Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidades focais relacionadas

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.

(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Decodificação/Fluência de leitura.
  • Correspondência fonema-grafema.
  • Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/Acentuação.
  • Compreensão de textos orais.
  • Planejamento de texto oral/Exposição oral.

Objetivos de aprendizagem

  • Ler palavras novas, decodificando-as.
  • Ler globalmente palavras conhecidas.
  • Escrever palavras espontaneamente ou quando ditadas pelo professor, respeitando as regularidades do sistema de escrita convencional (de forma alfabética).
  • Escrever frases espontaneamente ou quando ditadas pelo professor de forma alfabética, empregando noções básicas de segmentação.
  • Registrar de forma colaborativa esses textos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • Não há.

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui está situado no campo de atuação prática de estudos e pesquisa. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero seminário ao longo de três etapas interdependentes. Na primeira delas, propomos o contato dos estudantes, de maneira contextualizada, ou seja, com a centralidade no texto e socialmente situada, com o campo, o gênero e o tema. A ideia nessa primeira parte é, de maneira mediada e com intencionalidade pedagógica, aproximar os estudantes dos objetos de conhecimentos participantes da sequência de atividades que eles estudarão, além de mobilizar seus conhecimentos prévios.

Em seguida, na segunda etapa, a proposta sugere uma produção parcial, onde os aspectos composicionais da linguagem e do gênero deverão ser levantados. Durante o trabalho, pretende-se conduzir uma conversa em grupo sobre o contexto das pesquisas realizadas, além de sua forma composicional. A terceira e última etapa é a de produção textual, que acontecerá oralmente, através do seminário. Ao final, oferecemos aos professores e professoras uma maneira de avaliar e sistematizar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gênero: Seminário

Conjunto de atividades organizadas em três etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero Seminário. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Roteiro para o Seminário

Sugestão de documento para registro do roteiro do Seminário, conforme orientações da segunda etapa

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática