Plano de Aula

Plano de aula: Relacionando letras e sons a partir de manchetes de jornal

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias, no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides. Caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Folhas xerografadas com manchetes e atividades complementares.

Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal, revista ou portal, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em perceber que uma mesma letras pode representar sons diferentes nas palavras e dificuldade em relacionar as letras de imprensa maiúscula com as letras minúsculas.

Referências sobre o assunto:

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.

MENDONÇA, M. (org). Diversidade textual: Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2008.

MORAIS, A. G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html. Acesso em 27/10/2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1- Apresente a proposta da aula para os alunos. Tente envolver o aluno na temática da da aula.

Nesta aula, as manchetes serão utilizadas para servirem de contexto no trabalho e relação entre as letras dos nomes e os sons que elas produzem. Dentro dessa perspectiva, o princípio acrofônico será abordado como uma estratégia para sistematização da relação entre a letra e o fonema. As formas das letras de imprensa (maiúscula e minúscula) também serão analisadas e comparadas a partir das manchetes de jornal.

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