Resolução de atividade - tabela - LP02_04SQA013
Plano de Aula
Plano de aula: Produção escrita: manchete e lide em notícias
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Insira seu Whatsapp para receber o PDF!
Preencha com o seu número de telefone
mais ações
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de produção de textos.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Folhas com pauta para produção da escrita.
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de organizar as ideias para produção textual.
Falta de compreensão acerca da função social da escrita de manchetes e lides de notícia, dificuldade na compreensão da importância que esse tipo de texto possui na informação e comunicação em massa dos acontecimentos.
Referências sobre o assunto:
CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.
LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino
Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o título da aula e apresente a proposta para a turma. Procure estabelecer relação entre o tema a ser trabalhado e os conhecimentos prévios do aluno acerca das manchetes e lides.
- Ao escrever o aluno deve ter em mente a função social da escrita. Quem escreve, escreve algo para alguém. Assim como nós, os alunos devem refletir sobre a escrita e compreender que eles escrevem para interagir e agir na sociedade. Realmente, são muitas as situações que nos levam a escrever e por isso, a escrita deve ser clara e objetiva para atender o público-alvo ao qual se propõe.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Produção escrita: manchete e lide em notícias
Finalidade da aula: Produzir o texto que foi planejado considerando as características da manchete e do lide em notícias.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Manchetes e lides de notícias
Objeto(s) do conhecimento: Escrita (compartilhada)
Prática de linguagem: Leitura/escutaHabilidade(s) da BNCC: (EF15LP05)
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de produção de textos.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Folhas com pauta para produção da escrita.
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de organizar as ideias para produção textual.
Falta de compreensão acerca da função social da escrita de manchetes e lides de notícia, dificuldade na compreensão da importância que esse tipo de texto possui na informação e comunicação em massa dos acontecimentos.
Referências sobre o assunto:
CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.
LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino
Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA