15554
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Ficha técnica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre leitura compartilhada de diferentes fichas técnicas e análise dos itens que a compõem.

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Tema da aula 3. Introdução 4. Desenvolvimento 5. Fechamento Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Data Show ou outro suporte para projetar algumas fichas técnicas ou as Fichas técnicas impressas para as duplas ou grupos de trabalho.

Informações sobre o gênero: Textos em formato de ficha técnica apresentam informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizados em tópicos, de modo objetivo e sintético.

Dificuldades antecipadas: Identificar as características gerais das fichas técnicas de alguns animais observando quais itens são essenciais e quais podem ser opcionais.

Referências sobre o assunto: LEAL.; T.F.; BRANDÃO.;A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2007. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf . Acesso em 14/11/2018

PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010)

SEGATE, A. (2010). Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa. Linha D’Água, (23), 13-24. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p13-24. Acesso em 14/11/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Pergunte para a turma se gostam de animais e de saber alguns detalhes ou curiosidades sobre eles. Permita que façam alguns comentários e na sequência compartilhe com os alunos que nessa aula você trará alguns textos com informações bem interessantes sobre alguns animais.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente esse slide para os alunos ou faça a pergunta oralmente.
  • Ouça algumas respostas e comentários da turma.
  • Retome a palavra explicando que você trouxe alguns textos, um de cada animal, organizados num formato bem bacana para efetuarem uma leitura compartilhada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide acima para os alunos ou providencie cópias para duplas (texto para impressão), de maneira que todos possam visualizar a configuração dos textos.
  • Efetue uma leitura compartilhada e/ou solicite aos alunos caso alguns sejam alfabéticos. Lembre-se que a leitura compartilhada, ou colaborativa, ocorre no coletivo e possibilita aos alunos participar mais ativamente com a mediação do professor.
  • Faça algumas intervenções ou encaminhamentos provocando uma reflexão e maior compreensão das informações, assim os alunos vivenciam o que um leitor mais experiente realiza ao se deparar com um texto mais complexo. Sugestão: Por que o comércio de aquários é uma ameaça? O que será nadar de forma não linear?
  • Acolha os comentários ou hipóteses dos alunos, você pode comentar ou explicitar também.
  • Pergunte se conheciam essas informações sobre o peixe-palhaço, se acharam interessante e diga que ainda tem os outros 2 animais para lerem mais informações.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o texto no slide ou faça cópias para duplas (aqui), assim os alunos visualizam a estrutura.
  • Efetue a leitura compartilhada ou solicite aos alunos caso alguns sejam alfabéticos. Lembre-se que a leitura compartilhada, ou colaborativa, ocorre no coletivo e possibilita que os alunos participem mais ativamente com a mediação do professor.
  • Faça algumas intervenções ou encaminhamentos provocando uma reflexão e maior compreensão das informações, assim os alunos vivenciam o que um leitor mais experiente realiza ao se deparar com um texto mais complexo. Sugestão: Alguém já viu um porco-espinho? O que significa habitat?
  • Chame a atenção para os itens que compõe essa ficha: Aqui tem itens diferentes da ficha do Peixe-palhaço? Peça para compararem se estiverem com os impressos, caso tenha projetado volte ao slide anterior e anote os itens num canto da lousa. Podemos substituir a palavra ALIMENTAÇÃO por outra? Como estava na ficha do Peixe-palhaço?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: veja o próximo slide

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete os slides com a ficha técnica sobre a Joaninha ou providencie cópias para duplas de alunos (aqui).
  • Efetue a leitura e/ou solicite aos alunos caso alguns sejam alfabéticos. Na medida que for lido esclareça o significado de palavras apenas se algum aluno perguntar. Lembre-se que mesmo não conhecendo todos os termos utilizados existe a compreensão leitora por conta do contexto.
  • Converse sobre as informações do texto. Sugestões: O que vocês não sabiam sobre a Joaninha e agora sabem? Qual é o tamanho dela? Vamos olhar numa régua quanto é 0,1 e 1,5 cm?
  • Pergunte quais itens desta ficha também estavam nos fichas anteriores. Quais são semelhantes? (características, tamanho, comprimento e peso, alimentação)

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre os textos e as informações dos mesmos. Sobre o que falavam? Quais informações continham? É esperado que as crianças respondam que os textos falam sobre características físicas e modo de vida dos animais, e que contém informações como tamanho, peso, alimentação, curiosidades, reprodução, onde habitam, entre outras.
  • Solicite que os alunos, coletivamente, citem alguns dos itens que foi observado nos 3 textos. A turma pode consultar as fichas caso elas tenham sido impressas ou auxilie a relembrar se foram projetadas.
  • Pergunte se o texto organizado dessa maneira (item em destaque e informação bem específica, em formato de tabela), fica bem claro e facilita saber mais sobre o animal. Ouça os comentários da turma.
  • Explicite que esse tipo de texto se chama ficha técnica pois traz informações específicas e objetivas sobre um animal.
  • Pergunte se perceberam itens diferentes entre as fichas e o porquê.
  • Pergunte se poderia ter outros itens que eles gostariam de saber sobre esses animais. Quais seriam e porquê. Ouça as sugestões valorizando a participação ativa dos alunos. Por exemplo: “O João deu a ideia de ter um item que fale sobre peso e outro sobre tamanho, é uma boa ideia? O que vocês acham?”
  • Informe aos alunos que é o autor da ficha técnica quem define os itens que acha importante.
  • Compartilhe com a turma que numa próxima aula irão elaborar uma ficha técnica, definindo quais itens colocarão nas fichas que irão produzir para compartilhar as informações sobre os animais que vivem ou visitam o jardim.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Data Show ou outro suporte para projetar algumas fichas técnicas ou as Fichas técnicas impressas para as duplas ou grupos de trabalho.

Informações sobre o gênero: Textos em formato de ficha técnica apresentam informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizados em tópicos, de modo objetivo e sintético.

Dificuldades antecipadas: Identificar as características gerais das fichas técnicas de alguns animais observando quais itens são essenciais e quais podem ser opcionais.

Referências sobre o assunto: LEAL.; T.F.; BRANDÃO.;A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2007. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf . Acesso em 14/11/2018

PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010)

SEGATE, A. (2010). Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa. Linha D’Água, (23), 13-24. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p13-24. Acesso em 14/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Pergunte para a turma se gostam de animais e de saber alguns detalhes ou curiosidades sobre eles. Permita que façam alguns comentários e na sequência compartilhe com os alunos que nessa aula você trará alguns textos com informações bem interessantes sobre alguns animais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente esse slide para os alunos ou faça a pergunta oralmente.
  • Ouça algumas respostas e comentários da turma.
  • Retome a palavra explicando que você trouxe alguns textos, um de cada animal, organizados num formato bem bacana para efetuarem uma leitura compartilhada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide acima para os alunos ou providencie cópias para duplas (texto para impressão), de maneira que todos possam visualizar a configuração dos textos.
  • Efetue uma leitura compartilhada e/ou solicite aos alunos caso alguns sejam alfabéticos. Lembre-se que a leitura compartilhada, ou colaborativa, ocorre no coletivo e possibilita aos alunos participar mais ativamente com a mediação do professor.
  • Faça algumas intervenções ou encaminhamentos provocando uma reflexão e maior compreensão das informações, assim os alunos vivenciam o que um leitor mais experiente realiza ao se deparar com um texto mais complexo. Sugestão: Por que o comércio de aquários é uma ameaça? O que será nadar de forma não linear?
  • Acolha os comentários ou hipóteses dos alunos, você pode comentar ou explicitar também.
  • Pergunte se conheciam essas informações sobre o peixe-palhaço, se acharam interessante e diga que ainda tem os outros 2 animais para lerem mais informações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o texto no slide ou faça cópias para duplas (aqui), assim os alunos visualizam a estrutura.
  • Efetue a leitura compartilhada ou solicite aos alunos caso alguns sejam alfabéticos. Lembre-se que a leitura compartilhada, ou colaborativa, ocorre no coletivo e possibilita que os alunos participem mais ativamente com a mediação do professor.
  • Faça algumas intervenções ou encaminhamentos provocando uma reflexão e maior compreensão das informações, assim os alunos vivenciam o que um leitor mais experiente realiza ao se deparar com um texto mais complexo. Sugestão: Alguém já viu um porco-espinho? O que significa habitat?
  • Chame a atenção para os itens que compõe essa ficha: Aqui tem itens diferentes da ficha do Peixe-palhaço? Peça para compararem se estiverem com os impressos, caso tenha projetado volte ao slide anterior e anote os itens num canto da lousa. Podemos substituir a palavra ALIMENTAÇÃO por outra? Como estava na ficha do Peixe-palhaço?

Slide Plano Aula

Orientações: veja o próximo slide

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete os slides com a ficha técnica sobre a Joaninha ou providencie cópias para duplas de alunos (aqui).
  • Efetue a leitura e/ou solicite aos alunos caso alguns sejam alfabéticos. Na medida que for lido esclareça o significado de palavras apenas se algum aluno perguntar. Lembre-se que mesmo não conhecendo todos os termos utilizados existe a compreensão leitora por conta do contexto.
  • Converse sobre as informações do texto. Sugestões: O que vocês não sabiam sobre a Joaninha e agora sabem? Qual é o tamanho dela? Vamos olhar numa régua quanto é 0,1 e 1,5 cm?
  • Pergunte quais itens desta ficha também estavam nos fichas anteriores. Quais são semelhantes? (características, tamanho, comprimento e peso, alimentação)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre os textos e as informações dos mesmos. Sobre o que falavam? Quais informações continham? É esperado que as crianças respondam que os textos falam sobre características físicas e modo de vida dos animais, e que contém informações como tamanho, peso, alimentação, curiosidades, reprodução, onde habitam, entre outras.
  • Solicite que os alunos, coletivamente, citem alguns dos itens que foi observado nos 3 textos. A turma pode consultar as fichas caso elas tenham sido impressas ou auxilie a relembrar se foram projetadas.
  • Pergunte se o texto organizado dessa maneira (item em destaque e informação bem específica, em formato de tabela), fica bem claro e facilita saber mais sobre o animal. Ouça os comentários da turma.
  • Explicite que esse tipo de texto se chama ficha técnica pois traz informações específicas e objetivas sobre um animal.
  • Pergunte se perceberam itens diferentes entre as fichas e o porquê.
  • Pergunte se poderia ter outros itens que eles gostariam de saber sobre esses animais. Quais seriam e porquê. Ouça as sugestões valorizando a participação ativa dos alunos. Por exemplo: “O João deu a ideia de ter um item que fale sobre peso e outro sobre tamanho, é uma boa ideia? O que vocês acham?”
  • Informe aos alunos que é o autor da ficha técnica quem define os itens que acha importante.
  • Compartilhe com a turma que numa próxima aula irão elaborar uma ficha técnica, definindo quais itens colocarão nas fichas que irão produzir para compartilhar as informações sobre os animais que vivem ou visitam o jardim.

Slide Plano Aula
  • Para o professor
  • Documento

    Atividade para impressão - Ficha técnica Peixe-palhaço - LP01_03SQA04

  • Documento

    Atividade para impressão - Ficha técnica Porco-espinho - LP01_03SQA04

  • Documento

    Atividade para impressão - Ficha técnica Joaninha - LP01_03SQA04


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Explorando o gênero curiosidades

AULA 02

Estratégias de leitura em ação

AULA 03

Leitura colaborativa de textos expositivos

AULA 05

Elaborando uma ficha técnica

AULA 06

Preenchendo Fichas Técnicas

AULA 07

Explorando textos de curiosidades

AULA 08

Explorando o gênero curiosidades em sites

AULA 09

Produção coletiva de textos

AULA 10

Apresentação Oral de Curiosidades

AULA 11

Planejando e ensaiando uma apresentação oral.

AULA 12

Produção de vídeo de curiosidades para o YouTube.

AULA 13

Mural de curiosidades: produção e publicação

AULA 14

Escrevendo curiosidades sobre animais de jardim

AULA 15

Revisão de textos e montagem de mural

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Nome próprio e segmentação em sílabas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Nomes e segmentação em sílabas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Escrita espontânea

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Comparando escrita espontânea com a escrita convencional

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura de palavras com Jogo da memória

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Trabalhando com parlendas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Alfabetizando com parlenda

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com parlendas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Mudando consoantes para formar outra palavra

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Completando palavras com vogais

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Formando palavras com sílabas diversas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Palavras do conto acumulativo: A casa que Pedro fez

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Elaborando uma ficha técnica

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Preenchendo Fichas Técnicas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Completando o conto: A casa que Pedro fez.

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Organizando um mural só de campanhas publicitárias.

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Listando as características de campanhas publicitárias

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Criando novos slogans

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Cantando as sílabas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Separando sílabas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Bingo das sílabas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Identificação de letras iniciais das palavras com base em imagens e na pauta sonora

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Formação de pares entre imagem e letra inicial por meio de jogo da memória

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogos com as palavras do conto: A casa que Pedro fez

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Alfabeto: letras e ordem

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Nome próprio e segmentação em sílabas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Nomes e segmentação em sílabas

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Conhecendo o gênero “cantiga”

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura colaborativa de uma canção

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Interpretação de uma canção com o corpo

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Escrita espontânea

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Brincando de representar campanha educativa

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Comparando escrita espontânea com a escrita convencional

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Leitura de palavras com Jogo da memória

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Trabalhando com parlendas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Alfabetizando com parlenda

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Brincando com parlendas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Mudando consoantes para formar outra palavra

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Completando palavras com vogais

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Formando palavras com sílabas diversas

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura colaborativa de textos expositivos

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Brincando de acumular ideias

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Palavras do conto acumulativo: A casa que Pedro fez

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Elaborando uma ficha técnica

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Preenchendo Fichas Técnicas

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Produção de textos

Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Completando o conto: A casa que Pedro fez.

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Rodas de leitura

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP24 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Elaborando uma ficha técnica

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Preenchendo Fichas Técnicas

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Explorando textos de curiosidades

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Explorando o gênero curiosidades em sites

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Produção coletiva de textos

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ficha técnica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa 1º ANO Língua Portuguesa 2º ANO Língua Portuguesa 3º ANO Língua Portuguesa 4º ANO Língua Portuguesa 5º ANO Língua Portuguesa 6º ANO Língua Portuguesa 7º ANO Língua Portuguesa 8º ANO Língua Portuguesa 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann