Apresentado poaaar

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Fichas de recomposição de aprendizagem: tire suas dúvidas de uso com a ficha modelo

Está usando ou quer usar as fichas de recomposição de aprendizagem e quer entender mais sobre cada elemento? Confira esta ficha modelo, tire suas dúvidas sobre a utilização dos materiais e confira aqui todas as fichas disponíveis.

Sobre as fichas

Este material usa três importantes referenciais técnicos que apoiam a definição de aprendizagens prioritárias da BNCC e dos referenciais curriculares, bem como possibilidades de atuação na sala de aula para apoiar os estudantes:

  • O primeiro são os Mapas de Foco. Trata-se de material produzido pelo Instituto Reúna em parceria com o Itaú Social que define as aprendizagens estruturantes da BNCC. O mapeamento das habilidades focais da BNCC foi pautado em critérios fundamentais dos quais não se poderia abrir mão, tais como: a relevância das aprendizagens que fundamentam e caracterizam cada componente curricular, a relação com marcos de aprendizagem normalmente considerados relevantes em avaliações de escala e a definição de um mapa cognitivo que considere a progressão nas aprendizagens. Também foi levada em conta a abrangência das inovações da BNCC, como o desenvolvimento integral, as unidades temáticas e os objetos de conhecimento e competências, entre outros. A partir dos Mapas de Foco, é possível definir, para cada ano, um conjunto de aprendizagens consideradas focais no contexto para as ações de recomposição das aprendizagens. Por isso, elas constam na organização das fichas de planejamento disponibilizadas neste material para os professores.
  • O segundo material é o Avalia e Aprende, produzido pelo Instituto Reúna e estruturado em três conteúdos para apoiar processos avaliativos a favor da aprendizagem. As descrições de aprendizagem apresentadas pelo documento sintetizam as aprendizagens esperadas de serem mobilizadas ao final de um ano para as habilidades focais. O detalhamento destes aprendizados apoia o processo de priorização curricular, bem como a organização das intervenções pedagógicas propostas nas fichas de planejamento indicadas neste material e que estão direcionadas às necessidades dos estudantes.
  • A terceira referência para a elaboração das fichas de planejamento são os Planos de Aula de Nova Escola. Trata-se da primeira ação em escala nacional para criar materiais online e gratuitos, para a sala de aula, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental. Com base em habilidades prioritárias e objetivos de aprendizagem definidos, foram selecionados planos de aula e sequências de atividades, com dicas de mediação com os estudantes, resoluções comentadas e materiais de referência para todos os professores.



Título
O título das fichas de recomposição de Língua Portuguesa faz referência ao Campo de Atuação do componente curricular na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já em Matemática, o item corresponde ao Eixo Temático que organiza os conteúdos do componente na Base.


Habilidade focal relacionada

Neste quadro, você encontra o conjunto de habilidades que serão trabalhadas pela ficha.

Objeto de conhecimento relacionado

  • São descritos neste tópico os conteúdos, conceitos e processos abordados nas habilidades

Objetivos de aprendizagem

  • Os objetivos de aprendizagem são o que se espera que a turma aprenda em determinadas condições de ensino. É ele que orienta quais conteúdos devem ser trabalhados e quais encaminhamentos didáticos são necessários para que isso ocorra. Podem ser sempre adaptados a realidade de sua(s) turma(s).

Conhecimentos prévios

  • Conjunto de habilidades necessárias como conhecimento prévio pelo estudante

Comentários para os professores

Informações sobre o gênero trabalhado, organização da sequência didática e outras orientações para a prática do professor.

Sugestões de atividades

Em Língua Portuguesa trata-se de uma sequência didática de 15 planos de aula organizados a partir de um gênero textual. Já em Matemática, a indicação é de um conjunto de planos que atendam a(s) habilidade(s) focal(is) prevista(s) no início da ficha.


Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática