Plano de Aula

Plano de aula: Relacionando letras e sons a partir de manchetes de jornal

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias, no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides. Caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Folhas xerografadas com manchetes e atividades complementares.

Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal, revista ou portal, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em perceber que uma mesma letras pode representar sons diferentes nas palavras e dificuldade em relacionar as letras de imprensa maiúscula com as letras minúsculas.

Referências sobre o assunto:

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.

MENDONÇA, M. (org). Diversidade textual: Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2008.

MORAIS, A. G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html. Acesso em 27/10/2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1- Apresente a proposta da aula para os alunos. Tente envolver o aluno na temática da da aula.

Nesta aula, as manchetes serão utilizadas para servirem de contexto no trabalho e relação entre as letras dos nomes e os sons que elas produzem. Dentro dessa perspectiva, o princípio acrofônico será abordado como uma estratégia para sistematização da relação entre a letra e o fonema. As formas das letras de imprensa (maiúscula e minúscula) também serão analisadas e comparadas a partir das manchetes de jornal.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos