou DataShow) caso tenha fácil acesso, entretanto o plano pode ser realizado sem tais aparelhos.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para caracterizar esse tipo de texto.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em 16 de setembro de 2018.

SEGATE, A. Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa. Linha D’Água, n. 23, p. 13-24, 4 set. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053>. Acesso em 16 de setembro de 2018.

PORTO, M. Gêneros Textuais. In: PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.

Tema da aula

Orientações: Pergunte se alguém na turma é curioso, provavelmente responderão que sim, mas caso surja uma concepção de que não é bacana ser curioso converse sobre a importância de sabermos mais sobre diversos assuntos e que ser curioso é importante para conhecermos cada vez mais sobre o mundo.

Compartilhe com os alunos que hoje a aula vai ser muito divertida pois vão conhecer várias curiosidades bem interessantes.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência