Plano de Aula

Plano de aula: Trabalhando com manchetes e fotolegendas

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Fotolegendas de jornal em folha xerografada. Envelopes.

Informações sobre o gênero: Uma manchete (do francês manchete) é um título de uma notícia num jornal ou revista, escrito com letras grandes e vistosas e, muitas vezes, colocado na primeira página. Já as fotolegendas são um gênero textual que circula socialmente em revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. Por serem facilmente encontradas, apresentarem uma estrutura simples e um texto curto, a legenda de foto é um ótimo gênero para ser trabalhado nas séries iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de estimular a leitura e a escrita a partir de um gênero textual.

As fotolegendas são textos que acompanham uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação. De acordo com o dicionário Michaelis “Trata-se de um texto explicativo ou descritivo relativamente extenso nas ilustrações ou fotos de jornais ou revistas.”(Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=foto- Acesso em 16/09/2018).

A manchete e a fotolegenda são partes de uma notícia.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em relacionar as fotolegendas com suas respectivas manchetes.

Os alunos podem ter dificuldades em interpretar todas as informações das imagens (fotos), focando a atenção em apenas algum elemento central, sem perceber elementos secundários, contexto e/ou lugar. O mesmo pode ocorrer com a leitura das legendas, pois, como os alunos são leitores iniciantes, podem focar a atenção em uma palavra principal, desconsiderando outras informações importantes.

Referências sobre o assunto:

FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo:Contexto,1996.

MENDONÇA, Márcia (org). Diversidade textual , Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.2008

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutoS

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Faça um breve levantamento sobre os conhecimentos p?evios do aluno acerca do gênero trabalhado. Tente envolver o aluno na temática da da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos