Resolução de atividade - tabela - LP02_04SQA013
Plano de Aula
Plano de aula: Produção escrita: manchete e lide em notícias
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de produção de textos.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Folhas com pauta para produção da escrita.
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de organizar as ideias para produção textual.
Falta de compreensão acerca da função social da escrita de manchetes e lides de notícia, dificuldade na compreensão da importância que esse tipo de texto possui na informação e comunicação em massa dos acontecimentos.
Referências sobre o assunto:
CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.
LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino
Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o título da aula e apresente a proposta para a turma. Procure estabelecer relação entre o tema a ser trabalhado e os conhecimentos prévios do aluno acerca das manchetes e lides.
- Ao escrever o aluno deve ter em mente a função social da escrita. Quem escreve, escreve algo para alguém. Assim como nós, os alunos devem refletir sobre a escrita e compreender que eles escrevem para interagir e agir na sociedade. Realmente, são muitas as situações que nos levam a escrever e por isso, a escrita deve ser clara e objetiva para atender o público-alvo ao qual se propõe.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Comece a aula organizando os alunos nos mesmos grupos da aula anterior.
- Retome o planejamento realizado por eles e peça que reflitam sobre as idéias que eles já tiveram para a produção. Em seguida, proponha uma discussão a partir da questão:
- A ideia da manchete e do lide que vocês planejaram está de acordo com a notícia assistida?
- Para que os alunos relembrem a notícia e as informações passadas por ela, retome o vídeo através do link: Notícia sobre trabalho infantil (acesso em 01 dez 2018).
- Neste momento, os alunos deverão repensar as ideias planejadas no roteiro produzido por eles e se for necessário realizar pequenos ajustes para que na aula de hoje a escrita da manchete e do lide possa acontecer. Para acessar a o roteiro construído clique aqui.
- Acompanhe a reflexão dos grupos e colabore para que todos possam fazer, neste primeiro momento, um apanhado geral sobre o que planejaram. Os grupos precisarão de orientações e intervenções para que suas ideias estejam organizadas e facilite a construção da escrita do texto (manchete e lide da notícia).
- Nesta aula será trabalhada a textualização, ou seja, a escrita do texto considerando o que foi planejado tanto em relação ao conteúdo abordado na manchete e no lide, quanto à estruturação do gênero criado em uma primeira versão.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Neste momentos os alunos irão, de fato, escrever seus textos em grupos. É importante auxiliar o grupo na escolha de um escriba, aquele aluno que irá escrever o texto que o grupo irá produzir. Esse escriba poderá ser um aluno que possua uma habilidade de escrita mais desenvolvida. Lembre-se de orientar o escriba para escrever as ideias dos alunos e preferencialmente mostrar para os grupos as palavras que ele escreverá, pois dessa forma todos podem ser estimulados a crescer no desenvolvimento dessa habilidade através da cooperação do colega.
- A estratégia para a escrita será COLABORATIVA. A escrita colaborativa se refere a construção de textos criados de modo compartilhado e não de forma individual. Essas produções são supervisionadas pelo professor que tem como papel orientar e direcionar a produção realizada pelos grupos. A escrita colaborativa tem sido muito usada no contexto educacional e, por isso, vem sendo considerada como recurso em diferentes salas de aula.
- Na introdução da aula o roteiro foi apresentado, a partir do roteiro os alunos devem construir a manchete e o lide da notícia que foi assistida pelo grupo.
- Enquanto os grupos estiverem trabalhando na produção do texto, circule entre eles e auxilie na organização das ideias. É muito importante que os alunos dessa faixa etária sejam mediados e orientados durante a escrita. Eles estão em processo de construção de ideias e organização delas, por isso o professor enquanto mediador é imprescindível. O foco desta aula é a produção da manchete e lide, considerando as características deste gênero, bem como a clareza das informações e coerência com a notícia apresentada, porém, durante esse acompanhamento dos grupos, o professor pode realizar intervenções em relação às questões ortográficas que os alunos porventura apresentarem.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Peça que os alunos, dentro dos grupos, leiam o texto completo que eles acabaram de produzir.
- Para finalizar a aula proponha que todos os grupos leiam seus textos em voz alta, para que toda a turma ouça os textos produzidos fazendo uma breve análise sobre as semelhanças e diferenças entres as produções dos grupos. Oriente que o aluno leitor seja aquele que possui uma maior fluência de leitura, pois colocará mais entonação e facilitará a compreensão do que foi escrito.
- A prática de compartilhar os textos com os colegas de turma, para que todos possam ouvir as produções dos outros, além de promover um momento de aprendizagem, possibilita que todas as partes envolvidas troquem experiências, informações e conhecimentos. Sendo assim, a dinâmica flui melhor quando se mantém uma relação positiva, o que também contribui para se manter a motivação em sala.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail;
Aplicativo para gravação da tela do celular, como o XRecorder, disponível para Android, ou do computador, como o Acethinker.com (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Antes de dividir a turma em grupos, faça uma videochamada e reproduza o vídeo (disponível aqui), ou envie o link pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, de acordo com as orientações do slide de Introdução. Depois, organize-os nos mesmos grupos da última aula e dê as instruções para a atividade conforme as orientações do slide.
Desenvolvimento
Preferencialmente, esta aula deverá ser feita com os grupos separados. Você deverá participar dos momentos de produção em cada grupo, para que possa fazer as intervenções necessárias.
Fechamento
Com os estudantes ainda organizados nos grupos, siga as orientações do slide de Fechamento. Grave a tela com a leitura de cada grupo e depois compartilhe com o resto da turma, ou organize uma videochamada com toda a turma e faça esse momento da leitura com todos juntos.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a assistir a um telejornal para conversar sobre os aspectos estudados em aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Produção escrita: manchete e lide em notícias
Finalidade da aula: Produzir o texto que foi planejado considerando as características da manchete e do lide em notícias.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Manchetes e lides de notícias
Objeto(s) do conhecimento: Escrita (compartilhada)
Prática de linguagem: Leitura/escutaHabilidade(s) da BNCC: (EF15LP05)
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de produção de textos.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Folhas com pauta para produção da escrita.
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de organizar as ideias para produção textual.
Falta de compreensão acerca da função social da escrita de manchetes e lides de notícia, dificuldade na compreensão da importância que esse tipo de texto possui na informação e comunicação em massa dos acontecimentos.
Referências sobre o assunto:
CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.
LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino
Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.