Plano de Aula

Plano de aula: Oralidade em foco: Planejando um jornal falado

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador e projetor para passar o vídeo, notícias em uma folha xerografada.

Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.
Telejornalismo / Jornal Falado é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e — geralmente — narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional). Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais frequentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em selecionar informações para compor o jornal falado. Dificuldade em organizar o pensamento para elaborar as falas do jornal.

Referências sobre o assunto:

ROJO, R. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. Belo Horizonte: Ceale, 2006.

MARCUSCHI, L. Fala e escrita / Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. 1. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Apresente a proposta da aula para os alunos. Faça um breve levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos acerca do jornal falado e tente envolvê-los na temática da aula.

O trabalho com telejornal em sala de aula é um importante aliado no processo de aprendizagem, por favorecer múltiplas possibilidades de debates, formação de opinião própria, bem como estimula a leitura e escrita. Assistir aos telejornais atualiza o aluno quanto às informações e acontecimentos importantes, além de contribuir para uma escrita mais contextualizada.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos