Atividade para impressão - Foto para legenda - LP02_04SQA04
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo as fotolegendas de notícias
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Fotolegendas de jornal. Folha de cartolina/ papel pardo ou qualquer outra folha para confecção de um cartaz.
Informações sobre o gênero: As fotolegendas são textos que acompanham uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação. De acordo com o dicionário Michaelis “Trata-se de um texto explicativo ou descritivo relativamente extenso nas ilustrações ou fotos de jornais ou revistas.”(Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=foto- Acesso em 16/09/2018). A fotolegenda é um gênero textual que circula socialmente em notícias ou reportagens de revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar a formatação e a diagramação adequada de uma fotolegenda de notícias.
Referências sobre o assunto:
FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo:Contexto,1996.
MENDONÇA, Márcia (org). Diversidade textual , Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.2008
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula, que está baseada na identificação da formatação e a diagramação específica das fotolegendas, identificando a composição texto/fotografia nas notícias de jornal.
- Faça um breve levantamento sobre os conhecimentos p?evios do aluno acerca do gênero trabalhado. Tente envolver o aluno na temática da da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula com a organização dos alunos em grupos. Essa arrumação ajudará no andamento de toda a atividade proposta, pois os alunos que tiverem dificuldades poderão ser auxiliados pelos alunos que já estão mais avançados.
- Comece realizando um breve levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos acerca das fotografias:
- O que é fotografia?
- Pra que serve?
- Onde vocês costumam ver fotos?
- Vocês já viram fotos em jornais e revistas?
- Para que elas servem?
- As fotos que aparecem nos jornais e revistas querem nos mostrar algo, certo? Como descobrimos o que elas querem nos dizer?
Neste momento, espera-se que os alunos consigam dizer que a fotografia é um registro de uma ocasião e que serve para “eternizar” momentos, guardando a imagem como recordação. Se por um acaso, os alunos não consigam estabelecer essas relações através do compartilhamento das ideias, interfira de modo a conduzir o pensamento das crianças. É possível que os alunos digam que já viram fotos em casa, na casa de parentes, em revistas e em jornais. Levante alguns apontamentos acerca da presença de imagens nas revistas e jornais. Essas reflexões ajudarão na identificação da foto no veículo de comunicação que estamos estudando e posteriormente fazer ligação com as legendas. A partir dos questionamentos, a ideia é que os alunos percebam que as fotos servem para ilustrar a notícia e para que elas sejam entendidas com detalhes pelo leitor, é preciso que tenham uma legenda, ou seja, uma pequena explicação para imagem.
3. Comente com os alunos que é muito comum aparecerem fotos em notícias de jornais e revistas. Caso haja necessidade, retome as seguintes questões:
- Quem sabe explicar o que é uma notícia?
- Alguém se lembra para que ela serve?
- Vocês tem uma ideia do por quê aparecem fotos nas notícias?
4. Conduza a discussão para que as crianças concluam que notícia é o relato de acontecimentos atuais, do cotidiano, os quais têm importância para comunidade local e que as fotografias ilustram a notícia apresentada, trazendo informações visuais para complementá-la.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Mostre a foto (sem o texto) para os alunos e peça que, em grupos, discutam e levantem hipóteses da mensagem da foto a partir da análise da imagem. Escreva no quadro as hipóteses levantadas pelos alunos.
- Após reflexão nos grupos, abra a discussão e peça que eles contem o que conversaram sobre a foto, a partir dos seguintes questionamentos:
- O que vocês identificaram na foto?
- Ela traz pistas do local onde foi tirada?
- Dá para perceber o que estava acontecendo?
- O que levou vocês a terem estas ideias?
- Por que as pessoas estão com uma sacola na mão?
- O que elas estão recolhendo?
- Qual será a intenção dessas pessoas?
Possivelmente os alunos irão identificar as crianças catando lixos de um lugar, e que as pistas do lugar são referentes a aspectos naturais com presença de vegetação e algumas árvores. Nesse momento os alunos poderão levantar ideias a partir dos elementos presentes na foto e inferir sobre informações que não estão explícitas, como qual a intenção das pessoas.
- Permita que os alunos falem sobre as hipóteses levantadas acerca da imagem. Estimule a participação ativa de todos os grupos e oriente-os sobre a importância de ouvir uns aos outros e saber respeitar a percepção do outro.
- Leia novamente os apontamentos realizados pelas crianças a fim de confirmar ou não as hipóteses iniciais.
Materiais complementares: Para acessar a foto para impressão clique aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua a fotolegenda (foto com texto) para os grupos e peça que realizem a leitura de maneira colaborativa.
- A Leitura colaborativa é uma atividade cuja finalidade é ler um determinado texto em colaboração com outros leitores e com mediação do professor. O foco do trabalho é o processo de leitura. Neste momento, é imprescindível o acompanhamento do professor entre os grupos mediando e encorajando os alunos que estão com menor fluência da leitura, ajudando também os grupos a resgatarem o sentido do texto.
- No caso de grupos com níveis conhecimentos heterogêneos, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades junto com um colega que já tenha se apropriado desse conhecimento. Esse aluno poderá auxiliá-lo na leitura da legenda. Você poderá orientá-lo nesse desafio explicando que uma das formas de ajudar o colega é pedir a ele que tente ler uma parte do texto sozinho. É importante incentivar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem e devem contribuir para o aprendizado do outro.
- Após a leitura levante os seguintes questionamentos:
- Que informações esse texto nos traz?
- O que o texto tem a ver com a imagem?
- Para que serve esse texto?
- Ele é curto ou longo?
- Como se chama esse texto?
- Quais ideias que vocês tiveram ao analisarem a fotografia que puderam ser confirmadas com a leitura da legenda? Quais hipóteses não se confirmaram?
- Esse texto trouxe informações que vocês não tinham observado na imagem?
- Depois de toda discussão sobre as características da legenda, informe aos alunos que o texto que eles receberam chama-se fotolegenda e tem como base uma foto ou mais, acompanhada de um texto explicativo sobre o assunto ou da descrição do conteúdo da imagem. Assim, o texto é apenas um complemento para a foto, que é o elemento de maior destaque. A fotolegenda funciona tanto em jornais e revistas como em portais online, por ser uma maneira rápida e eficaz de transmitir informações. Desse modo, trata-se de um texto curto e objetivo sobre um fato qualquer, de fácil compreensão.
Espera-se que os alunos compreendam que legenda acrescenta informações à imagem publicada e confirma a informação dada visualmente. Neste momento chame a atenção das crianças em relação à organização do texto: ele deve ser curto e, além de explicar a foto ou oferecer informações adicionais a respeito da mesma, pode emitir uma crítica à ação das pessoas ou até mesmo chamar a atenção do leitor para um fato importante.
Materiais complementares: Para acessar a fotolegenda, clique aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Distribua a folha e faça a leitura em voz alta da manchete e do lide.
- Chame atenção para a relação entre as três partes da notícia (manchete, lide e fotolegenda). Estimule aos alunos a participarem ativamente da atividade, e durante a leitura busque fazer perguntas aos alunos que possibilitem a reflexão sobre estas partes da notícia:
- Quais são as partes da notícia que aparecem?
- Elas mostram relação entre si?
- A fotolegenda completa a informação lida?
- Qual é a importância da fotolegenda?
- Resgate, coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula de forma a sistematizar as características das fotolegendas.
- Finalize a aula propondo a construção coletiva de uma definição de FOTOLEGENDA . Após a construção dessa definição, ela deverá ser escrita em um cartaz e ficar exposta na sala de aula. Espera-se que os alunos sejam capazes de construir uma definição baseada no seguinte conceito: As fotolegendas são textos curtos que acompanham uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação.
Materiais complementares: Para acessar a manchete e o lide clique aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail; Padlet.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet, para apresentar o slide Introdução aos estudantes, seguindo as orientações desta etapa. Se não for possível, envie as imagens e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios.
Desenvolvimento
Faça uma videochamada através do Google Meet ou de outro canal de comunicação, apresentando o slide de Desenvolvimento e fazendo os questionamentos da aula. Se não for possível, grave vídeos ou áudios com os questionamentos, um a um, e envie pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Peça que os estudantes enviem suas respostas através de áudios, promovendo uma discussão. Tome cuidado para que todos participem. Depois, siga as orientações e os questionamentos do segundo slide de Desenvolvimento, pedindo que os estudantes façam a leitura da legenda da foto. Depois, selecione alguns alunos e peça que leiam em voz alta. Utilize essa estratégia em outras aulas também, selecionando estudantes diferentes em cada aula. Dessa forma, você conseguirá auxiliar, avaliar e fazer intervenções diferentes com todos.
Fechamento
Se você estiver em uma videochamada, crie um Padlet, escolhendo o modelo mural. Compartilhe sua tela e utilize-o para realizar a atividade. Converse com a turma, criando, coletivamente, a definição indicada no slide de Fechamento. Se não for possível realizar uma videochamada, envie vídeos ou áudios pelo canal de comunicação que estiverem utilizando e peça que os estudantes mandem suas respostas por áudio, promovendo uma reflexão coletiva. Monte o mural no Padlet e compartilhe-o com os estudantes através de foto.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a pesquisar outras fotolegendas, conversar sobre elas e compartilhá-las com a turma na próxima aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Conhecendo as fotolegendas de notícias
Finalidade da aula: Reconhecer a formatação e a diagramação específica das fotolegendas, identificando a composição texto/fotografia, sua posição e sua relação com a notícia.
Ano:2º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Manchetes e lides de notícias
Objeto(s) do conhecimento: Forma e composição do texto
Prática de linguagem:Leitura/escuta
Habilidade(s) da BNCC: (EF12LP14)
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Fotolegendas de jornal. Folha de cartolina/ papel pardo ou qualquer outra folha para confecção de um cartaz.
Informações sobre o gênero: As fotolegendas são textos que acompanham uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação. De acordo com o dicionário Michaelis “Trata-se de um texto explicativo ou descritivo relativamente extenso nas ilustrações ou fotos de jornais ou revistas.”(Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=foto- Acesso em 16/09/2018). A fotolegenda é um gênero textual que circula socialmente em notícias ou reportagens de revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar a formatação e a diagramação adequada de uma fotolegenda de notícias.
Referências sobre o assunto:
FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo:Contexto,1996.
MENDONÇA, Márcia (org). Diversidade textual , Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.2008