Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo as fotolegendas de notícias

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Fotolegendas de jornal. Folha de cartolina/ papel pardo ou qualquer outra folha para confecção de um cartaz.

Informações sobre o gênero: As fotolegendas são textos que acompanham uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação. De acordo com o dicionário Michaelis “Trata-se de um texto explicativo ou descritivo relativamente extenso nas ilustrações ou fotos de jornais ou revistas.”(Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=foto- Acesso em 16/09/2018). A fotolegenda é um gênero textual que circula socialmente em notícias ou reportagens de revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar a formatação e a diagramação adequada de uma fotolegenda de notícias.

Referências sobre o assunto:

FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo:Contexto,1996.

MENDONÇA, Márcia (org). Diversidade textual , Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.2008

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula, que está baseada na identificação da formatação e a diagramação específica das fotolegendas, identificando a composição texto/fotografia nas notícias de jornal.
  • Faça um breve levantamento sobre os conhecimentos p?evios do aluno acerca do gênero trabalhado. Tente envolver o aluno na temática da da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos