Plano de aula: Trabalhando com manchetes e fotolegendas

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Fotolegendas de jornal em folha xerografada. Envelopes.

Informações sobre o gênero: Uma manchete (do francês manchete) é um título de uma notícia num jornal ou revista, escrito com letras grandes e vistosas e, muitas vezes, colocado na primeira página. Já as fotolegendas são um gênero textual que circula socialmente em revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. Por serem facilmente encontradas, apresentarem uma estrutura simples e um texto curto, a legenda de foto é um ótimo gênero para ser trabalhado nas séries iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de estimular a leitura e a escrita a partir de um gênero textual.

As fotolegendas são textos que acompanham uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação. De acordo com o dicionário Michaelis “Trata-se de um texto explicativo ou descritivo relativamente extenso nas ilustrações ou fotos de jornais ou revistas.”(Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=foto- Acesso em 16/09/2018).

A manchete e a fotolegenda são partes de uma notícia.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em relacionar as fotolegendas com suas respectivas manchetes.

Os alunos podem ter dificuldades em interpretar todas as informações das imagens (fotos), focando a atenção em apenas algum elemento central, sem perceber elementos secundários, contexto e/ou lugar. O mesmo pode ocorrer com a leitura das legendas, pois, como os alunos são leitores iniciantes, podem focar a atenção em uma palavra principal, desconsiderando outras informações importantes.

Referências sobre o assunto:

FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo:Contexto,1996.

MENDONÇA, Márcia (org). Diversidade textual , Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.2008

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutoS

Orientações:

• Apresente a proposta da aula para os alunos. Faça um breve levantamento sobre os conhecimentos p?evios do aluno acerca do gênero trabalhado. Tente envolver o aluno na temática da da aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência