Plano de aula: Produção coletiva de textos

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades

Sobre esta aula: esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Esta habilidade, EF01LP24, refere-se a reconhecer, no processo de leitura, recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível empregá-los adequadamente nos textos a serem produzidos.

Materiais necessários: Quadro e giz. Talvez seja necessário acessar algum site para relembrar uma curiosidade, se possível deixe um computador com os sites sugeridos na aula anterior abertos. Caso não tenha acesso internet nesta aula, imprima uma curiosidade de cada animal para o caso de os alunos não lembrem.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Participar ativamente da produção de textos observando a pertinência dos recursos linguísticos e discursivos do gênero curiosidades.

Referências sobre o assunto:

FERREIRO, Emilia. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.

JOLIBERT, J. et al. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes médicas,1994.

TEBEROSKY, A. Psicopedagogia e linguagem escrita. Campinas: UNICAMP, 1990.

https://novaescola.org.br/conteudo/2506/ditado-para-o-professor-producao-de-texto-oral-com-destino-escrito. Acesso em 16/10/2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe com os alunos que hoje irão elaborar coletivamente algumas curiosidades para compartilhar com a comunidade escolar através de um portfólio ou mural.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência