Língua Portuguesa: 10 planos de aula para trabalhar produção de texto a distância

Entenda como desenvolver habilidades de escrita e compreensão de gêneros com a turma

POR:
Daniel Santos
O aprendizado da escrita torna-se mais significativo se a prática é relacionada às necesidades do cotidiano   Crédito: Getty Images

O processo de produção de um texto conta com várias etapas, evolvendo planejamento, estruturação, execução do processo e revisão, entre outros pontos. Uma forma de tornar o aprendizado da escrita mais significativo e que faça sentido para o aluno é relacionar essa prática da escrita às necessidades que podem ser encontradas durante o cotidiano. Isso significa que sempre há um motivo, um contexto ou um interlocutor para quem escrever.

Antes de redigir um recado, um texto com instruções ou uma carta de reclamação os alunos são ensinados a analisar as características de linguagem e de sentido textual. “Essa ideia do efeito de sentido é uma habilidade importante. A proposta do texto é a de que convença, emocione, influencie, faça rir? Os jovens devem ser preparados para fazer essa análise, sobre qual o contexto para produção e quem vai ler. Ou seja, ser capaz de modalizar o discurso”, explica a professora Silvia Albert, com 16 anos de experiência na Educação Básica e especialista no ensino de Letras EaD.

Dentro da sala de aula já existia o desafio de estimular os alunos na produção textual e de linguagem. Agora, no contexto do ensino remoto, isso é ampliado. O docente pode lançar mão dos recursos tecnológicos atuais, como Instagram ou WhatsApp, para estimular os alunos a explorarem as possiblidades dos diversos gêneros textuais. “Os jovens já conhecem essas redes, então é possível utilizá-las para desenvolver suas habilidades, seus conhecimentos sobre esses gêneros sem que eles fiquem presos apenas à produção escrita” explica.

Conforme explica Silvia, é fundamental que as atividades estejam bem situadas, dentro dos campos de atuação da BNCC. Nesse caso, utilizar materiais de apoio, como os planos aulas, pode ajudar. NOVA ESCOLA conta com diversas sugestões de aulas que abordam parlendas, rimas, crônicas e outros gêneros textuais para trabalhar a produção de texto com os alunos. A seguir, conheça alguns deles, todos com orientações para adaptação ao ensino remoto:

Escrita de parlendas
Indicado para: 1º ano, Língua Portuguesa
As rimas infantis, chamadas de parlendas, divertem as crianças e trabalham a memorização e fixação de conceitos estudados pelos pequenos. Neste plano de aula, os alunos vão aprender a relacionar os elementos sonoros das sílabas, dos fonemas e de partes das palavras com sua representação escrita. Na adaptação para o ensino remoto, peça que os alunos procurem objetos em casa que tenham nomes que rimam e anotem aquilo que encontrarem. Depois, oriente-os sobre a criação de parlendas engraçadas a partir da identificação das semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais dos nomes desses objetos.

Planejamento para produção de texto
Indicado para: 4º ano, Língua Portuguesa
Esse plano tem como objetivo desenvolver as habilidades de escrita autônoma e compartilhada dos alunos. Apresente às crianças o gênero Lendas indígenas, com textos literários que provocam o imaginário e a fantasia, a curiosidade, o sentido de descoberta e ao mesmo tempo promovem aprendizagens e questionamentos. Proponha uma atividade em casa com uma roda de narrativas orais e peça para os familiares participarem. Os mais velhos podem começar contando alguma história da família, tentando lembrar detalhes da experiência. Depois, desafie as crianças a recontarem essas histórias. Grave um vídeo explicando a atividade e compartilhe pelo WhatsApp com os responsáveis. 

A passagem do tempo nos Contos de Fadas
Indicado para: 2º ano, Língua Portuguesa
As histórias presentes nos contos de fadas são muito úteis nas etapas de aprendizado das crianças. Nessa aula você vai abordar as expressões que caracterizam a passagem de tempo (Era uma vez; há muito tempo; certo dia etc.) presentes nesses contos para trabalhar as habilidades de análise e composição de textos dos alunos. Utilize ferramentas como o Zoom ou WhatsApp para realizar uma atividade de leitura em grupo com os alunos. 

Era uma vez nosso Conto de Fadas
Indicado para: 2º ano, Língua Portuguesa
Ainda abordando esse gênero literário, oriente as crianças na produção dos seus próprios contos de fadas. Você pode gravar um vídeo explicando como reescrever um conto e como estruturar a história, dando sentido e seguindo a lógica do gênero. Depois, através de uma chamada de vídeo, oriente os alunos a trabalharem em grupo, revisando coletivamente os contos criados pelos colegas, fazendo correções e ajustes necessários. 

Planejando a produção de cartas sobre a nossa cidade
Indicado para: 2º ano, Língua Portuguesa
Com esta aula, o que se espera é que os alunos aprimorem suas habilidades de escrita a partir da produção de cartas. A atividade proposta nesse plano desenvolve o sentimento de pertencimento e a capacidade dos alunos de perceberem e analisarem os problemas sociais do lugar onde moram. Em uma sessão do Zoom, Google Meet ou em uma chamada de vídeo do WhatsApp, explique as características do gênero carta e oriente os alunos sobre a produção dessa atividade.
                                                                                                                                  

Carta de reclamação: uma carta argumentativa
Indicado para: 4º ano, Língua Portuguesa
Apesar de o envio e recebimento de cartas serem hábitos em desuso numa sociedade de mensagens instantâneas como a nossa, a construção de uma narrativa argumentativa pode ser bem trabalhada com essa atividade. Convide os alunos, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a descobrirem mais sobre o gênero carta pessoal de reclamação. Use o momento para explicar aos jovens que esse tipo de carta pode persuadir, por exemplo, autoridades e a melhorar um serviço ou fazer com que cumpram o que foi prometido.

Planejando a escrita de um texto dramático
Indicado para: 4º ano, Língua Portuguesa
Aqui você vai trabalhar com os aulos as características do texto dramático e sua função literária. Será fácil abordar esse gênero, já que os alunos estão acostumados a assistir séries, filmes ou peças de teatro que usam a linguagem dramática. Aproveite os recursos da vídeo chamada para orientar os alunos a encenarem uma história. Depois de explicar as atividades, peça para que eles gravem essa cena, com ajuda dos familiares, e compartilhem com você. 

Escrevendo a continuação de uma cena
Indicado para: 4º ano, Língua Portuguesa
A aula dá continuidade à anterior, abordando a produção de um texto dramático. Nesse plano, os alunos vão aprender a escrever a continuação de uma cena dramática. Ajude-os a definir como criar personagens, desencadear os diálogos e outros elementos desse gênero, sem a necessidade de um narrador. Use os recursos digitais, como WhatsApp ou Google Classroom para orientar os jovens e acompanhar as atividades.

Produção de verbetes
Indicado para: 4º ano, Língua Portuguesa
Os verbetes são um gênero específico utilizado na divulgação científicas. Dicionários ou enciclopédias são alguns dos materiais que contam com esse recurso. Nessa aula, você vai ajudar os alunos a entender a importância desse gênero e como criar verbetes. Use o Google Meet ou o Zoom para orientá-los sobre a criação de um livro de verbetes com o tema “Biomas brasileiros”. 

Produzindo Crônicas
Indicado para: 5º ano, Língua Portuguesa
Texto simples, baseado nos fatos cotidianos e construído com a linguagem literária: essa e a crônica. Nessa aula, os alunos vão aprender sobre esse que é um dos gêneros mais comuns na produção textual. Oriente-os sobre as características de um texto em crônica, recursos que podem ser utilizados e como produzir esse tipo de conteúdo. Grave um vídeo com as orientações da atividade e dando dicas para a produção de uma crônica.

A produção de textos de cordel
Indicado para: 8º ano, Língua Portuguesa
Aqui o objetivo é ter contato com a narrativa em cordel, marcada por histórias contadas por rimas repletas de musicalidade e métrica. Cheios de saberes populares e críticas sociais, os cordéis estão fortemente ligados à cultura brasileira, principalmente da região Nordeste do Brasil. Por meio do WhatsApp ou outro recurso de comunicação, compartilhe com os alunos alguns materiais com as características do gênero literário. Depois, oriente-os sobre a produção de um texto em cordel.

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias