Atividade para impressão - Roteiro - LPO2_04SQA11
Plano de Aula
Plano de aula: Oralidade em foco: Planejando um jornal falado
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador e projetor para passar o vídeo, notícias em uma folha xerografada.
Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.
Telejornalismo / Jornal Falado é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e — geralmente — narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional). Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais frequentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em selecionar informações para compor o jornal falado. Dificuldade em organizar o pensamento para elaborar as falas do jornal.
Referências sobre o assunto:
ROJO, R. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
MARCUSCHI, L. Fala e escrita / Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. 1. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Apresente a proposta da aula para os alunos. Faça um breve levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos acerca do jornal falado e tente envolvê-los na temática da aula.
O trabalho com telejornal em sala de aula é um importante aliado no processo de aprendizagem, por favorecer múltiplas possibilidades de debates, formação de opinião própria, bem como estimula a leitura e escrita. Assistir aos telejornais atualiza o aluno quanto às informações e acontecimentos importantes, além de contribuir para uma escrita mais contextualizada.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
1- Inicie a aula com a organização dos alunos em círculo ou em U. Essa arrumação tem como objetivo promover maior participação e interação entre os alunos dentro do foco da aula, melhorar a concentração, diminuir conflitos em sala de aula, diminuir conversas paralelas entre outros benefícios.
2- Proponha que os alunos assistam um vídeo do Jornal Joca, um jornal falado para o público infantil, que traz uma linguagem menos formal (mais familiar às crianças), mas com o formato de um telejornal. O vídeo está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=AB5bwcw4wxw.
3- Retome com os alunos as seguintes questões:
- Vocês já sabem o que é um telejornal, não é mesmo?
- Que telejornal acabamos de assistir?
- Que notícia ele passou para os telespectadores?
- Como essa informação foi passadas?
Neste momento esperamos que os alunos reflitam sobre as características do telejornal. É importante que eles identifiquem o vídeo apresentou o Jornal do Joca, que a notícia é sobre os robôs e que percebam que a informação foi passada para os telespectadores através da fala (oralidade) com a ilustração por meio de imagens e vídeos.
4- Depois da discussão acima, crie coletivamente uma definição para telejornal.
Exemplo da definição que pode ser criada: “Telejornais são produções que passam na televisão, feitas para um grande público que assiste aos mesmos programas em horário já programado. Outra característica dos telejornais são os apresentadores que são o “coração” deste tipo de programa. O apresentador deve ler o roteiro antes da gravação e mostrar seriedade nas notícias apresentadas, assim os telespectadores podem ter confiança no que ele apresenta.”
5- Após refletirem sobre as características do telejornal, organize a turma em quatro grupo para que a proposta do desenvolvimento da aula seja apresentada.
A organização e apresentação do jornal falado não é uma tarefa simples, mas com a mediação sua será possível manter os quatro grupos, composto de 6 a 8 integrantes. Nestas etapas existem muitas funções para serem divididas (leitura e compreensão da manchete, aprofundamento da notícia, apresentação do jornal, arrumação do cenário, ilustração para compor o cenário, gravação (se for o caso) contra regra para organização no dia da gravação ou apresentação. Contudo, se achar necessário, forme mais grupos, reduzindo assim o número de componentes.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
1- Mantenha os alunos divididos em quatro grupos e proponha a produção de um telejornal. Convide os alunos a organizarem um jornal falado que será apresentado na próxima aula. Esse jornal terá o roteiro, organização e produção realizada pelos próprios alunos com a supervisão e mediação do professor.
Mas antes de produzir um telejornal, ele deve ser planejado. Converse com os alunos:
- Como podemos montar um jornal falado?
- O que será anunciado neste jornal?
- Quem irá apresentar?
- Como será essa apresentação?
Neste momento esperamos que os alunos comecem a pensar no jornal que será organizado por eles. Eles devem dar exemplos de como montar o jornal (escolha de notícia, organização, roteiro, apresentação). É importante que eles já reflitam sobre a organização, divisão de tarefas e comecem a projetar a apresentação. Eles devem, em grupos, pensar e planejar a organização do jornal, resolver se será um ou dois apresentadores, quais manchetes serão apresentadas e como ocorrerá a apresentação, se irão ler ou acompanhar o roteiro no momento da apresentação.
2- Depois de conversar sobre a organização do jornal falado, proponha que em primeiro lugar os grupos escolham uma notícia que será apresentada posteriormente. Coloque a disposição de cada grupo algumas notícias (escritas) para que escolham uma para apresentar.
Acesse as sugestões de notícia pelos links:
(1) China apresenta réplica de sua futura estação espacial: https://jornaljoca.com.br/portal/china-apresenta-replica-de-sua-futura-estacao-espacial/
(2) Um terço do lixo na América Latina tem destino inadequado https://jornaljoca.com.br/portal/um-terco-do-lixo-na-america-latina-tem-destino-inadequado/
(3) Planeta tem 60% animais a menos, diz relatório https://jornaljoca.com.br/portal/planeta-tem-60-animais-a-menos-diz-relatorio/
(4) Aulas de felicidade viram realidade na Índia https://jornaljoca.com.br/portal/aulas-de-felicidade-viram-realidade-na-india/
Caso você prefira, escolha outras notícias mais ligadas ao momento atual e à realidade da sua turma.
3- Depois da escolha da notícia, cada grupo deverá definir:
- Qual a manchete, e quais informações da notícia não podem deixar de serem apresentadas?
Proponha uma roda de conversa entre os componentes do grupo para que eles possam refletir sobre a manchete e delimitar as informações essenciais sobre a notícia.
Agora vamos pensar na questão de organização da apresentação:
- Quem apresentará a notícia? Será um apresentador ou dois?
- A notícia deverá ser apresentada através da fala de quais alunos?
- Haverá alguma imagem/cena na apresentação da notícia?
Essa organização deverá ser feita com seu auxílio. Caso haja a possibilidade de gravar a apresentação dos alunos, prepare a filmadora ou o celular com antecedência. Todo o equipamento deverá ser conferido e testado antes da gravação. Para isso, elabore um checklist, verificando se há câmeras/celulares disponíveis; baterias e pilhas carregadas e outras de reserva; cartões de memória, cabos e carregadores.
A filmagem não acontecerá nesta aula, mas é importante que no planejamento da apresentação todos os tópicos sejam levantados e checados para que não aconteçam muitos imprevistos na hora da gravação.
4- Depois de tudo decidido e organizado pelos grupos, oriente que eles comecem a ler a notícia escolhida para familiarizarem-se com o assunto a ser apresentado. Proponha uma leitura compartilhada, pois mesmo que haja somente um ou dois apresentadores é importante que todos do grupo participem efetivamente do processo de organização do jornal falado.
A apresentação das notícias, oralmente, para outros alunos, é o momento em que os estudantes se colocam como protagonistas da mídia escrita e oral. São momentos agradáveis, dinâmicos, de socialização, em que desenvolvemos a expressão oral, escrita e o espírito de cooperação.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1- Resgate, coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula de forma a consolidar o planejamento do jornal falado.
2- Para finalizar a aula proponha que os grupos preencham uma ficha com o roteiro do telejornal organizado por eles.
O roteiro terá o objetivo de avaliar as escolhas e organização do trabalho que foi pensado pelos alunos. Esse trabalho será importante para a análise e reflexão dos alunos acerca do que precisa ser melhorado.
3- Esteja atento às produções dos grupos, neste momento, suas intervenções são essenciais para a qualidade da produção dos alunos. Nesta faixa etária é imprescindível que você os acompanhe para a construção e organização das ações futuras.
Material complementar: Para acessar a ficha de roteiro clique aqui.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail; Padlet.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet. Reproduza o vídeo e depois faça os questionamentos, de acordo com as orientações do slide de Introdução. Se não for possível, envie o link do vídeo e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios. Monte um Padlet, escolhendo o modelo mural, para criar coletivamente uma definição para telejornal. Se não for possível realizar uma videochamada, monte o mural no Padlet com a definição para telejornal criada coletivamente e compartilhe-o com os estudantes através de foto.
Desenvolvimento
Faça uma videochamada com os estudantes e proponha os questionamentos de acordo com as orientações do slide de Desenvolvimento. Se não for possível, envie os questionamentos, um a um, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, e promova uma discussão através de áudios. Depois, crie pequenos grupos com a turma e disponibilize um link com uma notícia para cada grupo, seguindo as orientações do slide. Você pode realizar videochamadas com cada grupo, através do Google Meet, WhatsApp ou outro canal de comunicação, orientando a atividade e fazendo as intervenções necessárias. Se não for possível realizar uma videochamada, envie as orientações através de áudios ou vídeos gravados.
Fechamento
Deixe o roteiro do telejornal (disponível aqui) impresso na escola para que os pais possam retirá-lo, ou envie-o digitalmente para que imprimam. Se não for possível nenhuma das opções, oriente os pais a construírem a tabela com o roteiro no caderno dos estudantes. Faça uma videochamada ou grave vídeos e áudios com as instruções, seguindo as orientações do slide de Fechamento.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acessar o canal de um telejornal infantil, como a TV Joca, disponível aqui. Depois, podem compartilhar suas descobertas com a turma, na próxima aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Oralidade em foco: Planejando um jornal falado
Finalidade da aula: Planejar coletivamente um jornal falado: escolher o assunto a ser abordado, recolher as informações, organizar e estruturar as informações recolhidas.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Manchetes e lides de notícias
Objeto(s) do conhecimento: Produção do texto oral
Prática de linguagem: Leitura/escuta
Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP19)
Sobre esta aula: esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador e projetor para passar o vídeo, notícias em uma folha xerografada.
Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.
Telejornalismo / Jornal Falado é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e — geralmente — narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional). Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais frequentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em selecionar informações para compor o jornal falado. Dificuldade em organizar o pensamento para elaborar as falas do jornal.
Referências sobre o assunto:
ROJO, R. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
MARCUSCHI, L. Fala e escrita / Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. 1. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.