Atividade para impressão - Manchete
Plano de Aula
Plano de aula: Relacionando letras e sons a partir de manchetes de jornal
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias, no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides. Caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Folhas xerografadas com manchetes e atividades complementares.
Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal, revista ou portal, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em perceber que uma mesma letras pode representar sons diferentes nas palavras e dificuldade em relacionar as letras de imprensa maiúscula com as letras minúsculas.
Referências sobre o assunto:
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.
MENDONÇA, M. (org). Diversidade textual: Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2008.
MORAIS, A. G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html. Acesso em 27/10/2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
1- Apresente a proposta da aula para os alunos. Tente envolver o aluno na temática da da aula.
Nesta aula, as manchetes serão utilizadas para servirem de contexto no trabalho e relação entre as letras dos nomes e os sons que elas produzem. Dentro dessa perspectiva, o princípio acrofônico será abordado como uma estratégia para sistematização da relação entre a letra e o fonema. As formas das letras de imprensa (maiúscula e minúscula) também serão analisadas e comparadas a partir das manchetes de jornal.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA