Plano de Aula

Plano de aula: Explorando textos de curiosidades

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. Esta habilidade refere-se a reconhecer, no processo de leitura, recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível empregá-los adequadamente nos textos a serem produzidos.

Materiais necessários: Algum tipo de projetor (TV ou DataShow) caso tenha fácil acesso, entretanto o plano pode ser realizado sem tais aparelhos.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para caracterizar esse tipo de texto.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em 16 de setembro de 2018.

SEGATE, A. Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa. Linha D’Água, n. 23, p. 13-24, 4 set. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053>. Acesso em 16 de setembro de 2018.

PORTO, M. Gêneros Textuais. In: PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte se alguém na turma é curioso, provavelmente responderão que sim, mas caso surja uma concepção de que não é bacana ser curioso converse sobre a importância de sabermos mais sobre diversos assuntos e que ser curioso é importante para conhecermos cada vez mais sobre o mundo.

Compartilhe com os alunos que hoje a aula vai ser muito divertida pois vão conhecer várias curiosidades bem interessantes.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos