Plano de aula: Elaborando uma ficha técnica

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Impressos no formato de uma ficha técnica.

Informações sobre o gênero: O gênero ficha técnica apresenta informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizadas em tópicos, de modo objetivo e sintético e em um formato específico, geralmente uma tabela.

Dificuldades antecipadas: Ouvir as sugestões de outros grupos e chegar em um consenso sobre os itens da ficha. Definir os termos como por exemplo altura ou tamanho, alimentação ou o que come.

Referências sobre o assunto: COSTA VAL, M. Graça e ROCHA, Gladys. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica. 2003.

DIONÍSIO, Ângela; MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Augusta (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe com os alunos que hoje é dia de criar o modelo de Ficha Técnica que utilizarão para compartilhar com a comunidade escolar as informações importantes e interessantes sobre os animais que vivem ou visitam os jardins.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência