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Plano de aula - Ficha técnica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre leitura compartilhada de diferentes fichas técnicas e análise dos itens que a compõem.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Data Show ou outro suporte para projetar algumas fichas técnicas ou as Fichas técnicas impressas para as duplas ou grupos de trabalho.

Informações sobre o gênero: Textos em formato de ficha técnica apresentam informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizados em tópicos, de modo objetivo e sintético.

Dificuldades antecipadas: Identificar as características gerais das fichas técnicas de alguns animais observando quais itens são essenciais e quais podem ser opcionais.

Referências sobre o assunto: LEAL.; T.F.; BRANDÃO.;A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2007. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf . Acesso em 14/11/2018

PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010)

SEGATE, A. (2010). Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa. Linha D’Água, (23), 13-24. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p13-24. Acesso em 14/11/2018.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Pergunte para a turma se gostam de animais e de saber alguns detalhes ou curiosidades sobre eles. Permita que façam alguns comentários e na sequência compartilhe com os alunos que nessa aula você trará alguns textos com informações bem interessantes sobre alguns animais.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente esse slide para os alunos ou faça a pergunta oralmente.
  • Ouça algumas respostas e comentários da turma.
  • Retome a palavra explicando que você trouxe alguns textos, um de cada animal, organizados num formato bem bacana para efetuarem uma leitura compartilhada.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide acima para os alunos ou providencie cópias para duplas (texto para impressão), de maneira que todos possam visualizar a configuração dos textos.
  • Efetue uma leitura compartilhada e/ou solicite aos alunos caso alguns sejam alfabéticos. Lembre-se que a leitura compartilhada, ou colaborativa, ocorre no coletivo e possibilita aos alunos participar mais ativamente com a mediação do professor.
  • Faça algumas intervenções ou encaminhamentos provocando uma reflexão e maior compreensão das informações, assim os alunos vivenciam o que um leitor mais experiente realiza ao se deparar com um texto mais complexo. Sugestão: Por que o comércio de aquários é uma ameaça? O que será nadar de forma não linear?
  • Acolha os comentários ou hipóteses dos alunos, você pode comentar ou explicitar também.
  • Pergunte se conheciam essas informações sobre o peixe-palhaço, se acharam interessante e diga que ainda tem os outros 2 animais para lerem mais informações.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o texto no slide ou faça cópias para duplas (aqui), assim os alunos visualizam a estrutura.
  • Efetue a leitura compartilhada ou solicite aos alunos caso alguns sejam alfabéticos. Lembre-se que a leitura compartilhada, ou colaborativa, ocorre no coletivo e possibilita que os alunos participem mais ativamente com a mediação do professor.
  • Faça algumas intervenções ou encaminhamentos provocando uma reflexão e maior compreensão das informações, assim os alunos vivenciam o que um leitor mais experiente realiza ao se deparar com um texto mais complexo. Sugestão: Alguém já viu um porco-espinho? O que significa habitat?
  • Chame a atenção para os itens que compõe essa ficha: Aqui tem itens diferentes da ficha do Peixe-palhaço? Peça para compararem se estiverem com os impressos, caso tenha projetado volte ao slide anterior e anote os itens num canto da lousa. Podemos substituir a palavra ALIMENTAÇÃO por outra? Como estava na ficha do Peixe-palhaço?

Desenvolvimento select-down

Orientações: veja o próximo slide

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete os slides com a ficha técnica sobre a Joaninha ou providencie cópias para duplas de alunos (aqui).
  • Efetue a leitura e/ou solicite aos alunos caso alguns sejam alfabéticos. Na medida que for lido esclareça o significado de palavras apenas se algum aluno perguntar. Lembre-se que mesmo não conhecendo todos os termos utilizados existe a compreensão leitora por conta do contexto.
  • Converse sobre as informações do texto. Sugestões: O que vocês não sabiam sobre a Joaninha e agora sabem? Qual é o tamanho dela? Vamos olhar numa régua quanto é 0,1 e 1,5 cm?
  • Pergunte quais itens desta ficha também estavam nos fichas anteriores. Quais são semelhantes? (características, tamanho, comprimento e peso, alimentação)

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre os textos e as informações dos mesmos. Sobre o que falavam? Quais informações continham? É esperado que as crianças respondam que os textos falam sobre características físicas e modo de vida dos animais, e que contém informações como tamanho, peso, alimentação, curiosidades, reprodução, onde habitam, entre outras.
  • Solicite que os alunos, coletivamente, citem alguns dos itens que foi observado nos 3 textos. A turma pode consultar as fichas caso elas tenham sido impressas ou auxilie a relembrar se foram projetadas.
  • Pergunte se o texto organizado dessa maneira (item em destaque e informação bem específica, em formato de tabela), fica bem claro e facilita saber mais sobre o animal. Ouça os comentários da turma.
  • Explicite que esse tipo de texto se chama ficha técnica pois traz informações específicas e objetivas sobre um animal.
  • Pergunte se perceberam itens diferentes entre as fichas e o porquê.
  • Pergunte se poderia ter outros itens que eles gostariam de saber sobre esses animais. Quais seriam e porquê. Ouça as sugestões valorizando a participação ativa dos alunos. Por exemplo: “O João deu a ideia de ter um item que fale sobre peso e outro sobre tamanho, é uma boa ideia? O que vocês acham?”
  • Informe aos alunos que é o autor da ficha técnica quem define os itens que acha importante.
  • Compartilhe com a turma que numa próxima aula irão elaborar uma ficha técnica, definindo quais itens colocarão nas fichas que irão produzir para compartilhar as informações sobre os animais que vivem ou visitam o jardim.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Data Show ou outro suporte para projetar algumas fichas técnicas ou as Fichas técnicas impressas para as duplas ou grupos de trabalho.

Informações sobre o gênero: Textos em formato de ficha técnica apresentam informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizados em tópicos, de modo objetivo e sintético.

Dificuldades antecipadas: Identificar as características gerais das fichas técnicas de alguns animais observando quais itens são essenciais e quais podem ser opcionais.

Referências sobre o assunto: LEAL.; T.F.; BRANDÃO.;A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2007. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf . Acesso em 14/11/2018

PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010)

SEGATE, A. (2010). Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa. Linha D’Água, (23), 13-24. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p13-24. Acesso em 14/11/2018.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Pergunte para a turma se gostam de animais e de saber alguns detalhes ou curiosidades sobre eles. Permita que façam alguns comentários e na sequência compartilhe com os alunos que nessa aula você trará alguns textos com informações bem interessantes sobre alguns animais.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente esse slide para os alunos ou faça a pergunta oralmente.
  • Ouça algumas respostas e comentários da turma.
  • Retome a palavra explicando que você trouxe alguns textos, um de cada animal, organizados num formato bem bacana para efetuarem uma leitura compartilhada.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide acima para os alunos ou providencie cópias para duplas (texto para impressão), de maneira que todos possam visualizar a configuração dos textos.
  • Efetue uma leitura compartilhada e/ou solicite aos alunos caso alguns sejam alfabéticos. Lembre-se que a leitura compartilhada, ou colaborativa, ocorre no coletivo e possibilita aos alunos participar mais ativamente com a mediação do professor.
  • Faça algumas intervenções ou encaminhamentos provocando uma reflexão e maior compreensão das informações, assim os alunos vivenciam o que um leitor mais experiente realiza ao se deparar com um texto mais complexo. Sugestão: Por que o comércio de aquários é uma ameaça? O que será nadar de forma não linear?
  • Acolha os comentários ou hipóteses dos alunos, você pode comentar ou explicitar também.
  • Pergunte se conheciam essas informações sobre o peixe-palhaço, se acharam interessante e diga que ainda tem os outros 2 animais para lerem mais informações.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o texto no slide ou faça cópias para duplas (aqui), assim os alunos visualizam a estrutura.
  • Efetue a leitura compartilhada ou solicite aos alunos caso alguns sejam alfabéticos. Lembre-se que a leitura compartilhada, ou colaborativa, ocorre no coletivo e possibilita que os alunos participem mais ativamente com a mediação do professor.
  • Faça algumas intervenções ou encaminhamentos provocando uma reflexão e maior compreensão das informações, assim os alunos vivenciam o que um leitor mais experiente realiza ao se deparar com um texto mais complexo. Sugestão: Alguém já viu um porco-espinho? O que significa habitat?
  • Chame a atenção para os itens que compõe essa ficha: Aqui tem itens diferentes da ficha do Peixe-palhaço? Peça para compararem se estiverem com os impressos, caso tenha projetado volte ao slide anterior e anote os itens num canto da lousa. Podemos substituir a palavra ALIMENTAÇÃO por outra? Como estava na ficha do Peixe-palhaço?

Orientações: veja o próximo slide

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete os slides com a ficha técnica sobre a Joaninha ou providencie cópias para duplas de alunos (aqui).
  • Efetue a leitura e/ou solicite aos alunos caso alguns sejam alfabéticos. Na medida que for lido esclareça o significado de palavras apenas se algum aluno perguntar. Lembre-se que mesmo não conhecendo todos os termos utilizados existe a compreensão leitora por conta do contexto.
  • Converse sobre as informações do texto. Sugestões: O que vocês não sabiam sobre a Joaninha e agora sabem? Qual é o tamanho dela? Vamos olhar numa régua quanto é 0,1 e 1,5 cm?
  • Pergunte quais itens desta ficha também estavam nos fichas anteriores. Quais são semelhantes? (características, tamanho, comprimento e peso, alimentação)

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre os textos e as informações dos mesmos. Sobre o que falavam? Quais informações continham? É esperado que as crianças respondam que os textos falam sobre características físicas e modo de vida dos animais, e que contém informações como tamanho, peso, alimentação, curiosidades, reprodução, onde habitam, entre outras.
  • Solicite que os alunos, coletivamente, citem alguns dos itens que foi observado nos 3 textos. A turma pode consultar as fichas caso elas tenham sido impressas ou auxilie a relembrar se foram projetadas.
  • Pergunte se o texto organizado dessa maneira (item em destaque e informação bem específica, em formato de tabela), fica bem claro e facilita saber mais sobre o animal. Ouça os comentários da turma.
  • Explicite que esse tipo de texto se chama ficha técnica pois traz informações específicas e objetivas sobre um animal.
  • Pergunte se perceberam itens diferentes entre as fichas e o porquê.
  • Pergunte se poderia ter outros itens que eles gostariam de saber sobre esses animais. Quais seriam e porquê. Ouça as sugestões valorizando a participação ativa dos alunos. Por exemplo: “O João deu a ideia de ter um item que fale sobre peso e outro sobre tamanho, é uma boa ideia? O que vocês acham?”
  • Informe aos alunos que é o autor da ficha técnica quem define os itens que acha importante.
  • Compartilhe com a turma que numa próxima aula irão elaborar uma ficha técnica, definindo quais itens colocarão nas fichas que irão produzir para compartilhar as informações sobre os animais que vivem ou visitam o jardim.

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