Atividade para impressão - Foto para legenda - LP02_04SQA04
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo as fotolegendas de notícias
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Fotolegendas de jornal. Folha de cartolina/ papel pardo ou qualquer outra folha para confecção de um cartaz.
Informações sobre o gênero: As fotolegendas são textos que acompanham uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação. De acordo com o dicionário Michaelis “Trata-se de um texto explicativo ou descritivo relativamente extenso nas ilustrações ou fotos de jornais ou revistas.”(Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=foto- Acesso em 16/09/2018). A fotolegenda é um gênero textual que circula socialmente em notícias ou reportagens de revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar a formatação e a diagramação adequada de uma fotolegenda de notícias.
Referências sobre o assunto:
FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo:Contexto,1996.
MENDONÇA, Márcia (org). Diversidade textual , Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.2008
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula, que está baseada na identificação da formatação e a diagramação específica das fotolegendas, identificando a composição texto/fotografia nas notícias de jornal.
- Faça um breve levantamento sobre os conhecimentos p?evios do aluno acerca do gênero trabalhado. Tente envolver o aluno na temática da da aula.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA