Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Oralidade em foco: Planejando um jornal falado
Finalidade da aula: Planejar coletivamente um jornal falado: escolher o assunto a ser abordado, recolher as informações, organizar e estruturar as informações recolhidas.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Manchetes e lides de notícias
Objeto(s) do conhecimento: Produção do texto oral
Prática de linguagem: Leitura/escuta
Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP19)
Sobre esta aula: esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador e projetor para passar o vídeo, notícias em uma folha xerografada.
Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.
Telejornalismo / Jornal Falado é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e — geralmente — narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional). Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais frequentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em selecionar informações para compor o jornal falado. Dificuldade em organizar o pensamento para elaborar as falas do jornal.
Referências sobre o assunto:
ROJO, R. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
MARCUSCHI, L. Fala e escrita / Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. 1. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.