Habilidades focais relacionadas
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.
(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.
Objetos de conhecimento relacionados
- Decodificação/Fluência de leitura.
- Correspondência fonema-grafema.
- Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/Acentuação.
- Compreensão de textos orais.
- Planejamento de texto oral/Exposição oral.
Objetivos de aprendizagem
- Ler palavras novas, decodificando-as.
- Ler globalmente palavras conhecidas.
- Escrever palavras espontaneamente ou quando ditadas pelo professor, respeitando as regularidades do sistema de escrita convencional (de forma alfabética).
- Escrever frases espontaneamente ou quando ditadas pelo professor de forma alfabética, empregando noções básicas de segmentação.
- Registrar de forma colaborativa esses textos.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- Não há.
Comentários para os professores
O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui está situado no campo de atuação prática de estudos e pesquisa. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero seminário ao longo de três etapas interdependentes. Na primeira delas, propomos o contato dos estudantes, de maneira contextualizada, ou seja, com a centralidade no texto e socialmente situada, com o campo, o gênero e o tema. A ideia nessa primeira parte é, de maneira mediada e com intencionalidade pedagógica, aproximar os estudantes dos objetos de conhecimentos participantes da sequência de atividades que eles estudarão, além de mobilizar seus conhecimentos prévios.
Em seguida, na segunda etapa, a proposta sugere uma produção parcial, onde os aspectos composicionais da linguagem e do gênero deverão ser levantados. Durante o trabalho, pretende-se conduzir uma conversa em grupo sobre o contexto das pesquisas realizadas, além de sua forma composicional. A terceira e última etapa é a de produção textual, que acontecerá oralmente, através do seminário. Ao final, oferecemos aos professores e professoras uma maneira de avaliar e sistematizar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes.
Sugestões de atividades
Sequência de Atividades - Gênero: Seminário
Conjunto de atividades organizadas em três etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero Seminário. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.
Roteiro para o Seminário
Sugestão de documento para registro do roteiro do Seminário, conforme orientações da segunda etapa